Página 1 de 3

Ventoinha

Enviado: 13 Mar 2008, 09:06
por Leonarjoe 2.0
Galera, a ventoinha do meu carro, cada hora arma num lugar diferente.. ela geralmente arma uns 2 mm abaixo do meio e desarma em 1/4 do marcador..
mas ela as vezes arma antes, e volta e meia o tem que completar água no carro. mas eu ja mandei soldar o radiador e trocar aquele reparo de plástico do que tem nas extremidades do msm. o ar quente está isolado.. e não há vazamentos.. a tampa e o reservatório poderiam ser a causa desse problema?
abraço a todos!! :smt030

Re: Ventoinha

Enviado: 13 Mar 2008, 13:06
por Alex
A tampa pode ser um problema sim! Existe um equipamento que é uma bomba de ar que você pode colocar no lugar da tampa do reservatório. Então você enche o sistema de ar, aumentando a pressão e verifica se não está vazando através de um relógio medidor de pressão que tem no equipamento. Pode fazer o mesmo teste com a tampa...

Acho que é comum encontrar isto em oficinas mais completas.

Re: Ventoinha

Enviado: 07 Abr 2008, 10:04
por levy
Galera, aproveitando o topico do nosso amigo, aí vai uma pergunta para os feras do monza.
A ventuinha do Monza 90 é de 2 estágios?

Re: Ventoinha

Enviado: 07 Abr 2008, 11:33
por Carlos A. Freire
levy escreveu:Galera, aproveitando o topico do nosso amigo, aí vai uma pergunta para os feras do monza.
A ventuinha do Monza 90 é de 2 estágios?
Ventuinha do Monza com dois estágios, somente com ar-condicionado de fábrica, independente do ano.

Abs,

Carlos Freire

Re: Ventoinha

Enviado: 08 Abr 2008, 16:21
por levy
O meu classic 90 está com um estágio só, e tem ar condicionado!!!
Será que está certo isso?
Como posso saber se o meu ar veio de fábrica???

Re: Ventoinha

Enviado: 08 Abr 2008, 17:27
por 500EF
Acho que os carburados ( e o 500Ef também ), só têm um estágio mesmo...

Pelo menos não me lembro da minha ventoinha original armando em 2 velocidades, nem vi como o cebolão fazer isso também...

Os EFI têm como fazer isso porque quem comanda é a central. :wink:

Re: Ventoinha

Enviado: 09 Abr 2008, 13:31
por Carlos A. Freire
500EF escreveu:Acho que os carburados ( e o 500Ef também ), só têm um estágio mesmo...

Pelo menos não me lembro da minha ventoinha original armando em 2 velocidades, nem vi como o cebolão fazer isso também...

Os EFI têm como fazer isso porque quem comanda é a central. :wink:
500EF,

se você verificar no manual de reparações do Monza 90 que o Marcel Murai disponibilizou aqui para o fórum, no esquema elétrico, vai verificar que tem os relês nas posições K-17 e K-18, para primeira e segunda velocidade do ventilador do radiador. Outra coisa... se tiver uma resistência ligada ao motor do ventilador do radiador, é sinal de que tem 2 velocidades.
A primeira velocidade (mais lenta), é bem silenciosa, quase não se escuta dentro do carro, a segunda (mais rápida) faz um escandalo danado... pelo menos o meu é assim.
O Monza Classic azul 90 do amigo Delfim(infelizmente esse carro foi furtado e até hoje não foi localizado), que participou junto comigo do programa Auto Esporte da Rede Globo tinha duas velocidades na ventuinha, o outro Classic 90 do amigo Marco Barbato também tem duas velocidades na ventuinha. O Delfim e o Marco também fazem parte da equipe de organização do Monza Clube e, alguns amigos daqui os conhecem.

Abs,

Carlos Freire

Re: Ventoinha

Enviado: 09 Abr 2008, 14:24
por 500EF
Então devia ter, apesar de não me lembrar do acionamento nem do resistor na ventoinha original.

Na de Honda civic, que eu tive que adaptar por ser mais baixa, e sobrar algum espaço para a turbina, veio com este resistor, mas nós ligamos sem ele, deixando ela acionar no máximo sempre, por temer algum super-aquecimento. Mas até hoje, o marcador nunca passou do meio. :wink: