Ajuste do potenciometro de CO2
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Ajuste do potenciometro de CO2
Boa noite
Eu queria ajustar e colocar na tensão de saida mais correta para a regulagem do CO2 do meu monza 92 efi a alcool,só que tem um problema,peguei esse carro a pouco tempo e a ventuinha do radiador ta ligada por cebolão e não como deve ser original.
Minha duvida,depois que eu fazer o jamper na UCE quanto tempo tenho que esperar pra fazer o ajuste ,por pelo acionamento da ventuinha não da pra mim fazer.
Eu queria ajustar e colocar na tensão de saida mais correta para a regulagem do CO2 do meu monza 92 efi a alcool,só que tem um problema,peguei esse carro a pouco tempo e a ventuinha do radiador ta ligada por cebolão e não como deve ser original.
Minha duvida,depois que eu fazer o jamper na UCE quanto tempo tenho que esperar pra fazer o ajuste ,por pelo acionamento da ventuinha não da pra mim fazer.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Re: Ajuste do potenciometro de CO2
Fabrício,
salvo melhor exame, penso que instalaram o cebolão para que arrefeça antes dos 101º
Sugiro que tire um fio do cebolão e deixe a UCE comandar a ventoinha ( se mantiveram a conexão da ventoinha com os relés) Isso é fácil de verificar desconectando plug elétrico do Sensor de temperatura que fica sobre a VT. Ao desconectá-lo com o motor funcionando a ventoinha deve(ria) ser acionada.
ou
deixar a ventoinha ser acionada 2 vezes pelo cebolão para ter certeza que o motor está aquecido.
Até lá vc já deverá ter medido a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul/verde) e a voltagem empírica deverá estar entre 1,50V à 1,65 VDC ( o meu está com 1,55 VDC)
Porem, esse ajuste é "mais ou menos" para estar correto precisa ser ajustado conforme a leitura de um medidor de gases. Que poderá reduzir para 1,35 VDC ou elevar para 1,6 VDC é um tiro no escuro com grande chance de acerto
E o ajuste do potenciômedtro deve ser feito com a UCE em modo de ajuste, isto é, com um jump no terminal A e B do conector ALDL
salvo melhor exame, penso que instalaram o cebolão para que arrefeça antes dos 101º
Sugiro que tire um fio do cebolão e deixe a UCE comandar a ventoinha ( se mantiveram a conexão da ventoinha com os relés) Isso é fácil de verificar desconectando plug elétrico do Sensor de temperatura que fica sobre a VT. Ao desconectá-lo com o motor funcionando a ventoinha deve(ria) ser acionada.
ou
deixar a ventoinha ser acionada 2 vezes pelo cebolão para ter certeza que o motor está aquecido.
Até lá vc já deverá ter medido a voltagem do fio do meio do potenciômetro (azul/verde) e a voltagem empírica deverá estar entre 1,50V à 1,65 VDC ( o meu está com 1,55 VDC)
Porem, esse ajuste é "mais ou menos" para estar correto precisa ser ajustado conforme a leitura de um medidor de gases. Que poderá reduzir para 1,35 VDC ou elevar para 1,6 VDC é um tiro no escuro com grande chance de acerto

E o ajuste do potenciômedtro deve ser feito com a UCE em modo de ajuste, isto é, com um jump no terminal A e B do conector ALDL
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
tenho uma duvida esse ajuste e feito como o motor funcionado ou nao.
GM monza 1985/86 vermelho.
Injetado by MS MPFI.
GM opala 1984/84 verde aquarius.
Injetado by MS EFI
Injetado by MS MPFI.
Injetado by MS EFI
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Motor funcionando, devidamente aquecido e com analisador de gases acoplando ao escapamento.acochaves escreveu:tenho uma duvida esse ajuste e feito como o motor funcionado ou nao.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
mesmo sendo so pra ajustar o potenciometro entre 1,5 e 1,6V, sem analisador de gases.
Injetado by MS MPFI.
Injetado by MS EFI
Injetado by MS MPFI.
Injetado by MS EFI
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
O ideal é ajustar com base no analisador de gases e não na média de outros veículos.acochaves escreveu:mesmo sendo so pra ajustar o potenciometro entre 1,5 e 1,6V, sem analisador de gases.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
ok carlos, obrigado mas o carro esta justamento em um setor de oficinas aqui em brasilia (sof norte), e nenhuma oficina tem esse analizador de gases. vou ter que tentar ajustar pela voltagem, obrigado.
Injetado by MS MPFI.
Injetado by MS EFI
Injetado by MS MPFI.
Injetado by MS EFI
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Ok, desta forma não saberá se seu motor está corretamente ajustado, para melhor desempenho, economia e menor emissão de poluentes.
Para ter uma ideia, meu Monza GLS 96 gasolina já esteve com 1,6v, 1,8v 1,5v para ficar com menos de 1%, em geral 0,7% de CO e fator lambda em perto de 14:1, usando analisador de gases em conjunto com scanner.
Hoje está com 1,5v.
Abs,
Carlos Freire
Para ter uma ideia, meu Monza GLS 96 gasolina já esteve com 1,6v, 1,8v 1,5v para ficar com menos de 1%, em geral 0,7% de CO e fator lambda em perto de 14:1, usando analisador de gases em conjunto com scanner.
Hoje está com 1,5v.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP