Alternador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17867
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Troque de profissional para um que tenha conhecimento. Imagine que o sistema EFI Multec 700 foi fabricado em Monza e Kadett desde 1991 e só iria dar problema no seu Monza?
Em 1992, Monza sem ar condicionado usava alternador de 55A.

Verifique possível defeito no alternador e possível problema com aterramentos.

PS: O Monza ao longo do tempo usou alternadores Delco importado. Esse alternador tem problemas com manutenção e dificuldade de peças. Quando com problemas nesse modelo em específico, se recomenda a troca por um alternador Bosch nacional, mas sem precisar aumentar a potencia de carga. Se seu Monza estiver utilizando Bosch como item de fábrica ou substituição é só fazer a manutenção.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Alternador

Mensagem não lida por waldir »

E agora o que vocês acham será que é isso mesmo?
Mude de eletricista.

O alternador especificado pela montadora é de 55A/h para Monza sem Ar Condicionado e 65A/h para Monza com Ar Condicionado.

Provavelmente seu alternador não está carregando a bateria.

Quando vira a chave de ignição para acender o painel a lâmpada da bateria acende?

Convém medir a tensão da bateria (com um multímetro qualquer na escala de 20V logo pela manhã ou após várias horas com o motor desligado se a voltagem. Se apresentar 12,6V a bateria está 100% carregada; se 12,4V = 75%; se 12.2V = 50%, se 12V = 25%
com 11V o motor de partida não gira pela 2ª vez e com 10V a UCE não atua.

faça o teste lampejante da injeção eletrônica

vide tópico viewtopic.php?f=50&t=13027

FAZER PEGAR NO TRANCO NÃO É RECOMENDÁVEL

Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 10 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e "pular alguns dentes", quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas.

Se o motor estiver afogado, com a câmara de combustão cheia de combustível poderá ocorrer o calço hidráulico entortando a biela
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador

Mensagem não lida por marega07 »

tive ummproblema ontem a noite com meu monza, vinha vindo do serviço, tudo normal, nenhuma luz de advertencia acesa, tudo ok, no meio do caminho, acendeu a luz de bateria, o contagiros fico louco, bem fora mesmo, hoje de manha fui ligar o carro pegou normal, porem nao acende a luz de oleo , peguei o multimetro constatei que na lenta meu carro ta carregando 14.3, 14.4, a voltagem esta correta? o que pode ser a loucura do painel? abraço
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

marega07 escreveu:tive ummproblema ontem a noite com meu monza, vinha vindo do serviço, tudo normal, nenhuma luz de advertencia acesa, tudo ok, no meio do caminho, acendeu a luz de bateria, o contagiros fico louco, bem fora mesmo, hoje de manha fui ligar o carro pegou normal, porem nao acende a luz de oleo , peguei o multimetro constatei que na lenta meu carro ta carregando 14.3, 14.4, a voltagem esta correta? o que pode ser a loucura do painel? abraço
Eu nunca tinha visto o contagiro ficar louco com o carro andando, mas no meu aconteceu varias vezes a bateria descarregava ai quando liga so a chave o conta giros subia la pra cima,
sem que o motor estivesse funcionando, ai vi que a bateria ja estava bem usada pelos testes que o waldir comentou,
teve uma vez no monza que minha mae tinha, a bucha do alternador estava gasta junto com a escovinha tbm, então tinha hora que o alternador dava um grau, ele parava de carregar
e ficava so na bateria e fica tudo doido as luzes do painel ficava piscando, tinha que acelerar muito, queima muito fraca.....
tem que medir a corrente quando der o problema,
bateria não é pq se não nem tinha ligado o carro, pode ser aterramento do alternador ou o regulador de tensão com defeito,
retire ele e verifique da para fazer com uma chave de fenda pequena, ja adiantaria para resolver o problema.....

A voltagem está dentro da faixa, pode ser escovinha do regulador gasta, verifique e poste os resultados...
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador

Mensagem não lida por marega07 »

fuçei a tarde inteira , arranquei o painelinteiro fora, olhei o chicote inteiro achei 2 fios arrebentados, fiz o remendo, o painel ficou beleza, quanto ao alternador troquei o regulador de voltagem, agora ficou beleza
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

marega07 escreveu:fuçei a tarde inteira , arranquei o painelinteiro fora, olhei o chicote inteiro achei 2 fios arrebentados, fiz o remendo, o painel ficou beleza, quanto ao alternador troquei o regulador de voltagem, agora ficou beleza
Que bom que resolveu eu cheguei a pensar em curto mais pensei que seria um absurdo,
se tivesse mandado pra alguem nem em 4 dias irião achar o problema, condenar algo talves....
Parabéns !
Flw :smt023
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Alternador

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Quem acompanha meu tópico, sabe que finalmente meu Monza voltou a funcionar.

Agora depois de tanto tempo sem funcionar, os probleminhas aparecem.

O alternador nao está carregando a bateria.

na primeira vez que liguei nao estava funcionando, entao conferi aterramentos, reapertei as porcas no arranque e no alternador e pronto! Carregando!

Mas agora, depois de uns dias, percebi faiscando o aterramento que fica no tensionador do alternador quando acelera forte. Fui lá e reapertei.

Depois, por curiosidade fui conferir o carregamento na bateria e direto no alternador, e nada, parou de carregar.

Minha bateria é nova e nao quero estragar de tanto dar partida sem o alternador carregar, por isso preciso resolver isso.

Será que é alternador com defeito ou pode ser aterramento?

Tem como testar em bancada?
Responder