ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4211
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Continuando Off Topic>

Robson

Qdo instalei esse rádio não tive paciência para fixá-lo como previsto, na parte de trás (os rádios Sony têm um pino para iso), então fixei do lado.
A tira de metal, na foto, está fixada no rádio mesmo.
Ladrão pode arrebentar tudo, mas não leva o rádio.
Mas já troquei o rádio, esse da foto está atualmente no carro da minha filha.
O que está agora no meu carro está preso lá atrás, fiz um furo no duto da ventilação para evitar vibração do aparelho. Não tem mais a tirinha de metal. :smt018
E já tenho comprado um terceiro, pois esse às vezes se recusa a ler meu pendrive de músicas. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Robson Lott »

Obrigado, Luiz! Vi que realmente ficou com dupla função essa tirinha de metal. Mas se o objetivo principal foi diminuir vibrações ao instalar o pino traseiro (alguns carros tem a sede pra recebê-lo, né...) então já tá bom demais! ;)

Abraço!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Mas se o objetivo principal foi diminuir vibrações ao instalar o pino traseiro (alguns carros tem a sede pra recebê-lo, né...) então já tá bom demais! ;)
Robson, eu tenho esta "sede" que é fixa la atraz para receber o radio, so nao sei c é do Monza mesmo, c eu tivesse camera ou cel tiraria uma foto para mostrar . . ., a peça é bem robusta . . .

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Enéias »

Monzeiros, boa noite.

Sobre o aterramento, consegui hoje soltar o parafuso de aterramento da carcaça do motor, mas não consegui remover, passei um produto de limpeza e reapertei o mesmo, isto ok.


Agora, onde fica o aterramento das lanternas traseiras? Seria aquele que fica dentro do painel com varios fios?

O que ocorre é que tem lampadas queimando, hoje troquei mais uma do freio, troquei outra semana passada do lado oposto.

Fiz a ligação da luz de neblina nas duas lanternas traseiras, pode ser isto que está queimando a lampada?

É possivel colocar um fusível maior? se não me engano é de 10amp. , teria problema com a fiação?

Naquele aterramento da bomba de combustível tem 2 conectores, um seria da bomba, e o outro?

Melhorou significativamente após o reforço e limpeza dos aterramentos.


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
O aterramento da lanterna é este mesmo, que pelo que vc disse esta desligado (credito da foto caramaneiro) :

Imagem

Um fio da bomba e outro da lanterna, acredito que reinstalando ele vai resolver este problema de queima de lampadas .

Dica : depois que resolver, por que vc nao troca tudo por led ? fica show e economiza energia (10% da energia da halogena) , alias acho muito legal as led's piscando na hora da seta . . . foi apenas sujestao ok ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Aterramento principal e o fio positivo, ou seja, os dois cabos grossos que vão na bateria se faz medições de queda de tensão e não apenas inspeção visual.
Essa recomendação e procedimentos está em vários tópicos sobre esse tema.

A lâmpada abre o filamento por tensão acima da suportada, por entrar ar ou por ter qualidade duvidosa. Se está pifando muita lâmpada de boa qualidade (Philips, Osran, GE, Silvania...), ficaria atento a tensão fornecida pelo alternador, monitorando a tensão do sistema elétrico. É comum apresentar defeitos intermitentes de o alternador ter tensão acima de 14,5v, o que é prejudicial a todo sistema, equipamentos elétrico, lâmpadas, módulo HEI...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Enéias »

DÉCO escreveu:.
O aterramento da lanterna é este mesmo, que pelo que vc disse esta desligado (credito da foto caramaneiro) :

http://i61.tinypic.com/28sx8y1.jpg

Um fio da bomba e outro da lanterna, acredito que reinstalando ele vai resolver este problema de queima de lampadas .

Dica : depois que resolver, por que vc nao troca tudo por led ? fica show e economiza energia (10% da energia da halogena) , alias acho muito legal as led's piscando na hora da seta . . . foi apenas sujestao ok ?

DÉCO, agradeço a contribuição, esta como na foto que voce postou, 2 conectores e dois fios, esta ligado. Sobre leds, acho ineteressante, porém

são muito caros rsrsrs e algumas lampadas em leds que vi na seta ficam piscando muito rápido diferente da lampada comum.

Abraço.





Carlos A. Freire escreveu:Aterramento principal e o fio positivo, ou seja, os dois cabos grossos que vão na bateria se faz medições de queda de tensão e não apenas inspeção visual.
Essa recomendação e procedimentos está em vários tópicos sobre esse tema.

A lâmpada abre o filamento por tensão acima da suportada, por entrar ar ou por ter qualidade duvidosa. Se está pifando muita lâmpada de boa qualidade (Philips, Osran, GE, Silvania...), ficaria atento a tensão fornecida pelo alternador, monitorando a tensão do sistema elétrico. É comum apresentar defeitos intermitentes de o alternador ter tensão acima de 14,5v, o que é prejudicial a todo sistema, equipamentos elétrico, lâmpadas, módulo HEI...

Abs,

Carlos Freire

Certo Carlos, acredito que deve ser a qualidade da lampada talvez, nem sei qual a marca rsrsrs....alternador foi revisado a algum tempo atras, assim que possivel vejo o que consigo fazer sobre a tensão.

PS:em marcha lenta, a luz de iluminação interna no teto fica oscilando, após acelerar e aumentar o giro fica estável, assim como a lenta fica um pouco oscilando também, além da luz de marcha ascendente não estar funcionando.


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Enéias, eu monitoraria esse sistema elétrico por um tempo. Não informou qual alternador está no seu Monza, mas é comum ter problemas de regulador de tensão trocado a pouco tempo. Se procurar aqui no fórum vei perceber quantos já passaram por esse problema, inclusive eu.
Se seu Monza estiver com painel original, não tem voltímetro, teria de instalar um medidor. No painel analógico com voltímetro se verifica a variação facilmente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder