Ainda não sei também se tenho condições de encarar este selviço sozinho, na minha alficina. O astra está rodando bem até hoje, mas parecia ser mais simples que o cruze...
Por enquanto, não consegui muita coisa concreta, nem números precisos, porque não tenho acesso a um cabeçote desse para medições.
O que consegui até o momento foram fotos de anúncios na web.
Os que achei estão sendo vendidos completos, com comandos e polias (variadores de avanço), sendo que os anúncios mais baratos estão por 800,00 + frete de uns 70,00 + plaina na retífica depois (aí eu compraria um e guardaria o meu STD, como fiz com os 8v):

Aqui dá para ter uma noção de quanto material poderei desbastar. No "olhômetro", acho que devo conseguir uns 1,5mm, pela profundidade até pegar nas válvulas e da marcação "meia-lua" (padrão GM nos 8v é 1mm, neste eu não sei).


E esta é a ferramenta da Raven para sincronismo dos comandos do cruze / sonic. Custa coisa de 60 pratas por aí...

Certamente também precisarei de um jogo de velas mais frias. Talvez umas grau 8.
Os cálculos ainda não têm precisão nenhuma, porque são baseados em considerações e não em medidas reais. Mas, só para termos uma idéia, creio que saia dos 10,5:1 e suba para a casa dos 12:1 tirando 1,5mm do cabeçote. Sei que já traria alguma melhora, mas fico pensando se não seria muito trovão para pouca chuva...
Cálculos:
Dados de fábrica para o motor STD:
Curso: 88,2mm
Diâmetro cilindro: 80,5mm
Volume do cilindro: ((( 80,5² x 3,1416 ) / 4 ) * 88,2 ) / 1000 = 448,90169247 ml
Taxa de compressão: 10,5:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com pistão em PMS, junta, cava, etc): 448,90169247 / 9,5 = 47,252809734 ml
Rebaixo de 1,5mm, considerando diâmetro de 80,5 na parte superficial da câmara (chute): ( 80,5² * 3,1416 / 4 ) = 7,634382525 ml
Novo volume da câmara: 47,252809734 ml - 7,634382525 ml = 39,618427209 ml
Nova taxa: ( 448,90169247 ml + 39,618427209 ml ) / 39,618427209 ml = 12,3:1
O que acham? Compensa gastar aí uns R$ 1.500,00 em peças e desmontar o motor de um carro com 20.000 km e cheio de parafernalha eletrônica?
Eu estou começando criar coragem e a achar que sim... hehehe
No meu ex-vectra 2.2 16v, a taxa saiu de 9,6 e foi para 11,8:1 e o carro virou outro. Na blazer, também saiu dos 9,6 para pouco mais que 12:1 e também virou outro carro.