Oléo com forte cheiro de Álcool

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
FabioFudoli
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Oléo com forte cheiro de Álcool

Mensagem não lida por FabioFudoli »

Olá galera!

Meu monza, 1986/1987 2.0 SL/E Álcool original, notei ao retirar a vareta do óleo com o motor frio que o nível está uns 3mm acima do nivel máx indicado pela vareta.
Pesquisei bastante aqui no fórum e li vários tópicos sobre isso. Pessoal fala bastante da bomba de combustível, mas a minha é nova, troquei a exatos 1 mês e 15 dias (marca brosol, mecânico mandou comprar essa, cerca de 60reais mais caro que a mais barata). Estava vazando óleo nessa bomba de combustível, por isso troquei ela, e logo depois fiz a troca do óleo. Não vazou mais óleo ali, achei que estivesse tudo bem.
Venho há quase 2 semanas observando o nível do óleo e sempre acima do nivel max com o motor frio e uns 3mm abaixo do máx com o motor quente. Hoje abri a tampa do reservatório de oléo e parecia que tinha enfiado o nariz em uma garrafa de álcool. Olhei la dentro, parecia nao haver sinais de "borra branca" nem nada. Mas quando tiro a vareta do óleo, o óleo contido nela pinga quase que instantaneamente (aparenta ser uma queda de viscosidade causada pela mistura óleo+alcool).
Estou preocupado em utilizar o monzao nessas condições, agendei um horário pra essa sexta na mecânica aqui da cidade. Como não sou daqui, fico preocupado em deixar meu carro na mão de um estranho, ainda mais sem ter noçao alguma do que possa ser.... Meu pai disse que possa ser algo com o carburador, mas não tenho ideia :S

Outros dados, logo que troquei o a bomba de combustível, óleo, filtro de óleo, ar e combustível, fiz uma viagem de 530km com média de 9km/litro. Aqui na cidade, média de 4,0km/litro (parece baixo).
Temperatura do motor normal
Nivel de água do reservatório baixando cerca de "meio dedo" por semana.
Sem resíduos no escapamento ao passar o dedo.
Sem fumaça branca, nem preta saindo do escapamento, só aquela fumacinha branca de manhazinha nessa semana passada que fez um friozinho, mas acredito ser característico do carro a alcool.

Peço ajuda pra galera, pelo menos por uma direção, pra o mecânico não me enganar haha

Obrigado desde já!
desculpem o texto enoorme.
Gilberto Chagas
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Motor: 1.8
Ano: 1986

Re: Oléo com forte cheiro de Álcool

Mensagem não lida por Gilberto Chagas »

Ola Fabio, pode ser que a bomba mesmo sendo nova, esteja com defeito e vazando álcool para dentro do motor!Comprei uma vez e ela fez isso! Mas se fosse a ponto de subir o nível, vc poderia ver borra branca na própria tampa de óleo! O fato de estar acima quando quente acho q pode ser normal pois o calor expandi o óleo, e quando acabamos de desligar o óleo esta espalhado por todo o motor e não aprece na vareta, pois ela vai diretamente no cárter!
Acabei de fazer o meu motor e estava com forte cheiro de álcool no óleo e fora quando desligava, era o carburador mal regulado e dando excesso!
Mandei em um lugar bacana e problema resolvido!
Outra coisa que pode ser tbm é a mangueira que sai da tampa do cabeçote e vai para o filtro de ar, ela tem mais uma conexão que vai atrás do carburador!
Retire ela e faça uma limpeza, veja se esta saindo uma borra branca. Limpe ela, jogue um pouco de gasolina para limpar e bem!

Verifique a bomba, retire e faça um teste empurrando o pino dela, coloque as mangueira em um pote de água e veja se vaza pelo pino!
Faça a limpeza das mangueiras de respiro
e se por final não resolver é o carburador mesmo!
Espero que lhe ajude! Abração :smt023
Monza Sl/e 86 (Manteguinha) Cinza Paladium...Restaurado...
viewtopic.php?f=43&t=24321
FabioFudoli
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Valew pela resposta Gilberto!

Tudo que indica parece ser realmente o carburador :(

Liguei em uma mecânica aqui e o rapaz me falou que esses carburadores antigos não tinha jeito e que deveria comprar um novo ou recuperado, sem ao menos ter visto o carro nem o carburador.
Dei uma olhada em um novo no mercado livre, cerca de 899 kkkkkk meu carro vale cerca de 7500, complicado uma peça que vale mais de 10% do carro.
Ja tive uns 2 fuscas, e meu pai varios, carburador sempre teve conserto, ajuste, troca de bóia, juntas, etc. Não acho que o do monza seja diferente, acho que é preguiça do mecânico, ou realmente procede o que ele falou?
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Amigo, não acredite em tudo que estes mechanicos dizem, carburador tem concerto sim.
Temos muitos topicos sobre este assunto, use a ferramenta de pesquisa que certamente achara muitas dicas.
Mas eu em seu lugar testaria esta bomba, acredito mais que seja ela a causadora do problema, lembre-se que peças novas podem vir com problemas.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Gilberto Chagas
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1986

Mensagem não lida por Gilberto Chagas »

Mechanico é ... mesmo kk :D
cara não nessa onda não aki o cara me disse a mesma coisa sem mexer e mandei ele para aquele lugar ! kkk
fui em um véinho q tem aki em Curitiba e ele me cobrou 100 dilmas e ficou lisinho! trocou a boia,gicles, agulha e os reparos,
e disse q esses carburadores antigos q são bons kkk
Tudo ao contrario né kkkk :smt023
Mas como eu te disse e o COY tbm verifique a bomba tbm!
abração
Monza Sl/e 86 (Manteguinha) Cinza Paladium...Restaurado...
viewtopic.php?f=43&t=24321
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991

Mensagem não lida por jorgeAP »

Olá Fábio, já tive bomba Brosol com problemas aqui, com duas semanas estava vazando combustível, o óleo é mais difícil de vazar, deste que colocada corretamente com a junta e o baquelite distanciador, limpando antes o local de assentamento. Costumo passar com o dedo uma fina camada de silicone de alta temperatura nas 2 fases da junta.
Agora com relação a bomba Brosol de duas semanas, troquei por NAKATA e não tive mais reclamação a mais de um ano. Mas faça o teste 1° que o Gilberto de falou. Se for Bomba troca de marca, dá para trocar em casa mesmo, só precisa de uma chave 13 meia lua, um pouco de paciência e boa.
Valeuu!!
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Todas informaçoes que te deram aí em cima procedem, assino em baixo sem excessao , inclusive fica dificil acrescentar algo, mas vou tentar ou confirma-las:

Maior respeito, as vezes o mecanico é seu amigo, mas deveria mudar de ramo :smt021
Nao existe carburador melhor que o 2E, totalmente "consertavel", agradeça a Deus por ele nao ter colocado a mao no seu, ja vi "mexanicos" matarem carburadores.
Sou levado a crer que sua bomba esta com problemas, por ser a original BROSOL, que a maioria prefere as "baratinhas" pode ser estoque velho, e vai saber as condiçoes q que foi exposta, pode ter danificado o diafragma dela, e peças novas tambem dao defeito.
Pode ser o carburador sim, porem c estiver dando excesso, seria possível identificar no comportamento do carro: com motor quente, voce desliga o motor e minutos depois vc liga e tem alguma dificuldade em pegar, ta encharcando, ou quando voce ta andando com o carro e tira o pé, sem apertar a ebreagem, tipo usando "freio motor" ele da uma "embaralhada", ou quando vc da uma "pisada" mais rapida ele "engole" ou c vc ficar "empurrando o pé" com o motor frio... c nao acontece isso, nao deve ser o carburador nao.
Agora existe uma pouco provavel circunstancia que tambem poderia causar isso : deficiencia na igniçao, nao "queima" todo o combustivel e contamina o oleo, mas um problema destes apresentaria um sintoma parecido com os que ja citei sobre o carburador.

espero te ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FabioFudoli
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Olá pessoal! Muito obrigado pelas respostas!

Ainda não consegui um mecânico, e pra ajudar esse feriadão vai ser mais complicado ainda. Morrendo de preocupação, hoje liguei ele na garagem mesmo e ouvi uns barulhos de ferro rangendo... só vou sair com ele pra ir pro mecânico.
Gostaria muito de testar a bomba como nosso amigo Gilberto orientou, mas não tenho essa bendita chave.
E JorgeAP, eu vi o mecânico lá da minha cidade (botucatu-sp) colocar a bomba, e ele colocou um baquelite novo e também esse silicone + as juntas novas da bomba nova.

Déco, você descreveu muito bem os problemas que tenho nesse carro desde que peguei ele (cerca de 3 meses). Com o motor quente vc desliga ele liga normal, rapidinho, sem virar muito. Mas em questão das saídas, ele sempre sai meio que engasgando sabe. Quando vou pra faculdade, tem uns 2 cruzamentos perigosos na BR(487 e 369), fico cutucando o acelerador antes de cruzar justamente porque se eu acelerar normal ele da uma "engolida" e quase morre, e aqui quase nem passa uns bi-trem kkkk ... Com ele em marcha lenta, se vc dá uma pisada rapida ele também tem esse efeito. Tudo isso com o motor quente, só saio de casa com ele totalmente aquecido... meu pai sempre fala pra evitar ao máximo usar o afogador, não sei se procede, mas nao uso haha

Aparentemente temos 2 suspeitos, bomba e carburador mesmo?

Obrigado galera!
Responder