vrsilva escreveu:Rafaelo... nas 14 já fritam... kkkkkkk!!!
quando eu tinha aqueles freio de bicicleta do monza 82 a 86 pessimo por sinal com as rodas 15" precisava de 3000 metros pra parar iqual um A380 lotado. muito ruim de segurança, ninguem vai me convencer que os freio de monza sao bom. ja mostrei por de tudo que forma que foi projetado errado, e exemplos é oque nao falta dentro da GM mostrando isso. so nao ve quem nao quer.
vrsilva escreveu:
Esses dias eu tive o prazer de conhecer o quão é pequeno os freios do Monza numa situação seguinte...
Rápido a 70km/h dei uma frenada forte, segurou beleza, andei alguns 50 metros e novamente à uns 60km/h precisei frenar novamente, o freio já pediu mais pressão no pedal, e senti isso... o pedal abaixava mais que o normal...
No mesmo instante lembrei de uma bancada de usuários aqui do fórum que sempre reclamam do freio do Monza, Rafaelo, Júlio Ledo, LuizSl/E e por aí vai...
pois é! lembro que tu achava que o monza tinha freios adequados... mais nao tem nao... so quem usa na emergência sabe oque é a falta de segurança ainda mais o modelo antigo 82 a 86. nao adianta ir ate o mercado e passear no parque pq ae vai funcionar, voces tem que colocar ele pra funciona de verdade dae a gente conversa. o monza falha em algumas situaçoes e nao sou eu quem diz(apesar de saber disso) o pessoal fala oque aconteceu com eles. tu é mais um que agora sabe como é subdimensionado esse sistema.
vrsilva escreveu:
Com rodas 15" sem disco na traseira deve deixar a frenagem do Monza tensa, MESMO com o sistema revisado, imagino 17... Realmente o ideal no Monza é colocar pelo menos o sistema do Vectra de 4 furos e nas 4 rodas... Aí sim vira ancora, mesmo nas rodas 14" é recomendado...
sem duvida, tu que conhece alguma coisa de física. lembra das leis do Sr newton do momento torque? que quanto maior a alavanca, mais torque é aplicado a um objeto e menos esforço? algo assim ne to colocando de forma ilustrativa... é a mesma coisa nos freios de um carro.
o freio(disco no caso) é o "parafuso", a roda seria a "alavanca" ja que o torque vem dela. é facil de entender a logica, um parafuso que agente nao consegue afluxar usando uma chave com cabo de 20cm, se agente aumentar o comprimento do cabo da chave pra 200cm agente faz menos esforço e aumenta o torque. na roda é a mesma coisa, roda grande cria muito torque no disco, dae pq o disco tem que ser aumentado. :smt023 problema que esse pessoal leigo so quer enfeitar o carro e se esquece da engenharia por tras rsrsrsrs
vrsilva escreveu:
Rafaelo, comecei a olhar nos tamanhos de discos dos carros, e percebi uma coisa, independente do carro ser hatch ou sedan, algumas montadoras adotam discos maiores na frente, outras atrás, porque será?
Vi um audi A8 180cv que o disco traseiro é menor, quase igual, porém menor, e vi um cruze hatch que o disco traseiro é maior, o astra 5 furos que sempre vejo também tem o disco traseiro maior...
Curioso isso... E outros carros como Civic o traseiro é menor, alguns ford também... fiquei pensando no porque disso...
o I30 é assim, menor atras. o omega é assim menor atras. GM vectra tem 288/286mm praticamente mesmo tamanho.
a resposta é bem simples Vinicius, é pq toda energia se concentra na frente do carro, por isso que la precisa ser maior, acho que é 70% da força vai pra frente, assim nao faria sentido ser maior atras se é na frente que precisa da força, a nao ser que o carro é pra andar de re
mais tamanho de disco nao quer dizer muito, precisa saber a area da pista de fricção. dae tudo muda. os GM 288mm(frente) e 286mm(atras) atras a pista do disco é bem pequeno comparado ao da frente.
no caso que tu viu atras maior, provavelmente nao é devido o sistema de freio em si, e sim uma característica do projeto do freio de mao, provavelmente engorda o disco traseiro pra acomodar as sapatas do freio de estacionamento... o importante é o tamanho da pista de fricçao. se tu pegar esse mesmo modelo que tem "disco maior atras" a pista de fricçao dianteira ainda é maior que a traseira, mesmo o disco sendo maior atras.