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Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 20 Jan 2014, 12:32
por Rafaelo
vou colocar pra voces uma video aula explicativa com caráter técnico, sem explica nada como desmontar e montar,medição,etc. venho fazendo a manutenção da minha nova caixa F17 do motor original N20XF, trocando algumas peças por novas, limpeza, inspeção e por ai vai e ja aproveitei e fiz alguns vídeos explicando o funcionamento da caixa de marcha em algumas partes. e uma delas é sobre a ré.

quem nunca arranhou ou acavalou a ré nessa vida, se alguém dizer que nao esta mentido. justamente por que a ré nao tem sincronizador de velocidades.

por que a marcha ré nao entra(caixa GM F15/16/17/18/20)


eu mesmo nao sabia ate analisar o funcionamento da caixa como um todo. agora ja sei pq da aquela "pentiada" ao tentar engatar a ré, ou ela simplesmente se nega a engatar. desde 1982 com meu pai, e comigo desde 2000 ja aconteceu algumas vezes esses episódios na caixa F16.

mais ae tanto faz, como coloquei os Force das caixa 13-15-16-17-18-20 todas elas nao tem ré sincronizada(marcha separada das outras) e a mesma pode acontecer esse episódio de engate de ré. a unica caixa usado nos GM a GETRAG F23( ate 23 kg torque ) tem a ré sincronizada pq ela usa o mesmo eixo da 5° (ré atras da 5°) dae o mesmo cubo sincronizador que para a 5° para a Ré tambem, é comunitária esse sincronizador 5° e Ré

outra caixa que tem Ré sincronizada nos GM é do omega 3.0 caixa Opel. entra em qualquer velocidade a ré e qualquer situaçao.

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as

Enviado: 20 Jan 2014, 13:20
por pablopttm
muito bom o vídeo.

E realmente , ja notei que os vectras 2000+ motor 8v (16v nao notei) tem a ré ao lado da quarta e tambem engata a ré andando. Ela é muito util para fazer pequenas manobras em ruas apertadas, omega também todos tem isso , passat modelo alemao. chevette até 5km/h dá pra arriscar a tentativa que dependendo das folgas a ré engata..rsrsr

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as

Enviado: 20 Jan 2014, 18:11
por Rafaelo
vlw Pablo.

as marcha sem sincronismo so entra se estiverem com os 2 eixo parados completamente como explico no video. a gama de carro que pode arranhar ou nao entrar a Re da GM sao muitos carros. ja vi reclamaçao de donos de

*celta
*astra
*vectra
*zafira
*montana
*monza
*kadett
*ipanema
*meriva

todos eles usam caixa sem re sincronizada. a nao ser astra-vectra que alguns modelos/ano sairam com a caixa GETRAG F23 essa caixa é uma maravilha da engenharia. alem de superresistente é muito moderna, usa 3 eixo :D muito precisa e forte.

sempre que der uma complicada é so correr um pouco o carro que ela vai alinhar os dente.

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 20 Jan 2014, 18:35
por coy
Muito bom, parabens Rafaelo

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 22 Jan 2014, 18:39
por dbzronaldo
Já tinha visto seu vídeo, deu pra entender perfeitamente. Parabéns pela bela vídeo aula.

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 22 Jan 2014, 21:24
por frfavoreto
O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 22 Jan 2014, 22:01
por tyo
frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
Isso acontece porquê as marchas para movimento à frente são helicoidais, ou seja, seus dentes tem forma semelhante à uma rosca que possibilitam um encaixe entredentes mais perfeito e portanto menos barulhento. Já no caso da engrenagem de marcha à ré esta é de dentes retos (uma engrenagem normal) o que torna o engrenamento bem barulhento. Pode ocorrer de essas engrenagens (as de marcha à ré) serem também helicoidais mas por possuir uma engrenagem a mais (a ingrenagem intermediária ou reversora) produz mais ruído que as de marcha à frente quando está em funcionamento.

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Enviado: 22 Jan 2014, 22:14
por Rafaelo
vlw pessoal, assim que tiver algo interessante compartilho aqui com nos. ate tenho um outro video vo passar em outro topico, sobre trava das marcha.
frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
o tyo ja respondeu uma parte, mais vou confirmar e complementar. uma delas é pelo formato dos dente das engrenagem serem "reto" gera muito ruido essa configuraçao, pq quando se encontram(movida e motriz e conversora) é sempre em 100% de contato entre os dentes da configuraçao "dente reto", ou seja sao dentes que visa uma aplicação pra muito torque e redução ideal pra marcha ré. o torque alto vem da redução.

outro fator é a redução muito acentuada. 3.33:1 é de propósito pra ninguém sair dirigindo de ré. afinal de contas, a marcha ré é pra manobrar.

uma coisa que passa despercebido é sobre os benefícios da marcha ré que nao é so de manobra. a marcha ré é a marcha que tem mais torque, se tu nao sobe em primeira sobe em ré. pela redução ser alta, é pelo formato dos dentes favorecer o torque.