Monza não pega de jeito nenhum [RESOLVIDO]

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Pedro Attila
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Monza não pega de jeito nenhum [RESOLVIDO]

Mensagem não lida por Pedro Attila »

Amigos, me ajudem, por favor.
Há 5 dias fui ligar o carro pra não arriar a bateria, já que ele vive parado na garagem.
Ele demorou muito a pegar, mas pegou depois de muito insistir.
Achei estranho, e no dia seguinte fui ligá-lo novamente, não pegou. E continua não pegando até hoje.
Todo dia tento. Quando sobe o cheiro de gasolina, eu paro, e tento horas depois. E nada.
Já troquei velas, cabos, tampa do distribuidor, rotor, e nada.
Não sei quais peças defeituosas trazem funcionamento irregular, e quais não deixam o carro pegar de jeito nenhum.
Então, tentei chamar o meu mecânico (agora ex-mecânico) pra resolver, mas ele não vai até o carro.
Só me resta tentar consertá-lo sozinho, apesar de não entender nada.
Peço a ajuda de vocês para tentarmos identificar o problema, se é alimentação de combustível ou de eletricidade.
Já pensei em bobina de ignição, de impulsão, em bomba de gasolina... não sei mais o que fazer.
Pergunto: como fazer os testes básicos para identificar a origem do problema? não tenho instrumentos. só ferramentas.
Como testo se está chegando corrente e/ou combustível no motor?
Assim que comprei o carro, dias seguintes ele apresentou o mesmo problema. E o mecânico, à época, trocou a bobina de impulsão.
Como um carro que vive parado na garagem pode dar defeito? Impressionante!
Muito obrigado aos que puderem me ajudar a reanimar o Monzão.

abraço a todos
Editado pela última vez por Pedro Attila em 25 Ago 2014, 10:39, em um total de 1 vez.
Pedro Attila - RJ
94 Club - 2.0 gas/gnv
ex-89 SL/E - 2.0 álcool
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza não pega de jeito nenhum

Mensagem não lida por tyo »

cara não troque peças atoa veja se tem faísca nos cabos de vela vc escuta a bomba quando vira a chave?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem faísca nas velas ao dar partida? Esse é o primeiro teste a ser feito. O motor está em correto sincronismo?

Primeiro deve identificar se é problema com ignição ou combustível.
Se for combustível, como seu Monza está adaptado para 2 tipos, um deveria funcionar, se for ignição, não funciona em nenhum deles.

Como disse que não possui conhecimentos e equipamentos, seria interessante que alguém que tem pelo menos conhecimentos ou noções de mecânica e elétrica automotiva pudesse acompanha-lo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Pedro Attila
Membro GL (Ní­vel 2)

tyo escreveu:cara não troque peças atoa veja se tem faísca nos cabos de vela vc escuta a bomba quando vira a chave?
ok, amigo. escuto a bomba sim. vou verificar a faísca nas velas

obrigado
Pedro Attila - RJ
94 Club - 2.0 gas/gnv
ex-89 SL/E - 2.0 álcool
Pedro Attila
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A. Freire escreveu:Tem faísca nas velas ao dar partida? Esse é o primeiro teste a ser feito. O motor está em correto sincronismo?

Primeiro deve identificar se é problema com ignição ou combustível.
Se for combustível, como seu Monza está adaptado para 2 tipos, um deveria funcionar, se for ignição, não funciona em nenhum deles.

Como disse que não possui conhecimentos e equipamentos, seria interessante que alguém que tem pelo menos conhecimentos ou noções de mecânica e elétrica automotiva pudesse acompanha-lo.

Abs,

Carlos Freire
Ok, Carlos. pensei a mesma coisa. tentei ligar na gasolina e no gnv. nada.
o sincronismo é o mesmo do carro quando funcionava. não mexi nisso, e nem dou tranco.
velas, cabos, tampa e rotor, tudo posto certo.
vou pedir pra alguém ligar o carro com as velas fora. uma de cada vez.
obrigado
Pedro Attila - RJ
94 Club - 2.0 gas/gnv
ex-89 SL/E - 2.0 álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR

Pedro, muitos defeitos simples ficam complicados nas avaliações por não levarmos em conta certas coisas simples... Como verificar o sincronismo do motor, colocar peças novas e achar que por ser nova não está com problema, não verificar pontos de tensão e aterramentos...
Já pesou que a correia dentada pode quebrar? Já pensou que pode ter algum problema no tensionador e ter pulado dente? Já pensou que pode entrar pedras na correia e causar problemas? Já pensou na quebra do comando de válvulas? Não é só com trancos ou com manutenção indevida que o motor fica fora de sincronismo.

Verificar se tem faísca nas velas, se o rotor do distribuidor está girando são itens importantes que sempre devemos levar em conta e como início de qualquer avaliação.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Pedro Attila
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A. Freire escreveu:Pedro, muitos defeitos simples ficam complicados nas avaliações por não levarmos em conta certas coisas simples... Como verificar o sincronismo do motor, colocar peças novas e achar que por ser nova não está com problema, não verificar pontos de tensão e aterramentos...
Já pesou que a correia dentada pode quebrar? Já pensou que pode ter algum problema no tensionador e ter pulado dente? Já pensou que pode entrar pedras na correia e causar problemas? Já pensou na quebra do comando de válvulas? Não é só com trancos ou com manutenção indevida que o motor fica fora de sincronismo.

Verificar se tem faísca nas velas, se o rotor do distribuidor está girando são itens importantes que sempre devemos levar em conta e como início de qualquer avaliação.

Abs,

Carlos Freire
Vixe maria, Carlos! agora você me assustou, amigo.

Vou tentar arrumar um mecânico que atenda em domicílio.

Logo depois de consertado, direto pro "bom negócio".

obrigado pela ajuda
Pedro Attila - RJ
94 Club - 2.0 gas/gnv
ex-89 SL/E - 2.0 álcool
Carlos A. Freire
MODERADOR

Pedro, só disse aquilo porque disse que não tem conhecimento e tudo deve ser avaliado.

O defeito pode ser simples... Uma bobina impulsora com defeito, um chicote... Tem que avaliar e não desprezar outras coisas que também podem causar problemas.
Isso não é apenas ao Monza, mas em qualquer carro.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder