Troca Motor Partida Bosch por um Delco Remy (Vectra)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca Motor Partida Bosch por um Delco Remy (Vectra)

Mensagem não lida por WALDSR »

Acompanhando um tópico (viewtopic.php?f=49&t=23574 ), descobri que era possível efetuar tal troca e com vantagens de partidas mais rápidas (por ter um conjunto de engrenagens interno que multiplica a rotação), menor consumo da bateria, menor peso e tamanho.
Mas há uma ressalva, tem que ser para os motores 8v (1.8 ou 2.0) do Astra, Vectra e Zafira, com pinhão de 9 dentes. O para 16v é diferente e tem engrenagem (pinhão) com mais dentes.

Então apareceu a oportunidade, um Delco Remy do Vectra 2009.
Imagem
Imagem

Segue fotos da empreitada:

Desligar cabos da bateria:
Imagem
Imagem

Erguer a frente pelo lado direito, (calçe a roda traseira tb):
Imagem

Desligar cabo do automático (porca 13mm) e fio lateral (terminal de encaixe):
Imagem

Soltar parafusos fixação (superior: 19mm, inferior: 17mm), ambos sem porca, pois as rôscas estão na flange do motor de partida e carcaça da embreagem, o motor sai pelo vão entre o semi eixo e escape:
Imagem
Imagem

Os motores, cara a cara:
Imagem

O automático da Bosch, tem 2 terminais macho (lâmina), o que é usado é o direito:
Imagem

O da Remy, não tem os terminais, mas um único prisioneiro e do lado esquerdo:
Imagem

Para manter o fio original, usei um terminal olhal (cortando as abas de trava) para ser a lâmina de encaixe e o fixei com uma porca 10mm:
Imagem
Imagem

Motor Remy instalado, fixado e fiação ligada:
Imagem

Confirmo todas as vantagens citadas no inicio, e até o som qdo em operação é diferente.
Se for necessária a troca do seu motor de partida, recomendo este upgrade.
Qto a custos, depende do orçamento de reparo do atual, e do que irá encontrar de ofertas na net ou desmanches. E procure pegar de modêlos mais recentes aonde o desgaste ainda é, teoricamente, baixo.
Deixei de pegar um do Vectra Elite 2011 por R$230, pois deixei para dia seguinte, e qdo cheguei na loja, tinham vendido. Ai apareceu este 2009 por R$160 e fechei na hora.
Abç.
V1, V2, T.O.Imagem
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Troca Motor Partida Bosch por um Delco Remy (Vectra)

Mensagem não lida por tyo »

belo tuto parabens!!!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

WALDSR, parabéns!

Muito bom mesmo!

Só me arrepiei vendo o jacarezinho (2T) todo esticado. Não confie... coloque um cavalete tripé (+/- R$60,00 cada)
só depois entre embaixo sossegado e após calçar as rodas traseiras como vc citou.

WALDSR não vi na foto o cavalete, mas se vc tomou os devidos cuidados com
a segurança, fica valendo para quem se motiva a fazer em casa.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

otima escolha, a tua bateria agradece rsrsrsr.

reparou no peso do mostro do monza? o modelo moderno é quase 2X mais leve de peso. mais econômico usa menos energia pq tem caixa redutora. a durabilidade dele é muito maior ja que faz menos esforço, esquenta menos a fiaçao, poupa mais energia em uma emergência ou seja te da mais opção de partidas, tem um som agradável no acionamento, isso se chama eficiência(menor por mais). reparar arranque do monza é jogar dinheiro fora, a peça usada sai o concerto do antigo.

eu tenho o antigo aqui em casa do monza é brutal a diferença em todos os aspecto. o monza(eletrica) ainda tem um agravante que poucos dao valor, o acionamento do solenoide é feito na chave! isso mesmo, a pobre chave de contato recebe mais de 100A de pico e uns 50A nominal. hoje esse conceito de engenharia eletrica esta defasada obvio, ja que foi substituído pela nova norma internacional que algumas montadoras adotaram a muito tempo, a GM ja tinha nos omega,vectra A desde la o acionamento passava por rele, ou seja rele de partida 60A somente pra segurara carga do arranque. nesse arranque moderno como exige menos energia pouparia inclusive a chave comutadora e seu soquete do monza. mais segurança ainda tem isso de bom.

dica: procurem zafira 2012 é oque tem de mais novo do motor familia 2.

o no 16V precisa de mais força no acionamento ja que é 1X mais pesado que no 8V. dae colocaram mais dentes... obviamente o volante muda, sao 2 tipos 8V e 16V(mais dentes). por um momento achei que era pela velocidade, mais nao é. é pelo torque exigido no 16V.

entao comprem do 8V so pra reforçar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
ronivaldu
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ronivaldu »

Salve Monzeiros!

Caras, ontem eu precisei trocar meu arranque, que alias, estava com um arranque de chevette! Entao depois de ler esse tópico fui atras de um arranque de Vectra, visitei alguns desmanches ali pelos lados da Vila Formosa, mas não achei. Fui então ate uma casa especializada em arranque e alternador que fica ali proximo na avenida Taubaté, e o dono da loja me disse que esse arranque não serviria no monza caixote e que alem do mais, era pra u fugir de delco remy por ser porcaria. Isso o que ele disse procede? Obrigadop a todos!
Rafaelo
MODERADOR

ronivaldu escreveu:e o dono da loja me disse que esse arranque não serviria no monza caixote e que alem do mais
ignorante, nem de bola. motor de arranque pra familia 2 sao todos compativeis

ronivaldu escreveu:era pra u fugir de delco remy por ser porcaria. Isso o que ele disse procede?
se tem alguem que tem que fugir é desse cara,

meu motor novo original 2012 venho com delco remy, assim como toda frota GM desde 90 e poucos so usam mais delco e nao bosch.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por pablopttm »

Ontem 31/08 foi a óbito meu arranque.

Fui ligar o monza e ele ficou girando sozinho o arranque mas sem o acionamento do automatico. desliguei a bateria rapidamente e botei a mao nele e estava bem quente. na hora ja lembrei desse tópico e ja imaginando o que precisava fazer.
Hoje fui no ferrinho e comprei o bendito motor de partida do vectra.
Imagem
Imagem
Imagem

Agora , vou fazer uma boa limpeza e depois instalar e usar o antigo para segurar o portão .

PS: esse pessoal de ferrinho adora um marcador amarelo...hahah
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Rafaelo
MODERADOR

pablopttm escreveu:PS: esse pessoal de ferrinho adora um marcador amarelo...hahah
rsrsrs pior é quando arranham com metal. raspa com uma tampa de caneta bic que sai

notou a diferença de peso? bem mais leve.
Responder