ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL
Enviado: 09 Jun 2014, 14:10
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=26945
ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL
API SF – SG - SJ - SL – SM – SN

Ao trocar o óleo do motor deve-se levar em conta a indicação da Montadora conforme especificado no Manual do Proprietário.
No caso do Monza são indicados:
SAE 15 W 40 ou SAE 20 W 40 ou SAE 20 W 50
com classificação API originalmente SF ou SG ou outra superior SH, SJ, SL.
E o que isso significa?
API - (Instituto Americano de Petróleo)
A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Os motores de combustão interna que utilizam ‘spark plugs’ velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos
óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca).
Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão).

Especificação de desempenho - API
Esta classificação é de fácil entendimento já que a progressão alfabética significa a evolução da qualidade dos óleos.
Nota-se que tem havido uma melhoria significativa a partir de 1995 (SH)
Portanto, para API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance (Ferrari, Porche, etc.), com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ, por exemplo, poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Essas melhorias do API são obtidas pelas empresas que fabricam e testam os diferentes tipos de óleo colocando aditivos em sua composição.
Segue abaixo alguns exemplos típicos.
• Aditivos de alcalinidade: Esse aditivo promove o aumento do pH que tende a ser diminuído pela presença do enxofre, elemento do ácido sulfúrico que danifica as peças de ferro.
• Anti-desgastantes: Reduz o atrito e o desgaste em qualquer temperatura.
• Anti-oxidantes: Reduz o processo de oxidação do óleo quando em altas temperaturas principalmente, evitando a formação de borra e aumentando sua durabilidade.
• Anti-espumante: Reduz a formação de espuma no óleo quando agitado.
• Anti-ferrugem: Reduz a formação de ferrugem das peças de ferro do carro.
• Corantes: Facilita a identificação de vazamentos pelos mecânicos e impede a confusão entre diferentes líquidos.
• Detergentes e dispersantes: Promovem a limpeza do motor por remover os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e peças com as quais o óleo do motor entra em contato. Com ele o óleo fica escuro, mas o motor se mantém limpo.
• Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes do óleo nas altas temperaturas.
• Melhorador do índice de viscosidade: Em geral, em altas temperaturas a viscosidade tende a ser reduzida.
Esse aditivo impede que isso aconteça e haja prejuízo na lubrificação.
Fonte: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2SnSaV3DC
: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/qu ... z2SnTi4WLd
waldir
09.06.14
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=15&t=26945
ÓLEO LUBRIFICANTE - SOPA DE LETRINHAS SJ, SL
API SF – SG - SJ - SL – SM – SN

Ao trocar o óleo do motor deve-se levar em conta a indicação da Montadora conforme especificado no Manual do Proprietário.
No caso do Monza são indicados:
SAE 15 W 40 ou SAE 20 W 40 ou SAE 20 W 50
com classificação API originalmente SF ou SG ou outra superior SH, SJ, SL.
E o que isso significa?
API - (Instituto Americano de Petróleo)
A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Os motores de combustão interna que utilizam ‘spark plugs’ velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos
óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca).
Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão).

Especificação de desempenho - API
Esta classificação é de fácil entendimento já que a progressão alfabética significa a evolução da qualidade dos óleos.
Nota-se que tem havido uma melhoria significativa a partir de 1995 (SH)
Portanto, para API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance (Ferrari, Porche, etc.), com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ, por exemplo, poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Essas melhorias do API são obtidas pelas empresas que fabricam e testam os diferentes tipos de óleo colocando aditivos em sua composição.
Segue abaixo alguns exemplos típicos.
• Aditivos de alcalinidade: Esse aditivo promove o aumento do pH que tende a ser diminuído pela presença do enxofre, elemento do ácido sulfúrico que danifica as peças de ferro.
• Anti-desgastantes: Reduz o atrito e o desgaste em qualquer temperatura.
• Anti-oxidantes: Reduz o processo de oxidação do óleo quando em altas temperaturas principalmente, evitando a formação de borra e aumentando sua durabilidade.
• Anti-espumante: Reduz a formação de espuma no óleo quando agitado.
• Anti-ferrugem: Reduz a formação de ferrugem das peças de ferro do carro.
• Corantes: Facilita a identificação de vazamentos pelos mecânicos e impede a confusão entre diferentes líquidos.
• Detergentes e dispersantes: Promovem a limpeza do motor por remover os depósitos formados nos anéis, válvulas, mancais e peças com as quais o óleo do motor entra em contato. Com ele o óleo fica escuro, mas o motor se mantém limpo.
• Extrema Pressão (EP): Reduz os desgastes do óleo nas altas temperaturas.
• Melhorador do índice de viscosidade: Em geral, em altas temperaturas a viscosidade tende a ser reduzida.
Esse aditivo impede que isso aconteça e haja prejuízo na lubrificação.
Fonte: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2SnSaV3DC
: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/qu ... z2SnTi4WLd
waldir
09.06.14