freisleben2005 escreveu:Ola boa noite , tenho um barcelona 92 1.8 efi a gasolina , lendo os tutos aqui do forum, fui fazer uma limpeza de tbi , pois o meu esta bebendo legal , coisa de 4 km/l na cidade , mas olhando o bico ele é branco , dizem q o bico branco é a alcool , dai pensei q trocaram o bico mas ao olhar no ML o bico azul q é para gasolina tem Código Original: ICD00105, IWM4865 , e o meu branco tambem é 4865 , agora to na duvida de trocar ou não o bico !!
outra coisa , na tbi tem a entrada e saida de combustivel , em uma delas não sei ao certo qual seria , a do lado da parede corta fogo ,tem uma inscrição no corpo da tbi bem na entrada da linha q diz " ALC " fiquei meio cabreiro , será q a tbi é do monza a alcool ,ou o monza era a alcool creio q não seria , mas a tbi com essa inscrição e o bico injetor branco !
não seria por isso o elevado consumo , ou as tbis de alcool e gasolina são iguais , ou essa inscrição é só viagem minha !?
Freisleben,
Seguinte, o seu problema de consumo, aqui relatado, não tem a ver com o bico injetor. Pois você mesmo disse, que no bico de seu carro está escrito '4865'. Certo?
jesuino b ferreira escreveu:16165999
seu carro sendo 1.8,a ECU esta com aplicaçao errada.
segundo a tabela que te passei,ela e para monza 2.0.
bico do etanol e ECU de monza 2.0 a coisa bebe mesmo.
faça as correçoes e vamos ver se melhora este consumo :smt023
Lhes digo isso, pois existe bico de Monza EFI GASOLINA, de cor BRANCA. Como também de coloração VERDE, ou meio LILÁS.
Sei porque, o meu Monza, que também é Gasolina como o seu e de ano fabricação 1992, o bico injetor é BRANCO e a referência dele é '4865', sendo este original do carro, pois o carro está comigo há muito, muito tempo. rsrsrsrsrs. E o consumo dele é normal pra Curitiba - 7 ~ 8 km/l na cidade -, que o trânsito não é lá aquelas maravilhas.
Agora sobre, essas inscrições na T.B.I., que na época eram manufaturadas pela extinta Rochester Products Inc., subsidiária da General Motors, referiam-se à questão de lote, data de fabricação, dentre outras informações. Sendo, basicamente, o que diferencia-se uma TBI de motor Gasolina para Alcool são as tomadas de vácuo na parte de trás da TBI, que no alcool são duas apenas - metálicas, prensadas no corpo: Sensor MAP (De bitola mais grossa) e Sistema de injeção para partida frio (bitola mais fina e mais comprida, que a do MAP). No TBI Gasolina, são três - em um painel plástico parafusado no corpo de borboleta: Sensor MAP, EGR (Tampada para veículos até 1995) e Cânister (Sistema de evaporação de gases do tanque de combustível).
Agora, se utilizar uma TBI de Alcool em motor gasolina, influenciaria à ponto de alterar o consumo? Não vejo possibilidade tão relevante. A única coisa, que posso lhe dizer de fonte segura que alteraria, seria a inoperância do Cânister, que não influencia em consumo. Já reparei, no outro Monza, GL 2.0 alcool, que a posição do batente da borboleta dele é diferente do Gasolina, é mais fechado em relação ao Gasolina, visto que nos dois carros ainda estão com lacre no batente da borboleta. Digo isso, porque o nosso colega Dutra em outro tópico já mencionou que colocou um TBI de Monza Gasolina no carro dele que é a Alcool e teve diferença com relação a marcha lenta, não me lembro como ficou. srsrsrs
Quanto a referência da ECU, aí encontra-se problemas. Primeiro indico que abra a tampa da ECU e veja a MENCAL se não é de 1.8. O que pode acontecer. Mas se for de 2.0, esqueça, o mapa de injeção é diferente, pela cilindrada, taxa de compressão do motor, etc, entre 1.8 e 2.0. Corrija isso e diga para nós o que passou.
Espero ter lhe ajudado.
Att.,
Felipe Lichirgu