Monza 1.6 mais esperto...
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 17
- Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Monza 1.6 mais esperto...
Estava pensando em deixar o Hatch 1.6 alcool mais esperto, mas sem gastar muito.
Pelo que andei pesquisando cheguei a seguinte receita:
- Trocar o cabeçote pelo do 1.8 ou 2.0 (pois tem valvulas bem maiores, o que melhora a aspiração e escape);
- Trocar o coletor de admissão pelo do Kadett 1.8/2.0 carburado;
- Trocar o carburador original de corpo simples por um 3E;
- Trocar o câmbio pelo do Kadett GSI (que tem relações de marchas mais próximas, como do Monza S/R).
Mas tenho algumas dúvidas:
- Me disseram que para usar o coletor de admissão para carburador 2E/3E o cabeçote tem que ser Fase II, se não o coletor não encaixa. Isso é verídico?
- Alguém sabe qual é o código do câmbio do Kadett GSI ? Me falaram em F18...
Ah, se algém tiver mais alguma dica...
Pelo que andei pesquisando cheguei a seguinte receita:
- Trocar o cabeçote pelo do 1.8 ou 2.0 (pois tem valvulas bem maiores, o que melhora a aspiração e escape);
- Trocar o coletor de admissão pelo do Kadett 1.8/2.0 carburado;
- Trocar o carburador original de corpo simples por um 3E;
- Trocar o câmbio pelo do Kadett GSI (que tem relações de marchas mais próximas, como do Monza S/R).
Mas tenho algumas dúvidas:
- Me disseram que para usar o coletor de admissão para carburador 2E/3E o cabeçote tem que ser Fase II, se não o coletor não encaixa. Isso é verídico?
- Alguém sabe qual é o código do câmbio do Kadett GSI ? Me falaram em F18...
Ah, se algém tiver mais alguma dica...
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 1.6 mais esperto...
Nenhuma destas alterações vai deixar você satisfeito com o desempenho, e qualquer uma delas vai custar caro.
Não vejo muita solução senão turbinar, ou trocar o motor por um outro maior.
Outro dia mesmo postaram uma foto de um motor de astra belga completo, com injeção, chicotes, e tudo mais, por 2.500.
Talvez pegando um 2.0 carburado, com o seu entrando na base de troca, saia mais em conta que ficar trocando um monte de peça que não vai trazer ganho...
Não vejo muita solução senão turbinar, ou trocar o motor por um outro maior.
Outro dia mesmo postaram uma foto de um motor de astra belga completo, com injeção, chicotes, e tudo mais, por 2.500.
Talvez pegando um 2.0 carburado, com o seu entrando na base de troca, saia mais em conta que ficar trocando um monte de peça que não vai trazer ganho...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4091
- Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 1.6 mais esperto...
Exatamente, em uma preparação aspirada, não basta trocar um componente, é preciso fazer uma troca geral, deixando dessa forma as modificações coerentes e com um resultado no desempenho, senão tu gasta ai R$800 e tem um ganho quse que zero.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza 1.6 mais esperto...
O pior é que numa preparação aspirada, o que se faz normalmente é colocar comando de maior duração, trabalho de cabeçote, mais alimentação, escape aberto, etc. Com isso, seu carro vai ficar mais fraco do que já é em baixas rotações, e muito mais beberrão.
Por isso não compensa fazer isso em um carro de uso diário.
Por isso não compensa fazer isso em um carro de uso diário.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1755
- Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
- Cidade: Porto Algre
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Monza 1.6 mais esperto...
E outra 1.6 turbinho, vai ficar muito esperto, bem gostosinho de andar!!!!
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 17
- Registrado em: 05 Mar 2008, 02:02
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza 1.6 mais esperto...
Esta receita que citei acima está baseada no que a própria GM fez nos motores 1.8 quando adotou carburador de corpo duplo, usando válvulas maiores e uma alimentação mais eficiente, e é justamente esta a parte que mais restringe o desempenho do motor 1.6 (válvulas pequenas e carburação limitada).
A idéia de usar um câmbio com relações de marchas mais próximas entre si é de justamente aproveitar melhor a menor potência do motor 1.6.
A intenção não é montar um foguete, mas de apenas ter um pouco mais de agilidade sem precisar trocar o motor...
Se alguém tiver mais sugestões, de como fazer o 1.6 ficar mais esperto... pode escrever!!!
A idéia de usar um câmbio com relações de marchas mais próximas entre si é de justamente aproveitar melhor a menor potência do motor 1.6.
A intenção não é montar um foguete, mas de apenas ter um pouco mais de agilidade sem precisar trocar o motor...
Se alguém tiver mais sugestões, de como fazer o 1.6 ficar mais esperto... pode escrever!!!
MONZA SL/E 1.6 1982 bege claro (em processo de customização...)
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
PASSAT GTS POINTER 2.8VR6 Turbo 1986 branco star
-
- MODERADOR
- Mensagens: 11324
- Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
- Cidade: Fortaleza
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza 1.6 mais esperto...
O problema é que as coisas que vc citou, vão sair mt caras o custo-beneficio não compensaria.beto.piteco escreveu:Esta receita que citei acima está baseada no que a própria GM fez nos motores 1.8 quando adotou carburador de corpo duplo, usando válvulas maiores e uma alimentação mais eficiente, e é justamente esta a parte que mais restringe o desempenho do motor 1.6 (válvulas pequenas e carburação limitada).
A idéia de usar um câmbio com relações de marchas mais próximas entre si é de justamente aproveitar melhor a menor potência do motor 1.6.
A intenção não é montar um foguete, mas de apenas ter um pouco mais de agilidade sem precisar trocar o motor...
Se alguém tiver mais sugestões, de como fazer o 1.6 ficar mais esperto... pode escrever!!!
Mas se vc não estiver preocupado com gastos, ai são outros 500
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza 1.6 mais esperto...
Eu acho melhor por um motor 1.8 ou 2.0 ao invés de mexer no 1.6. Os 1.6 estão ficando escassos no mercado e tmbm foi feito p/ economia, na minha opiniao eu não mexeria nesse motor. Deixava guardado e comprava um outro motor.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.