meu farol deu um pequeno problema...

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 255
Registrado em: 27 Jun 2014, 15:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por Giliarde »

boa noite pessoal é o seguinte tive que trocar os dois fárois do meu classic se só que ao instalar as lampadas quebrou os encaixes que assegura aquele arame tortinho que assegura a lampada é muito fragil aquilo vc escosta o dedo e tchau ja era quebra e agora o que faço para assegurar as lampadas é que aqui na minha cidade só tinha farol paralelo só que o farol é bom. até agora a lampada esta colada com cola quente só que eu queria trocar as lampadas e por xenon só que não queria colar o que vcs acham existe outra maneira :smt017 pois fiz a maior burrada peguei os farois originais dele cibie com as lentes trincadas e botei fora e estava com o bloco optico zerado só por ficar com medo de trocar e ficar entrando agua :smt021
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o defeito do farol original eram só as lentes, essas podem ser trocadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
morpheu_sa
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jan 2012, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

meu farol baixo não funciona!!!!!!

Mensagem não lida por morpheu_sa »

o meu farol esta com problema vamos lá quando vc pega a seta e coloca para baixo acende o farol alto :smt017 no meu caso não acende nada quando vc puxa e pra dar o alerta com o farol ele fica mais aceso no meu caso ele entra em curto se fizer isso :smt017 porque o botão a esquerda proximo da porta que era para ligar lanterna e farol baixo não esta fazendo isso ele liga lanterna e farol alto :smt021 estou sem farol baixo preciso do esquema eletrico do farol não achei em canto algum do forum aguardo respostas socorro se fizer tipo nbr5410 vou entender melhor o neutro vai direto na lampada? o fase carrega o interruptor a esquerda proximo a porta do motorista? depois de ele carregar o fio da lanterna e do farol baixo vai direto para a lampada ou passa por mais algum lugar? o fio do farol alto vai para o comando de seta? se sim como ele e ligado corretamente tem esquema eletrico do comando de seta? eu to querendo reformar o meu farol to cansado de cair em buraco amortecedo coxins e caixa de direção estão caros socorro monzeiros :smt024
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esquema elétrico do Monza até 90: http://www.monzaclube.com/manualtec/dia ... etrico.pdf

PS: Quando falamos em DC (corrente contínua), que faz parte de todo circuito elétrico de automóveis, não falamos em neutro ou fase, que são termos de AC (corrente alternada).
Em DC, são positivo (+B, 30, 15 - pós chave...), negativo (aterramento, terra, GND, 31...).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
morpheu_sa
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jan 2012, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por morpheu_sa »

Confira na tabela a seguir as funções padronizadas para cada linha de alimentação.

1 4 15 15a 30 30a 31 49 49a 50 53 53a 53b 53c 53e 54 56 56a 56b 58 58b 71 85 86 87 L R NL Rf oL TG G B+ D+ DB-

Sinal da bobina de ignição Alta tensão da bobina de ignição Saída positiva do comuatdor de ignição Saída positiva do comuatdor de ignição e partida, protegida por fusível Positivo direto da bateria Positivo direto da bateria, protegido por fusível Ponto massa negativo a bateria Positivo do relé dos indicadores de direção e luz de advertência (entrada) Saída do relé dos indicadores de direção e advertência Saída positiva do comutador de ignição e partida para alimentação do motor de partida Positivo do motor do limpador de pára-brisa Posição automática de retorno do motor do limpador do pára-brisa Segunda velocidade do motor do limpador do pára-brisa Positivo da bomba do lavador do pára-brisa Positivo intermitente do motor do limpador do pára-brisa Luz de freio (positivo) Saída do interruptor das luzes para alimentação das luzes alta e baixa Saída do comutador das luzes alta e baixa para alimentação da luz baixa protegida por fusível Saída do comutador das luzes alta e baixa para alimentação da luz baixa protegida por fusível Saída do interruptor das luzes para alimentação das lâmpadas da luz de posição Saída do interruptor das luzes, passando pelo reostato e protegida por fusível Massa de acionamento do relé da buzina Entrada da bobina do relé (positivo) Saída da bobina do relé (negativo) Contato de saída do relé Lado esquerdo Lado direito Lâmpada da lanterna de neblina Lâmpada do farol de marcha-à-ré Sinal do interruptor da luz indicadora da pressão do óleo Sinal do sensor de temperatura Sinal do sensor de combustível Positivo do alternador (ligado diretamente ao + da bateria sem passar por fusível) Excitação do alternador (também conhecido por terminal 61, ligado à lâmpada indicadora de carga do alternador) Negativo ou massa



este esquema serve para o monza?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17761
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, esse é o esquema do Monza 90, que foi tirado do manual de reparações do Monza 90 e melhorado o visual pelo nosso amigo Leandro (leocastro)
Se preferir, pode consultar o mesmo esquema no manual de reparações do Monza 90.
O manual de reparações do Monza de 82 a 86 também tem esquema elétrico. Pode verificar se há diferenças entre eles. Ambos estão com link na seção de manuais deste fórum.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
morpheu_sa
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jan 2012, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por morpheu_sa »

:D Bem, o meu farol resolvi a alavanca de seta, ela estava com problema troquei ela, 30 reais nova numa lojinha aqui perto. Agora o farol alto aciona corretamente, agora tenho todas lanternas faróis baixo, faróis alto e alerta e, ficou ótimo, depois posto fotos do serviço consegui, também colocar um relê, ficou ótimo, está​ melhor do que o xenon do amigo que tem um Celta, rs! Valeu amigos monzeiros pela ajuda, principalmente o amigo Carlos Freire. Um grande abraço! Bom
Venâncio Ribeiro
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2019, 23:11
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: meu farol deu um pequeno problema...

Mensagem não lida por Venâncio Ribeiro »

Abastecendo este item no fórum.

No meu caso o farol baixo de ambos os lados não acendiam. O meu modelo é Classic SE, 87/88. Não possui relê. Após remover a chave de seta, os conectores estavam escuros no contato e, lixei com Bombril e apliquei limpa contato, tanto na chave, quanto no conector. Após a montagem voltou a funcionar normalmente. Obrigado pelas dicas acima, pois não sabia que a chave de seta influenciava no farol baixo... Vlw
Responder