BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Enviado: 18 Abr 2014, 18:59
BATERIAS – QUASE TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
Desculpem-me, mas o texto informativo é longo, embora tenha sido resumido para o QUASE TUDO
Tecnologia simplificada para esta informação:
Uma bateria é um dispositivo eletroquímico que transforma energia química em energia elétrica e vice-versa. Uma bateria armazena energia elétrica para o uso quando necessário. O processo de transformação é reversível, o que significa que a bateria pode ser carregada e descarregada por várias centenas de vezes.
A bateria de 12 V é composta de 6 vasos preenchidos por 6 blocos de placas e grades de ligas de chumbo e imersos em um eletrólito.
A composição de cada bloco produz 2,1 volts em circuito aberto e com plena carga, portanto, numa bateria estes blocos interligados totalizam em média 12,6 volts. (100% de carga). A quantidade e área de superfície dessas placas são o fator essencial que define a capacidade de Ah da célula.
As grades são feitas de chumbo ligado a diferentes elementos químicos para obter determinadas características. As ligas das grades se classificam em: chumbo-antimônio (PbSb), chumbo-cálcio (PbCa) e chumbo-cálcio-prata (PbCaAg). Esta última e mais moderna é frequentemente chamada de cálcio-prata.
Eletrólito
O eletrólito permeia os poros das placas e dos separadores e preenche os espaços vazios das células. Portanto, o óxido e as partículas de chumbo da massa ativa estão sempre em contato com o eletrólito.
Quando o ácido sulfúrico é diluído em água, as moléculas do ácido se dividem em íons de hidrogênio carregados positivamente (H+) e em íons de resto de ácido carregados negativamente (SO42-). Essa divisão é necessária para tornar o eletrólito condutivo e para possibilitar a reação química durante o processo de carga e descarga.
PRINCIPAL FUNÇÃO
A bateria desempenha o papel de uma unidade de armazenamento químico para a energia elétrica gerada pelo alternador quando o veículo está em funcionamento. Essa energia deve estar disponível para dar partida no motor depois que este tenha sido desligado. Por esse motivo, a bateria também é chamada de “bateria de partida”.
Por um lado, quando o motor estiver parado (e, portanto, o alternador também), a bateria deve ser capaz de fornecer uma alta corrente por um tempo limitado para dar partida no motor, o que é especialmente crítico em baixas temperaturas.
Por outro lado, quando o motor estiver funcionando sem marcha, desligado ou quando o alternador não produz energia suficiente para cobrir a necessidade de todos os consumidores, a bateria deve conseguir fornecer uma parte da energia elétrica aos outros componentes importantes do sistema elétrico do veículo.
A bateria também absorve os picos de voltagem do sistema elétrico do veículo para que eles não danifiquem os componentes eletrônicos sensíveis.
Os motores de partida consomem a cada partida de 180 à 250 Amperes e alguns segundos e embora a sua bateria seja de 45 à 55 Ah (se mantida a indicação da Montadora) elas suportam o fornecimento de até 700 A à 25ºC durante alguns segundos
OLHO DE CARGA (CHARGE EYE )
O indicador de carga fica embutido na tampa e tem a função de indicar o estado de carga em que a bateria se encontra.
Uma esfera que está dentro do indicador irá elevar-se de acordo com a densidade do eletrólito, tornando visível no centro do indicador um tom de cor, que poderá ser: verde, escuro ou claro, conforme o estado de carga da bateria.
Nunca recarregue baterias com indicador de carga incolor. Isso pode causar explosão.
INSTALAÇÃO DA BATERIA NO VEÍCULO
• Instalar apenas baterias boas e plenamente carregadas (maior que 12,3 volts).
• Aplicar somente o tipo de bateria recomendado para o veículo, pois guarda relação com a capacidade do alternador.
• Ao instalar a bateria, conectar primeiro o terminal positivo e depois o negativo. Até por que o respiro da bateria selada fica próximo ao polo positivo suscetível de faiscar se o conector já estiver posicionado no polo negativo. O gás (hidrogênio) liberado pela bateria é explosivo. Cigarros, chamas e faíscas próximas à bateria podem causar explosão. Nas baterias antigas o perigo aumenta.
- Em caso de paralisação prolongada do veículo (acima de um mês), recarregue antes a bateria e guarde o veículo com o cabo de aterramento desligado, ou remova a bateria para um local fresco.
• Verificar se há bom contato entre os terminais dos cabos e os polos da bateria (não colocar graxa ou outro produto diretamente nos polos da bateria).
• Verificar se os seguintes itens do sistema elétrico do veículo estão em conformidade com as especificações: Motor de Partida, Alternador, Regulador de Voltagem e Fuga de Corrente.
• Antes de retirar ou instalar a bateria no veículo, leia o Manual do Proprietário referente a cuidados e procedimentos específicos para cada aplicação.
Monza com AC. = 55 Ah e sem AC = 45 Ah que é proporcional ao gerador/alternador de 65 A e 55 A respectivamente.
A fixação deficiente dos conectores e da bateria prejudica a vida útil de uma bateria, pois as vibrações impostas são maiores do que o normal. O atrito da caixa da bateria com as superfícies de fixação provoca desgaste do material, ocasionando quebras ou vazamentos e também danos às placas no interior da bateria.
O alternador gera a corrente em amperes conforme a rotação do motor, ou seja, dependendo da rotação o alternador consegue gerar mais ou menos energia para o sistema.
Em marcha lenta o alternador gera cerca de 60% da sua capacidade nominal (65 A), ou seja, algo em torno de 39 amperes. Quando o motor é acelerado e passa de 1.500 rpm, o alternador consegue gerar mais energia, chegando aos 95% ou 62 amperes.
Ao instalar ou ligar mais consumidores elétricos (travas, som, ar-condicionado etc) em um veículo, o consumo elétrico aumenta. Se o veículo é muito utilizado em condições de trânsito urbano, nas quais o motor trabalha em marcha lenta na maioria do tempo, a capacidade de geração do alternador pode ficar menor que o consumo elétrico dos consumidores, gerando um desequilíbrio e fazendo com que a bateria entre para suprir mais energia e equilibrar o consumo. Assim, a bateria passa a fornecer energia ao invés de ser recarregada pelo alternador, criando um índice negativo de carga. (Ib -). Isso faz com que a bateria sofra maior quantidade de ciclos de carga/descarga, diminuindo assim a sua vida útil. Que bem cuidada e num sistema elétrico equilibrado a duração média é de 2 a 3 anos.
Saiba como proporcionar vida longa para sua Bateria:
- Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
- Espere no mínimo 10 segundos entre uma partida e outra e se possível mais tempo.
Motor de partida - consumo: 180 a 250 Ampères. (700 A suportados pela bateria na partida ) divididos por (180 A do motor de partida) = 4 partidas em sequência, daí a necessidade de dar um tempo entre as partidas, para que haja uma pequena recuperação daquela situação crítica.
- Procure um profissional especializado caso insista em não pegar.
- Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, cd's, amplificadores, etc...).
- Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.
- Toda vez que perceber que a luz de advertência acende ou pisca, procure uma auto elétrica de confiança.
Quem tem Monza a etanol, a partida rápida automática acionada pela UCE (injeção de gasolina) poderá não ser acionada entre 15 e 17ºC e com isso poderão ser necessários vários acionamentos da partida o que implicará na descarga da bateria e um possível afogamento por excesso de combustível injetado.
Providencie um botão para partida remota para preservar a bateria e o motor de partida.
vide tópico: viewtopic.php?f=14&t=24185
SOBRECARGA
A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria, seja este período contínuo ou com interrupções.
As reações químicas têm uma velocidade. Ao aumentar a corrente de carga em uma bateria, aumenta-se a velocidade das reações químicas em função do aumento da temperatura. A um determinado ponto, a energia excedente é transformada em calor.
As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, porém, o calor gerado nas placas durante o processo de recarga tem certa dificuldade em se dissipar, provocando o aumento da temperatura interna da bateria. A temperatura elevada leva à queima dos elementos químicos que constituem a massa ativa (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga). A elevação da temperatura, além de provocar um ataque químico às grades, levando-as a corrosão, também as solicita mecanicamente, ou seja, as entorta, provocando ainda a queima dos separadores resultando na destruição da bateria.
A sobrecarga é causada por vários motivos. Um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador para a bateria e o sistema elétrico do veículo.
A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo.
Em geral, a tensão admissível deve encontrar-se entre 13,5 V e 14,5 V. Toda vez que o limite de 14,5 V é ultrapassado tem-se o início de um superaquecimento na bateria originando uma possível sobrecarga.
Esta tensão varia conforme a temperatura no compartimento do motor, como descrito a seguir.
O regulador de tensão também executa outra importante ação:
Toda vez que a temperatura no compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento da temperatura, diminuindo a tensão de carga e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada (50°C).
A utilização por longos períodos de tempo de componentes elétrico/eletrônicos do veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga, uma vez que a bateria profundamente descarregada passa a receber carga em alta corrente, até o limite do alternador. O mesmo ocorre se dimensionar o alternador para 90 A e manter a bateria de 60 Ah.
A repetição constante desta prática leva a bateria a uma condição de sobrecarga, a ‘sobrecarga provocada por mau uso’.
As características mais frequentes de uma bateria que sofreu sobrecarga são: bateria com caixa estufada; indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro; placas tortas e/ou trincadas; encolhimento ou queima dos separadores.
Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria é a culpada.
- Recargas: se necessário dê somente carga lenta, ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria.
COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE
Fuga é gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas. Vide tópicos:
viewtopic.php?f=15&t=20399
viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250
FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB/INTERNET
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 4_2007.pdf
http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=250
http://www.asbaterias.com.br/dicas-vida ... iculo.html
http://www.heliar.com.br/pt-br/suporte/ ... a-bateria/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... ordem.html
http://revista.webmotors.com.br/opiniao ... 4080995613
http://www.manualdoautomovel.com.br/are ... 250809.pdf
18.04.2014
waldir
Desculpem-me, mas o texto informativo é longo, embora tenha sido resumido para o QUASE TUDO
Tecnologia simplificada para esta informação:
Uma bateria é um dispositivo eletroquímico que transforma energia química em energia elétrica e vice-versa. Uma bateria armazena energia elétrica para o uso quando necessário. O processo de transformação é reversível, o que significa que a bateria pode ser carregada e descarregada por várias centenas de vezes.
A bateria de 12 V é composta de 6 vasos preenchidos por 6 blocos de placas e grades de ligas de chumbo e imersos em um eletrólito.
A composição de cada bloco produz 2,1 volts em circuito aberto e com plena carga, portanto, numa bateria estes blocos interligados totalizam em média 12,6 volts. (100% de carga). A quantidade e área de superfície dessas placas são o fator essencial que define a capacidade de Ah da célula.
As grades são feitas de chumbo ligado a diferentes elementos químicos para obter determinadas características. As ligas das grades se classificam em: chumbo-antimônio (PbSb), chumbo-cálcio (PbCa) e chumbo-cálcio-prata (PbCaAg). Esta última e mais moderna é frequentemente chamada de cálcio-prata.
Eletrólito
O eletrólito permeia os poros das placas e dos separadores e preenche os espaços vazios das células. Portanto, o óxido e as partículas de chumbo da massa ativa estão sempre em contato com o eletrólito.
Quando o ácido sulfúrico é diluído em água, as moléculas do ácido se dividem em íons de hidrogênio carregados positivamente (H+) e em íons de resto de ácido carregados negativamente (SO42-). Essa divisão é necessária para tornar o eletrólito condutivo e para possibilitar a reação química durante o processo de carga e descarga.
PRINCIPAL FUNÇÃO
A bateria desempenha o papel de uma unidade de armazenamento químico para a energia elétrica gerada pelo alternador quando o veículo está em funcionamento. Essa energia deve estar disponível para dar partida no motor depois que este tenha sido desligado. Por esse motivo, a bateria também é chamada de “bateria de partida”.
Por um lado, quando o motor estiver parado (e, portanto, o alternador também), a bateria deve ser capaz de fornecer uma alta corrente por um tempo limitado para dar partida no motor, o que é especialmente crítico em baixas temperaturas.
Por outro lado, quando o motor estiver funcionando sem marcha, desligado ou quando o alternador não produz energia suficiente para cobrir a necessidade de todos os consumidores, a bateria deve conseguir fornecer uma parte da energia elétrica aos outros componentes importantes do sistema elétrico do veículo.
A bateria também absorve os picos de voltagem do sistema elétrico do veículo para que eles não danifiquem os componentes eletrônicos sensíveis.
Os motores de partida consomem a cada partida de 180 à 250 Amperes e alguns segundos e embora a sua bateria seja de 45 à 55 Ah (se mantida a indicação da Montadora) elas suportam o fornecimento de até 700 A à 25ºC durante alguns segundos
OLHO DE CARGA (CHARGE EYE )
O indicador de carga fica embutido na tampa e tem a função de indicar o estado de carga em que a bateria se encontra.
Uma esfera que está dentro do indicador irá elevar-se de acordo com a densidade do eletrólito, tornando visível no centro do indicador um tom de cor, que poderá ser: verde, escuro ou claro, conforme o estado de carga da bateria.
Nunca recarregue baterias com indicador de carga incolor. Isso pode causar explosão.
INSTALAÇÃO DA BATERIA NO VEÍCULO
• Instalar apenas baterias boas e plenamente carregadas (maior que 12,3 volts).
• Aplicar somente o tipo de bateria recomendado para o veículo, pois guarda relação com a capacidade do alternador.
• Ao instalar a bateria, conectar primeiro o terminal positivo e depois o negativo. Até por que o respiro da bateria selada fica próximo ao polo positivo suscetível de faiscar se o conector já estiver posicionado no polo negativo. O gás (hidrogênio) liberado pela bateria é explosivo. Cigarros, chamas e faíscas próximas à bateria podem causar explosão. Nas baterias antigas o perigo aumenta.
- Em caso de paralisação prolongada do veículo (acima de um mês), recarregue antes a bateria e guarde o veículo com o cabo de aterramento desligado, ou remova a bateria para um local fresco.
• Verificar se há bom contato entre os terminais dos cabos e os polos da bateria (não colocar graxa ou outro produto diretamente nos polos da bateria).
• Verificar se os seguintes itens do sistema elétrico do veículo estão em conformidade com as especificações: Motor de Partida, Alternador, Regulador de Voltagem e Fuga de Corrente.
• Antes de retirar ou instalar a bateria no veículo, leia o Manual do Proprietário referente a cuidados e procedimentos específicos para cada aplicação.
Monza com AC. = 55 Ah e sem AC = 45 Ah que é proporcional ao gerador/alternador de 65 A e 55 A respectivamente.
A fixação deficiente dos conectores e da bateria prejudica a vida útil de uma bateria, pois as vibrações impostas são maiores do que o normal. O atrito da caixa da bateria com as superfícies de fixação provoca desgaste do material, ocasionando quebras ou vazamentos e também danos às placas no interior da bateria.
O alternador gera a corrente em amperes conforme a rotação do motor, ou seja, dependendo da rotação o alternador consegue gerar mais ou menos energia para o sistema.
Em marcha lenta o alternador gera cerca de 60% da sua capacidade nominal (65 A), ou seja, algo em torno de 39 amperes. Quando o motor é acelerado e passa de 1.500 rpm, o alternador consegue gerar mais energia, chegando aos 95% ou 62 amperes.
Ao instalar ou ligar mais consumidores elétricos (travas, som, ar-condicionado etc) em um veículo, o consumo elétrico aumenta. Se o veículo é muito utilizado em condições de trânsito urbano, nas quais o motor trabalha em marcha lenta na maioria do tempo, a capacidade de geração do alternador pode ficar menor que o consumo elétrico dos consumidores, gerando um desequilíbrio e fazendo com que a bateria entre para suprir mais energia e equilibrar o consumo. Assim, a bateria passa a fornecer energia ao invés de ser recarregada pelo alternador, criando um índice negativo de carga. (Ib -). Isso faz com que a bateria sofra maior quantidade de ciclos de carga/descarga, diminuindo assim a sua vida útil. Que bem cuidada e num sistema elétrico equilibrado a duração média é de 2 a 3 anos.
Saiba como proporcionar vida longa para sua Bateria:
- Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
- Espere no mínimo 10 segundos entre uma partida e outra e se possível mais tempo.
Motor de partida - consumo: 180 a 250 Ampères. (700 A suportados pela bateria na partida ) divididos por (180 A do motor de partida) = 4 partidas em sequência, daí a necessidade de dar um tempo entre as partidas, para que haja uma pequena recuperação daquela situação crítica.
- Procure um profissional especializado caso insista em não pegar.
- Só dê a partida com todos os equipamentos elétricos desligados (ar condicionado, faróis, cd's, amplificadores, etc...).
- Evite que os equipamentos elétricos fiquem ligados por muito tempo com o veículo parado.
- Toda vez que perceber que a luz de advertência acende ou pisca, procure uma auto elétrica de confiança.
Quem tem Monza a etanol, a partida rápida automática acionada pela UCE (injeção de gasolina) poderá não ser acionada entre 15 e 17ºC e com isso poderão ser necessários vários acionamentos da partida o que implicará na descarga da bateria e um possível afogamento por excesso de combustível injetado.
Providencie um botão para partida remota para preservar a bateria e o motor de partida.
vide tópico: viewtopic.php?f=14&t=24185
SOBRECARGA
A sobrecarga é um efeito que ocorre quando se tem uma corrente alta passando por um longo período de tempo pela bateria, seja este período contínuo ou com interrupções.
As reações químicas têm uma velocidade. Ao aumentar a corrente de carga em uma bateria, aumenta-se a velocidade das reações químicas em função do aumento da temperatura. A um determinado ponto, a energia excedente é transformada em calor.
As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, porém, o calor gerado nas placas durante o processo de recarga tem certa dificuldade em se dissipar, provocando o aumento da temperatura interna da bateria. A temperatura elevada leva à queima dos elementos químicos que constituem a massa ativa (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga). A elevação da temperatura, além de provocar um ataque químico às grades, levando-as a corrosão, também as solicita mecanicamente, ou seja, as entorta, provocando ainda a queima dos separadores resultando na destruição da bateria.
A sobrecarga é causada por vários motivos. Um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador para a bateria e o sistema elétrico do veículo.
A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo.
Em geral, a tensão admissível deve encontrar-se entre 13,5 V e 14,5 V. Toda vez que o limite de 14,5 V é ultrapassado tem-se o início de um superaquecimento na bateria originando uma possível sobrecarga.
Esta tensão varia conforme a temperatura no compartimento do motor, como descrito a seguir.
O regulador de tensão também executa outra importante ação:
Toda vez que a temperatura no compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento da temperatura, diminuindo a tensão de carga e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada (50°C).
A utilização por longos períodos de tempo de componentes elétrico/eletrônicos do veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga, uma vez que a bateria profundamente descarregada passa a receber carga em alta corrente, até o limite do alternador. O mesmo ocorre se dimensionar o alternador para 90 A e manter a bateria de 60 Ah.
A repetição constante desta prática leva a bateria a uma condição de sobrecarga, a ‘sobrecarga provocada por mau uso’.
As características mais frequentes de uma bateria que sofreu sobrecarga são: bateria com caixa estufada; indicador de estado de carga na cor amarela ou em tom claro; placas tortas e/ou trincadas; encolhimento ou queima dos separadores.
Lembre-se, a saúde de sua bateria depende do sistema elétrico de seu veículo, portanto, mantenha-o em ordem porque nem sempre a bateria é a culpada.
- Recargas: se necessário dê somente carga lenta, ou seja, mais ou menos 10% da capacidade da bateria.
COMO MEDIR FUGA DE CORRENTE
Fuga é gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas. Vide tópicos:
viewtopic.php?f=15&t=20399
viewtopic.php?f=15&t=20399#p365250
FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB/INTERNET
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 4_2007.pdf
http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=250
http://www.asbaterias.com.br/dicas-vida ... iculo.html
http://www.heliar.com.br/pt-br/suporte/ ... a-bateria/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012 ... ordem.html
http://revista.webmotors.com.br/opiniao ... 4080995613
http://www.manualdoautomovel.com.br/are ... 250809.pdf
18.04.2014
waldir