ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
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waldir
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ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

O ponto principal de aterramento do Monza é uma conexão do polo negativo da bateria com a estrutura de chapa (carroceria, massa, lataria) próxima e acima do farol dianteiro esquerdo.

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Essa conexão, inicialmente ou de fábrica, era feita por uma cordoalha de cobre e depois foi substituída pelas montadoras por cabos grossos e isolados que parecem ter um melhor acabamento. Os cabos de cobre utilizados são de no mínimo 35mm2 (AWG 1) e suportam até 110 Amperes.

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A partir desse ponto de aterramento na carroceria (ou direto da bateria) costuma-se derivar um “reforço” para o motor conectando na carcaça do câmbio ou no cabeçote para oferecer um ponto negativo com qualidade para a UCE e para o MOTOR DE PARTIDA.

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Há dois pontos de aterramento originais nos parafusos do cabeçote colhidos por um chicote e que fornece o negativo à UCE e ao Módulo Hei
Os demais pontos de aterramento são colhidos através da carroceria: faróis, lanternas, desembaçador, painel de instrumentos todos e bomba de combustível.

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Isto posto, verifica-se a importância de que essa conexão Bateria => Carroceria esteja em perfeita condição principalmente se não houver reforços do negativo instalados.

Seguem alguns exemplos de aterramentos deficientes.





Algumas maneiras de verificar se o aterramento está bom são as seguintes:

1- Motor frio, meça a carga da bateria. Multímetro na escala 20VDC, caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta no polo negativo. Se acusar 12,6V ou pouquinho mais a bateria está com plena carga e 12,2V = 50%

2- Caneta preta no polo negativo da bateria e caneta vermelha no cabeçote, peça para alguém dar a partida no motor. Se acusar uma voltagem superior a 0,8V o aterramento deve ser inspecionado. Aterramentos bons acusa 0,3V ao máximo de 0,8V (300 milivolts à 800 milivolts).

3- Com o motor quente e funcionando, ligue os maiores consumidores: faróis, desembaçador traseiro, ar condicionado, ventilador no máximo e meça se há diferença.

Caneta vermelha no positivo da bateria e caneta preta no polo negativo da bateria e anote a voltagem.
Caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta na carroceria.
A diferença de voltagem não deve ser superior a 0,8V o que indicaria deficiência do aterramento.
Sendo que a principal causa é a resistência formada pela oxidação de arruelas e parafuso na lataria.
Devem ser limpos, lixados, soldas refeitas e depois muito bem apertados.

Os aumentos de resistência nos fios por oxidação podem ocorrer também no positivo do Alternador ao Motor de Partida e à Bateria.
Deve ser medida a resistência e eventualmente os terminais prensados reforçados com solda e até trocados por terminais e fios novos ou
o “tico e téco” do motor ficarão deficientes prejudicando todo o resto.
Editado pela última vez por waldir em 30 Mar 2014, 17:33, em um total de 3 vezes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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tyo
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por tyo »

bem legal valdir no meu monza alem do aterramento já existente fiz um reforço ao pé do sensor de temperatura do painel para o ponteiro marcar corretamente
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
DÉCO
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Muito importante este tópico Waldir, vai ser de grande ajuda a muitos Monzeiros, principalmente por ser comum problemas de aterramente causarem falhas no funcionamento da IE ou de algum dos sensores, coisas que RARAMENTE algum mecanico verifica, a maioria (deixando de lado os poucos e bons) espeta o raster e sai trocando tudo que ve na frente,(e a gente é que paga a conta) e na verdade, o problema esta no aterramento, causando gasto desnecessario, desgaste no proprietario e no "mexanico" , e muitas vezes desenvolvendo esta LENDA MENTIROSA que a nossa HONESTA MULTEC 700 nao presta.


Parabens Waldir !!!

abraço
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por bartkoguerra »

Muito informativo este tópico
Vou dar uma olhada nos aterramento do meu agora na parte da tarde
"Pra que ter um carro do ano,
Se eu tenho um carro do século"
Monza não e um carro e uma lenda!
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Gilmar Martins
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Gostei muito das dicas sobre aterramento da parte eletrica. Acabo de comprar um classic 90 e um dos problemas eata na demora de carregar a bateria. Vou fazer os testes sugeridos. Muito obrigado pelas dicas
Vectra 97 GLS
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Gilmar Martins
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal, fiz os testes conforme foi sugerido pelos monzeiros e precisei melhorar as conexões do alternador. Agora o ponteiro no painel fica estável e o voltímetro mede entre 13,9-14.3V. Mas o que eu acho um pouco estranho é que a bateria começa a ser carregada, isto é, a lâmpada do painel apaga somente quando o motor ultrapassa os 1.500 giros. Já tive outros 3 monzas, todos esses começavam a carregar assim que o motor pegava, mesmo sem acelerar. O que poderia estar acontecendo? O antigo proprietário me informou que havia feito reparos bem recente o alternador. Por isso estou sem entender. Alguém pode me dar uma ideia?
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waldir
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Mas o que eu acho um pouco estranho é que a bateria começa a ser carregada, isto é, a lâmpada do painel apaga somente quando o motor ultrapassa os 1.500 giros.
Gilmar,
precisa verificar se a lampada do painel está correta. É uma lâmpada de 3 watts para excitar o alternador.
Não pode colocar lampadas Led aí neste local.

Ou pode ter falha neste circuito. A tal lampada é ligada no regulador de tensão do alternador.
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Gilmar Martins
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Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Boa dica Valdir. Assim que tiver um tempo vou substituir a lampada porque eu coloquei led! Muito obrigado.abçs.
Vectra 97 GLS
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