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Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 22 Dez 2013, 11:09
por xunfos
Bom dia pessoal,

Tenho uma duvida, quando uso o AC no meu carro (GLS 93/94) o ponteiro do voltimetro fica em cerca de 1/4 da escala. Estou achando que nessa condição o sistema está drenando a carga da bateria, pois em duas ocasiões diferentes fui tentar dar partida no outro dia e o carro não pega (sempre após um uso prolongado do AC).

Em condições normais onde deve ficar o ponteiro do voltimetro quando usando o AC? Não fiz medidas de tensão na bateria pois só agora liguei uma coisa com a outra (antes eu pensei que tinha deixado o rádio ligado) e encontrei um tópico parecido aqui. Como consequancia ocorreu um outro problema, mas vou postar na seção de I.E.

Obrigado
Abraços!

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 26 Dez 2013, 21:12
por xunfos
\Boa noite pessoal,

Vejam as medidas que eu obtive hoje (nos terminais da bateria):

Carro desligado: 12,6V
Carro ligado em marcha lenta tudo desligado: 13,7V
Carro ligado com farol baixo aceso: 13,6V
Carro ligado com farol alto: 13,5V
Carro ligado, lanterna acesa e AC ligado com ventoinha no 2: 12,3V
Carro ligado, farol baixo aceso e AC ligado com ventoinha no 2: 12,2V

Nessa situação confirma-se a minha suspeita, que quando uso o AC por um longo tempo, a bateria é descarregada. Vou verificar os aterramentos e o cabo positivo, além do próprio alternador.

Alguém que tem carro com AC mais ou menos do mesmo modelo que o meu pode medir nessa situação qual é tensão nos terminais da bateria com AC e farol ligado? Eu acredito que não deveria ser menor que 13V, assim a bateria é preservada.

Obrigado a todos!

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 06 Fev 2014, 19:33
por xunfos
Pessoal alguem tem as medidas ai para que eu possa comparar?

Obrigado.

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 06 Fev 2014, 20:32
por coy
puts, amanhã eu vou verificar isto pra vc.

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 06 Fev 2014, 23:11
por Savio Almeida
Nunca tive a curiosidade de medir, mas posso te garantir que a queda de tensão é mínima, dando apenas uma leve balançada no ponteiro do voltímetro. Talvez uma queda de 13,8V para uns 13,2V. Se a queda está tão grande no seu caso, há indícios de problemas.

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 07 Fev 2014, 12:54
por jonathan--
O do meu, sem o AC ligado, fica sempre no meio....quando liga o AC, depois dele ficar um tempo parado, fica no 1/4. Quando uso o carro seguido, fica mínima coisa abaixo do meio...
Abraços

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 07 Fev 2014, 14:28
por Julio Cesar Ledo
O meu quando estava com uma bateria Moura 60A final de vida útil, ou seja, já desgastada, e regulador de tensão GAUSS meia vida, ao ligar o A/C com algum outro dispositivo que consome no carro, o ponteiro beirava 1/4 inferior de escala...

Sentia tranquilamente que ao rodar com o carro muito tempo nessa condição, a bateria ia descarregando ao ponto de ao desligar o carro, e tentar religá-lo, o motor de arranque girava bem mais 'pesado'.. Nunca fiquei na mão, por sinal, até o dia que a bateria enfim faleceu ! rs rs

Decidi então dar uma bela geral na parte elétrica do Monzão... Instalei uma bateria Moura 60a NOVA e mandei revisar todo o alternador (BOSCH 75a), com regulador de tensão novo BOSCH, dois rolamentos novos SKF e placa de diodos revisada... Os pontos de aterramento do carro tb foram revisados...

Após essa manutenção, o carro melhorou muito ! Agora na mesma situação de carga o ponteiro abaixa pouca coisa da metade em marcha lenta... E qualquer acelerada mínima ele já volta para pouco acima da metade... Sem carga pesada o ponteiro fica sempre em 3/4... Equivalente a uns 14.2v...

Hj chego em casa e vou medir a carga do alternador para bateria...

Abraço !

Re: Posição do voltimetro quando utilizando AC

Enviado: 07 Fev 2014, 16:13
por Carlos A. Freire
Quando revisar o sistema elétrico, não se esqueça de verificar também o fio positivo que sai do alternador e vai ao motor de arranque, de lá vai para bateria. Esse fio tem alto índice de problemas.
Faça medição elétrica nele e no aterramento, conforme tópicos sobre esse tema.

Abs,

Carlos Freire