Monza 1.6 mais esperto...

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
beto.piteco
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Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por beto.piteco »

Estava pensando em deixar o Hatch 1.6 alcool mais esperto, mas sem gastar muito.
Pelo que andei pesquisando cheguei a seguinte receita:
- Trocar o cabeçote pelo do 1.8 ou 2.0 (pois tem valvulas bem maiores, o que melhora a aspiração e escape);
- Trocar o coletor de admissão pelo do Kadett 1.8/2.0 carburado;
- Trocar o carburador original de corpo simples por um 3E;
- Trocar o câmbio pelo do Kadett GSI (que tem relações de marchas mais próximas, como do Monza S/R).

Mas tenho algumas dúvidas:
- Me disseram que para usar o coletor de admissão para carburador 2E/3E o cabeçote tem que ser Fase II, se não o coletor não encaixa. Isso é verídico?
- Alguém sabe qual é o código do câmbio do Kadett GSI ? Me falaram em F18...

Ah, se algém tiver mais alguma dica...
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500EF
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por 500EF »

Nenhuma destas alterações vai deixar você satisfeito com o desempenho, e qualquer uma delas vai custar caro.

Não vejo muita solução senão turbinar, ou trocar o motor por um outro maior.

Outro dia mesmo postaram uma foto de um motor de astra belga completo, com injeção, chicotes, e tudo mais, por 2.500.

Talvez pegando um 2.0 carburado, com o seu entrando na base de troca, saia mais em conta que ficar trocando um monte de peça que não vai trazer ganho... :wink:
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Exatamente, em uma preparação aspirada, não basta trocar um componente, é preciso fazer uma troca geral, deixando dessa forma as modificações coerentes e com um resultado no desempenho, senão tu gasta ai R$800 e tem um ganho quse que zero.
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500EF
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por 500EF »

O pior é que numa preparação aspirada, o que se faz normalmente é colocar comando de maior duração, trabalho de cabeçote, mais alimentação, escape aberto, etc. Com isso, seu carro vai ficar mais fraco do que já é em baixas rotações, e muito mais beberrão.

Por isso não compensa fazer isso em um carro de uso diário. :wink:
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

E outra 1.6 turbinho, vai ficar muito esperto, bem gostosinho de andar!!!!
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beto.piteco
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por beto.piteco »

Esta receita que citei acima está baseada no que a própria GM fez nos motores 1.8 quando adotou carburador de corpo duplo, usando válvulas maiores e uma alimentação mais eficiente, e é justamente esta a parte que mais restringe o desempenho do motor 1.6 (válvulas pequenas e carburação limitada).
A idéia de usar um câmbio com relações de marchas mais próximas entre si é de justamente aproveitar melhor a menor potência do motor 1.6.
A intenção não é montar um foguete, mas de apenas ter um pouco mais de agilidade sem precisar trocar o motor...

Se alguém tiver mais sugestões, de como fazer o 1.6 ficar mais esperto... pode escrever!!!
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Diego Paiva »

beto.piteco escreveu:Esta receita que citei acima está baseada no que a própria GM fez nos motores 1.8 quando adotou carburador de corpo duplo, usando válvulas maiores e uma alimentação mais eficiente, e é justamente esta a parte que mais restringe o desempenho do motor 1.6 (válvulas pequenas e carburação limitada).
A idéia de usar um câmbio com relações de marchas mais próximas entre si é de justamente aproveitar melhor a menor potência do motor 1.6.
A intenção não é montar um foguete, mas de apenas ter um pouco mais de agilidade sem precisar trocar o motor...

Se alguém tiver mais sugestões, de como fazer o 1.6 ficar mais esperto... pode escrever!!!
O problema é que as coisas que vc citou, vão sair mt caras :? o custo-beneficio não compensaria.

Mas se vc não estiver preocupado com gastos, ai são outros 500 :roll:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
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Marcel Murai
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Re: Monza 1.6 mais esperto...

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Eu acho melhor por um motor 1.8 ou 2.0 ao invés de mexer no 1.6. Os 1.6 estão ficando escassos no mercado e tmbm foi feito p/ economia, na minha opiniao eu não mexeria nesse motor. Deixava guardado e comprava um outro motor.
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