1.12A .• VENTILADOR DO RADIADOR DE BAIXA E ALTA VELOCIDADE CONTROLADO PELO ECM (VEÍCULOS COM AR CONDICIONADO).
Os veículos equipados com ar condicionado dispõem de duas velocidades no motor do ventilador do radiador do sistema de arrefecimento: a de baixa velocidade e alta velocidade (veja a figura 1.12A-1).
O motor do ventilador funcionará em baixa velocidade quando o motorista ligar o sistema de A/C (ar/condicionado) através do interruptor localizado no painel. Nesse momento o motor não será acionado em alta, pois somente o relê do ventilador de baixa velocidade está ativada pelo controle de aterramento feito no ECM (ECU/UCE), onde o motor do ventilador está sendo alimentado através de um resistor.
A operação em Alta Velocidade do ventilador do radiador do Sistema de Arrefecimento também é controlado pelo ECM através do terra do relê do ventilador de alta velocidade. Esse relê será ativado conforme os sinais de: temperatura do motor, da pressão da linha de baixa do sistema do ar condicionado e da velocidade do veículo.
Se o ECM constatar algum problema com a temperatura muito alta ou muito baixa (no seu diagnóstico do problema registrará o Código de Falha 14 ou 15), e o ECM ligará o ventilador de alta velocidade para proteger o motor.
O ECM também fará acionar o ventilador em alta velocidade ao utilizar o modo de ajuste do CO, e no Modo de Serviço de Campo.(jump no conector ALDL) Consulte o capítulo, “Modulo de Controle Eletrônico (ECM) e sensores”.
O ECM ligará o ventilador do sistema de arrefecimento em Alta Velocidade, se houver os seguintes sinais de entrada: a temperatura do líquido de arrefecimento estiver acima de 102ºC, a velocidade do veículo estiver abaixo de 86 km/h e se o interruptor de ciclagem do A/C acusar a pressão alta na linha de baixa pressão.
Uma vez ligado o ventilador em alta velocidade, o ECM fará o seu desligamento, se reaparecerem os seguintes sinais de entrada: a Temperatura do Liquido de Arrefecimento abaixar a 95ºC, não houver registros dos Códigos 14 ou 15 aos diagnósticos de problema, se o modo de ajuste do CO não for ativado, se a velocidade do veículo estiver maior que 90 Km/h, e se o interruptor de ciclagem do A/C indicar a pressão normal na linha de baixa pressão.

1.12B - VENTILADOR DO RADIADOR DE BAIXA E ALTA VELOCIDADE CONTROLADO PELO ECM (VEÍCULOS SEM SISTEMA DE AR CONDICIONADO).
Descrição Geral.
Os veículos não equipados com o sistema de ar condicionado possuem apenas um modo de operação para o ventilador do radiador do sistema de arrefecimento: de alta velocidade (veja figura 1.12B-1)
O funcionamento do ventilador do sistema de arrefecimento é controlado pelo ECM, pelo aterramento do relé do ventilador de alta velocidade, que depende: da temperatura do motor e da velocidade do veículo. Se aparecer um Código de Diagnóstico 14 ou 15 (entrada do sinal de temperatura muito alta ou muito baixa), o ECM ligará o ventilador de alta velocidade para proteger o motor.
Além disso, o ECM ligará o ventilador em alta velocidade quando: estiver no Modo de Ajuste do CO, ou no Modo de Serviço de Campo, conforme visto em “Modo de Controle Eletrônico (ECM) e sensores”. (jump no conector ALDL)
O ECM ligará o ventilador do sistema de arrefecimento em alta velocidade se o sinal na entrada do Sensor de Temperatura do Líquido de Arrefecimento estiver acima de 102ºC e a velocidade do veículo estiver abaixo de 86 km/h
Uma vez ligado o ventilador em alta velocidade, será desligado pelo ECM se o sinal de entrada da Temperatura do Líquido de Arrefecimento estiver abaixo de 95ºC, na ausência do Modo de Ajuste do CO, e a velocidade do veículo for maior de 90 km/h.

FONTE: MANUAL OFICIAL MONZA E KADETT - GM - São Caetano do Sul Abril/95
Disponível neste forum