FILTRO DE AR - ASMÁTICO OU ALÉRGICO?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

FILTRO DE AR - ASMÁTICO OU ALÉRGICO?

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=24263

FILTRO DE AR - ASMÁTICO OU ALÉRGICO?

FILTRO DE AR –

Não deixe seu motor ficar “asmático” ou alérgico a pó. Contrariando a informação na seção 6.03 do Manual do seu Monza, troque o filtro a cada 5.000 Km ou juntamente com o óleo do carter, e filtro de óleo, e uma atenção maior para quem trafega em estradas poeirentas e congestionamentos.

Vejam a matéria da FRAM
...........
Sistema de Alimentação do Ar
Após passar pelo filtro, o ar é aspirado pelo motor através de seus êmbolos (pistões).
Durante este processo, sensores do sistema de injeção eletrônica enviam sinais para o Módulo da Injeção Eletrônica do Veículo, informando a temperatura do ar que está sendo admitido.

Composição dos Filtros
O Filtro de Ar é construído para que as impurezas em suspensão no ar sejam separadas, ficando as mais pesadas depositadas no fundo da caixa de filtração e as mais leves sendo retidas pelo elemento filtrante.

Imagem

O elemento filtrante é constituído de um papel especial para reter as impurezas, dispostos em fileiras.
Todo o ar que entra no filtro é distribuído igualmente por toda a caixa, evitando concentração de impurezas apenas em um ponto do elemento filtrante.

Características Técnicas Principais
Os tipos desenvolvidos sejam quadrado ou plano, redondo, oval e cilíndrico, são fabricados de acordo com o projeto dos motores dos veículos.

Vedação em poliuretano
A vedação em poliuretano garante a perfeita vedação entre o elemento e carcaça, evitando a entrada de ar falso.

Papel plissado homogeneamente
O papel plissado possui como característica, garantir maior distribuição da área de filtração.
Os Filtros FRAM apresentam sanfona de papel com uma forma adequada para cada tipo de filtro.
A estrutura com dobras e nervuras dos Filtros FRAM é desenvolvido com tecnologia avançada
garantindo assim uma filtração eficiente e homogênea.

Papel especial
O papel utilizado no Filtro do ar FRAM possui maior resistência e poder de retenção de contaminantes.

• Possuem a vantagem de ser anti-chama
• Poder de filtração de partículas contaminantes de até 1 mícron (milionésima parte do milímetro)

Imagem

• São recicláveis
• Possuem poros que garantem um alto grau de filtração, com o mínimo de resistência à passagem do ar, conforme as especificações das montadoras.

Função do Meio Filtrante
O elemento do Filtro do ar FRAM tem como função principal reter os contaminantes, entre os quais poeira, fuligem, areia e demais impurezas presentes no ar, assegurando que só o ar limpo chegue ao carburador, sistema de injeção e aos cilindros do motor, evitando desgastes prematuros nas partes móveis do motor, prolongando a sua vida útil.

Eficiência do Elemento Filtrante
Comprovadamente o filtro do ar apresenta 100% de eficiência na retenção de partículas, resultando em um melhor desempenho do motor e, por consequência, uma maior economia de combustível.

ATENÇÃO

Nunca sopre com ar comprimido, isto prejudicaria a eficiência da filtração, o que permitiria a passagem de contaminantes, reduzindo a durabilidade do motor do seu carro.

Se andar com o filtro entupido seu motor fica asmático
e se jateado abre um rombo na trama e o motor pode ficar com alergia a pó. :smt010 :smt017 :smt023


https://www.youtube.com/watch?v=yUc_2JZNDFk#t=224


https://www.youtube.com/watch?v=ePXceY_tq3I


http://www.fram.com.br/pdf/leve/modulo03.pdf


waldir
10.06.14
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder