RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por WALDSR »

Certo Waldir.
Lembro de alguns termos inéditos na época:
Radiador selado
Embreagem eletromagnética (Corcel II e Chevette 1.6) acionada pelo Cebolão no radiador.
Etilenoglicol, que veio junto com o Passat em 74 (carro esquisito, ventilador elétrico que fica parado e fora do motor, bloco inclinado, suspensão com amortecedor dentro da mola e uma só bandeja e uma tal junta homocinética...).
V1, V2, T.O.Imagem
cleyton
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 279
Registrado em: 06 Jul 2007, 15:10
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por cleyton »

waldir escreveu:Cleyton,

Eu não vi nada de errado, e o item 8 se refere ao ensaio de corrosão para Latão, Solda, Ferro Fundido, Alumínio, Aço Carbono.

Se vc está preocupado faça o controle sobre a Condutividade Eletrica, quando chegar a 0,30V (300 milivolts) troque o aditivo.

waldir
Waldir primeiramente parabéns ótimo tópico.
Acabei de medir está em 0,11 v então não fui tão enganado assim, pena que não medi antes pra ver a diferença.
No meu Classic 11/12 que está com liquido original esta com 0,05 v.
Valew :smt023
Monza SL/E 86/87 - 2.0 - 2P - Cinza - Álcool
"Gastei quase todo o meu dinheiro com meu Monza SL/E, o resto eu desperdicei..."
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por waldir »

Mas, para os motores e radiadores antes de 70 penso que eram funcionais por que os radiadores eram de cobre ou latão (vi uma informação que atacaria o alumínio, não sei se é real), os cabeçotes de ferro fundido como os do bloco (em sua grande maioria) e a ventoinha funcionava direto e penso que não havia VT e o uso do óleo por si só não aumentava a a temperatura da fervura além da pressurização que jogava para 106 a 110ºC

Mas recomendava-se nos primeiros Monzas cerca de um copinho de café de óleo soluvel (30ml) e 40% de etilenoglicol + água.

Mas, se eu conseguir pesquisar a respeito com mais profundidade virei aqui postar as correções ao meu comentário acima.
WALDSR (quase chará)

Na pesquisa que eu fiz na WEB, além do Monza no início, não encontrei nada sobre a utilização concreta de óleo solúvel.

Os Aero Willys, Simca, utilizavam água torneiral.

A bobagem que falei foi "penso que não havia VT" Ela existia na realidade, mas como hoje (erroneamente) eram dispensadas, tiradas para não aumentar a pressão e diminuir a possibilidade de fervura devido travamento fechada. A pressão nos sistemas antigos atingiam mais que 2 bar e a fervura era superior aos 106ºC dos veículos atuais.

Já em 1970 nos EUA e Inglaterra já usavam o etileno glicol no percentual de 40% para evitar o congelamento que estourava mangueiras e radiador, por que a água congelada aumenta em 9% seu volume... e na época começaram a ser desenvolvidos óleos lubrificantes direcionados para o inverno: 10W, 20W50 etc.

Na verdade o óleo solúvel que era colocado era cerca de 20 a 30ml para 7.000ml, não era nada, não tinha além de ser anticorrosivo (que era esperado) nenhum poder de aumentar o limite de fervura ou de congelamento. Isto somente foi conseguido com o etileno glicol..

Por ser derivado de petróleo o óleo combustível ataca as mangueiras de borracha...(hoje em dia há óleo soluvel orgânico) aproveito para afirmar que alguns mecânicos tem costume de 'meter uma dedada de graxa na mangueira quando vão encaixá-la nas peças de alumínio ou plastico. Além de sujar o sistema de arrefecimento e boiar no reservatório de expansão, deteriora a borracha e causa vazamento. O ideal é utilizar detergente liquido na falta de um lubrificante inerte... KY por exemplo :D :D :D ou os usados em junções PVC que ustilizam aneis de borracha.

Havia também quem colocasse um pouco de querosene no liquido de arrefecimento, mas também por ser derivado de petróleo, ataca/va as mangueiras.

Resumindo: nada melhor que monoetilenoglicol... até os polímeros são questionáveis... em primeira instância servem apenas para paises tropicais em localidades onde a temperatura não não atinge o ponto de congelamento.

Este tópico está em aberto para informações mais consistentes de quem vivenciou os veículos que antecederam o Monza.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por WALDSR »

Grato Waldir.
Nada como um pouco de história para se entender a evolução do liquido de arreferecimento.
Conheço quem ainda utiliza óleo solúvel, apenas para prevenir ferrugem e tb pelo custo.

Lembro de um Opala que qdo acelerava, a mangueira que ia para a bomba, murchava, restringindo o fluxo.
A mesma, internamente estava deteriorada e a malha metálica toda corroida. Usava água torneiral.

E no Recife, é comum retirar a VT e tb instalar uma chave bypass para a ventoinha.

Abç.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por waldir »

Waldsr e Amigos,

complementando a informação sobre o óleo solúvel:

http://www.hcvc.com.au/forum/YaBB.pl?num=1295306241

Re: Óleo Solúvel em Radiadores
Responder # 1 - 18.01.2011 às 11:49:16
Oi
Você costumava comprar pequenas garrafas de óleo solúvel Super Cheap Auto para radiadores e usei isso no meu antigo desgastado Mazda Ute por cerca de 4 anos antes de vendê-lo e nesse tempo sem problemas, mas a longo prazo??
Eu também uso óleo solúvel em todos os meus motores estacionários, então quando eu drenava a água deixava uma película oleosa atrás, não tinha ferrugem dentro do encanamento de água . Em um motor moderno Foi-me dito que não seria uma boa idéia, mas nunca tive uma razão exata pela qual
Ian

Re: Óleo Solúvel em Radiadores
Responder # 2 - 18.01.2011 às 00:57:10
Há quatro principais razões pelas quais o óleo solúvel tem caído em desuso nos últimos 20 ou 30 anos.

1. Óleo Solúvel ataca a borracha .. e, como tal, irá degradar mangueiras, selos e borracha em juntas, mais rápido do que o esperado.

2. Componentes do solúvel formam uma capa oleosa nas superfícies internas que inibe a transferência de calor.

3. Óleo solúvel é propenso à degradação microbiológica. Isto é, de microrganismos tais como aqueles que criam algas em combustível, entram em contato com o óleo solúvel e se decompõem, tornando assim o óleo ineficaz em parar a corrosão. (torna-se o meio ácido)

4. Os motores modernos contêm grandes quantidades de ligas exóticas e quantidades crescentes de plásticos. As ligas de alumínio e ligas de magnésio são comumente usados em blocos, cabeçotes e os principais componentes do motor.
Plásticos e resinas são usadas em tanques de radiador e mangueiras. Óleo solúvel não é um inibidor de corrosão eficaz quando você tem essa grande mistura de componentes altamente incompatíveis, que promovem a corrosão por eletrólise.
Estas modernas, ligas exóticas e plásticos, produzem uma ampla gama de produtos químicos, quando eles começam a se degradar, do que o velho estilo, motores de ferro fundido.

Assim, especificamente desenhados, inibidores mais-precisamente-alvo de corrosão do sistema de arrefecimento, foram desenvolvidos para estes motores modernos, para combater os efeitos dessa ampla gama de compostos químicos destrutivos.

Se você usar o OEM inibidor desenvolvido pelo fabricante do seu motor, você tem o refrigerante correto para o seu motor.

Nos velhos tempos, a corrosão era simplesmente o produto da oxidação do ferro pela água, criada por minerais na água, era o único problema que você tinha de lidar.

Hoje em dia, a corrosão do sistema de refrigeração é um processo químico complexo que envolve altas temperaturas (motores mais modernos operam em torno do ponto de ebulição de 100 ° C ou 212 ° F) .. reações químicas complexas criadas por metais e materiais exóticos .. e uma gama de diferentes refrigerantes, muitas das quais utilizam produtos químicos básicos que são incompatíveis.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por frfavoreto »

waldir escreveu: Se fizer uma limpeza no sistema até a água sair limpa e colocar um aditivo na proporção indicada não deverá ocorrer vazamentos por que os aditivos com monoetilenoglicol ou com polímeros não fazem a ‘decapagem’ das incrustações. Vão proteger o sistema da continuidade da erosão devido a redução drástica da condutividade elétrica.
Waldir, permita-me discordar desta afirmação uma vez que é de vasto conhecimento que mesmo após uma limpeza no sistema a adição de um bom aditivo em quase 100% dos casos provoca o aparecimento de vazamentos, nesses casos como citado. Mesmo com a água saindo bem limpa uma limpeza simples não remove as crostas de corrosão.

Particularmente eu acho esses produtos de limpeza de radiadores extremamente agressivos a ponto de eliminar "algo" além da sujeira, forçando o aparecimento de vazamentos. Basta fazer uma aplicação de aditivo, esperar uns 2 dias e fazer nova troca que já estará bem limpo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por waldir »

Waldir, permita-me discordar desta afirmação uma vez que é de vasto conhecimento que mesmo após uma limpeza no sistema a adição de um bom aditivo em quase 100% dos casos provoca o aparecimento de vazamentos, nesses casos como citado. Mesmo com a água saindo bem limpa uma limpeza simples não remove as crostas de corrosão.

Particularmente eu acho esses produtos de limpeza de radiadores extremamente agressivos a ponto de eliminar "algo" além da sujeira, forçando o aparecimento de vazamentos. Basta fazer uma aplicação de aditivo, esperar uns 2 dias e fazer nova troca que já estará bem limpo.
Favoreto, obrigado por comentar e divergir, porém,

Se você voltar a ler o texto anterior (mito) vai perceber que lá se refere ao aditivo de limpeza, que é corrosivo e poderá soltar as incrustações com risco de se acumular na VT e ou no radiador obstruindo passagens e dificultando o arrefecimento, além de ao soltar as incrustrações poderá ali naqueles lugares abrir um orifício e que com a pressão de 2 bars leve a vazamentos.

O que eu coloquei a seguir foi: Se fizer uma limpeza no sistema até a água sair limpa e colocar um aditivo na proporção indicada não deverá ocorrer vazamentos por que os aditivos com monoetilenoglicol ou com polímeros não fazem a ‘decapagem’ das incrustações. Vão proteger o sistema da continuidade da erosão devido a redução drástica da condutividade elétrica.

obrigado

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por DÉCO »

.
MUITO IMPORTANTE:

Ja que este tópico fala sobre "liquido de arrefecimento" e eu estava procurando um lugar para postar um teste do INMETRO sobre ADITIVO de arrefecimento, acreditei sensato postar ele aqui neste seu tópico WALDIR.

ESTAMOS SENDO ENGANADOS, existem produtos que nao sao ADITIVOS e sao vendidos como tal e nao cumprem totalmente todas as açoes que um bom ADITIVO deve oferecer, fora alguns que possuem 98% de agua :shock: ASSALTO A MAO ARMADA !!!

MUITO IMPORTANTE :

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder