Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Eu acho que deixei fora do ponto o eixinho do avanço centrífugo, não marquei a posição e acho que montei ao contrario, isso deixa fora de ponto? A marcha lenta ficou muito baixa e ficou pipocando o escape.
Se montar ela virada, o rotor vai ficar ao contrário.
Não deve ser isso que aconteceu, mas se foi não está difícil que conferir.
Tira as velas, sobe o primeiro cilindro e tirando a tampa onde coloca o óleo, vai olhar a posição dos cames do comando.
Imagem
Com o primeiro pistão em cima, o quarto cilindro não pode ficar assim como na foto.
Então, mais outra volta e eles vão estar desalinhados, sinal que o primeiro esta alinhado e em PMS.

Olhando o rotor vai ver se esta apontando para o primeiro ou o quarto.

Falo esse procedimento para não ter que mexer na tampa da correia dentada ou tirar a tampa de válvulas para ver o came do primeiro cilindro.
Só mais uma dúvida como faço para conferir o ponto na polia com a lampada? Não encontro as marcações dos graus
O jeito mais fácil é com um relógio comparador no primeiro cilindro subir ele ate zerar.
Pega uma caneta de tinta e marca a polia e ali você tem o PMS.
O jeito mais prático para quem não tem um relógio é desmontando a capa da correia dentada, colocando em sincronismo.
Mas tem que ser perfeito esse sincronismo.
Coloca a tampa da correia dentada e a polia de acessórios, mas sem apertar os parafusos.
Tem que ser um aperto de leve, só para alinhar a polia.
Se girar perde o sincronismo e tem que repetir tudo de novo.

Marca o PMS com uma caneta de tinta, tira e faz uma marcação.
Pode ser com uma lima.
Aí monta tudo de novo e coloca no ponto com a lâmpada.

São dicas simples, mas que me ajudaram bastante a descobrir problemas em carros de amigo e no meu próprio.

Eu já fiz dos dois jeitos.
Fiz a marcação na polia, pois tinha girado pelo sincronismo e quando comprei a ferramenta de conferir PMS e o relógio eu fiz uma
segunda conferência, agora pelo pistão e tinha ficado show de bola.

Então, dependendo dos recursos, vai ter uma solução.
Boa sorte amigo :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Mais simples... Deixar o motor em sincronismo. Ou seja, nas sua marcações de ponto do comando e do virabrequim. Nessa condição o pistão do primeiro cilindro estará em PMS. Depois verificar se o rotor está apontando para cima. Se em PMS estiver para baixo, o distribuidor estará com came invertido. As opções são:
- Montar o distribuidor corretamente (o mais indicado)
- Começar a ordem de explosão pela posição do cabo onde o rotor estará apontando o 1º cilindro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3523
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Nossa então o Monza não vem com a marcação de fábrica na polia? Que erro da GM! Vou fazer a marca. Quanto ao distribuidor, o eixo em questão não segura o rotor, ele fica abaixo dele somente segura a aranha, é o eixo do avanço centrífugo que encaixa no meio dos contrapesos, aquele que tem as buchinhas de plástico que encaixam as molas do avanço. Como ele encaixa no meio dos contrapesos de dois modos diferentes, eu não sei se está certo o jeito ou não ou se tem jeito certo de montar esse eixo do avanço. Lembrando que ele não pega o rotor, somente a aranha que é fixada nele por meio daquele pino de aço no manual de reparos do Monza 90, está descrito na vista explodida como o numero 13, escrito suporte do rotor do impulsor. Obrigado pelas dicas Jesuíno e Carlos abraços!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tyo, entendi que o que foi invertido foi o came que encaixa no comando de válvulas. Minha mensagem anterior foi nessa relação.
Sim o Monza tem marcação na polia de acessórios (entendi que é dessa polia que está dizendo). Contudo, alguns modelos como o meu GLS 96, só tem a marcação de referência de 10°APMS, muitas polias não tem a referência de 0° e, algumas polias que são do tipo damper, podem correr a circunferência externa, mudando a marcação, o que poder causar erros na avaliação, sem falar que o virabrequim dá 2 voltas para cada giro do comando de válvulas. Se pegar apenas a polia de acessórios como referência, pode causar muitos erros.
Então, para não perder o trabalho é preciso estar atento a todos detalhes.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3523
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Ah entendi Carlos a marca fica onde na polia? E qual é o ponto fixo que eu uso é o mesmo corte na bomba de óleo que usa pro sincronismo? E você sabe me dizer se esse eixinho que eu falei tem posição mesmo? Desculpa pelas muitas dúvidas, kk! Abraços Ricardo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Essa mesa é a a que segura os contrapesos.
Eu acho que ela não tem posição. Mas, tem muito tempo que mexi, eu não lembro.
Sim, a posição de sincronismo é a da bomba de óleo com a polia do comando.
Aquela que você coloca quando troca a correia dentada.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17744
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

tyo escreveu: 02 Jul 2017, 21:08 Ah entendi Carlos a marca fica onde na polia? E qual é o ponto fixo que eu uso é o mesmo corte na bomba de óleo que usa pro sincronismo? E você sabe me dizer se esse eixinho que eu falei tem posição mesmo? Desculpa pelas muitas dúvidas, kk! Abraços Ricardo.
Ricardo, a marcação na polia fica do na "beirada" interna e essas marcações ou referências, se coincidem com ou pique ou referencia na capa da correia dentada. Se essa polia tiver referência de 0º PMS (como disse na outra mensagem, não são todas polias que tem 0º APMS) e estiver em ordem, essa marcação deverá coincidir com o pique na capa da correia dentada. Nessa condição e comando de válvulas na marcação, o pistão do primeiro cilindro estará em PMS, onde a marcação da polia dentada deve coincidir com a marcação da bomba de óleo.
A polia dentada com a bomba de óleo não se altera, diferente da polia de acessórios. Por esse motivo deve tomar cuidado com a referencia da polia de acessórios ou ter certeza de que essa está com a marcação correta.

Quanto ao distribuidor, tem muiiiiitos anos que não mexo com distribuidor de Monza carburado, não me lembro de cabeça. Acredito que não tenha posição.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3523
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Desmontagem e limpeza do distribuidor do Monza carburado

Mensagem não lida por tyo »

Ok, muito obrigado Carlos e Jesuíno pela ajuda, esclareceram minhas dúvidas. Vou lá resolver isso e posto os resultados. Abraços!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder