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Monza afogando.
Enviado: 13 Abr 2014, 11:53
por Martins 93
Boa noite amigos,
Tenho um Monza 93 EFI alcool e estou enfrentando um problema que dois mecânicos ainda não resolveu, quando desligo o carro e levo alguns minutos para ligar novamente EX. parar para abastecer ou ir ao mercado. o mesmo vira pesado parecendo que a bateria esta fraca, sobe um cheiro de alcool forte o carro quase morre. Quando pega novamente funciona normal sem engasgar, afogar ou ratear. Alguns dos amigos poderia me ajudar? Já troquei o sensor de temperatura, velas, cabos de vela e hoje troquei o filtro de ar.
att,
Martins 93
Re: Monza afogando.
Enviado: 13 Abr 2014, 12:59
por waldir
Martins 93,
pode ser várias coisas.
Verifique os aterramentos. O principal é do lado do motorista acima do farol, veja se não está solto ou há oxidação na lataria naquele local, Lixe o contato e aperte bem. Há zinabre nos polos da bateria? ( se sim precisa limpar)
O alternador em lenta está mandando quantos volts?
As polias virabrequim e do comando estão "perfeitamente" sincronizadas?
A bateria em repouso, isto é, logo pela manhã antes da partida ou após horas e com o motor frio, quanto tem de carga?
A primeira partida é imediata?
A ventoinha aciona regularmente? (1/2 da escala no painel?)
Qual o consumo médio de combustível ( cidade e estrada)
Teve problemas com o modulo Hei? Ele está bem aterrado? Esta com pasta dissipadora (muito ou pouco?
Re: Monza afogando.
Enviado: 13 Abr 2014, 19:40
por Martins 93
Em primeiro lugar agradeço pelas dicas, mas vamos as respostas:
* Não existe oxidação nem no aterramento, nem nos polos da bateria.
* Ainda não fiz a medição do alternador.
* Como faço para saber sobre as polias, fiz este motor em maio de 2013.
* Quando ascendo o painel antes de dar a partida a bateria se mostra carregada e o visor da bateria esta verde mostrando que esta carregada.
* Quando ligo pela manhã esta pegando normal, esta virando mesmo sem gasolina no tanque de partida fria. O problema se da depois que o motor esta quente.
* A ventoinha esta acionando, creio que em tempo normal.
* Depois que começou este problema esta consumindo bastante quanto não posso precisar quanto. Ainda não fiz o calculo.
* Sobre o módulo preciso dar uma olhada. Não tive problema não. Tenho como ver este módulo em casa mesmo ou tenho que levar a um profissional? se sim onde fica?
Re: Monza afogando.
Enviado: 13 Abr 2014, 20:07
por waldir
Martins 93,
pela quase totalidade das suas respostas me parece estar sem problemas, inclusive no sincronismo da correia.
Por aí já se eliminou algumas prováveis causas.
Resta saber quanto o alternador está mandando. E quanto ao aterramento há três principais: o de cima do farol, o da carcaça do cambio e os dois na parte de trás do cabeçote que tem conexão pelo chicote à UCE (verifique todos). Para ter certeza é necessário medir com um voltímetro ou multímetro veja o tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30261
O Modulo Hei pode ser visto no topico seguinte:
viewtopic.php?f=15&t=24386
A outras possibilidades como a bobina impulsora e a bobina de ignição que pode ocorrer ao esquentarem alguns fios entrarem em curto ou soltarem de uma conexão (solda fria) expansão e mau contato no conector.
Outra possibilidade pode ser o positivo que vai para o motor de partida estar oxidado na conexão com o motor e ou defeito no induzido que ao aquecer expande e desliga algum setor da bobina do rotor. Se um bom eletricista identificar isso pode ressoldar ou vai trocar o induzido + escovas e etc
É um trabalho de investigação.
Aguarde a 2ª feira em que o pessoal volta na ativa e possa indicar possibilidades de defeito e como corrigiram o mesmo problema
Re: Monza afogando.
Enviado: 14 Abr 2014, 18:32
por jonas fernando zilki
Só por curiosidade ja verificou o ponto de igniçao se nao esta adiantado?