O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 05 Nov 2013, 20:08
Vou desabafar com vocês.
Neste ultimo sábado fui a um encontro com nossos Amigos monzeiros-RJ, evento muito bom e na hora de vir embora meu carro não queria pegar, logo imaginei que o problema era o mesmo que eu já estava tendo de às vezes o bico não injetar e eu ter de jogar um pouco de gasolina na TBI, então tirei a tampa do filtro de ar, mas antes de jogar gasolina ele pegou. Ótimo fui apra minha casa (uns 80 km) e no domingo fui sair com minha esposa, mas do nada o carro morreu e não pegou mais, fui olhar se tinha centelha na bobina e não tinha.
Verifiquei se a bomba de gasolina funcionava com motor de arranque girando o motor e funcionava, achei que fosse o HEI então, como eu tenho um na mala troquei ele e a bobina de alta, e nada do carro pegar, então reboquei o carro para casa.
Hoje cedo medi a bobina impulsora e tava com 900 ohms, estava ok então testei os dois módulos HEI com multímetro e estão ok, ai fui analisar o conector da bobina impulsora e tava mal crimpado e oxidado, soldei e limpei, religuei o modulo HEI e coloquei uma vela na ponta do cabo que sai da bobina e pronto tinha centelha novamente.
Reinstalei a tampa do distribuidor religuei todos os terminais e liguei o carro sem o filtro de ar (que eu já tinha tirado para ver se o bico pulsava), pronto funcionando perfeitamente, desliguei e fui montar o filtro, mas dei por falta de uma porca, procurei e não achei, mas como eu podia ter perdido na rua quando enguicei não dei tanta importância (repito procurei ela superficialmente pelo cofre do motor), religuei o motor observando se teria alguma alteração no funcionamento do motor e tava sereno como deve ser, deixei funcionando na lenta por 30 minutos e desliguei o motor sem apresentar nenhum problema.
Após um tempo sai andei com o carro e ao entra na garagem voltando ele deu um estouro e morreu, tentei ligar novamente mais parecia que tava travado.
Logo retirei as velas, retirei a proteção das correias e tentei girar o motor pela polia da arvore de manivelas e senti que estava travado mesmo. Soltei todas as correias e novamente tentei girar a polia e neste momento consegui dar varias voltas sem travar, me senti aliviado e dei na chave para ver se estava leve mesmo e estava, então julguei ser a bomba d’água travada, mas ao rodar sua polia com as mãos ela tava livre ai fui rodar a polia do vira novamente e senti que novamente a polia estava leve até um certo ponto ai travava e eu tinha de voltar à polia, ou seja, gira para um lado e para o outro, porém trava em ponto especifico.
Constatei que este travamento ocorre no momento que o terceiro pistão está em cima, com isto conclui que a famigerada porca caiu dentro da TBI e foi sugada para o terceiro cilindro e está travando o mesmo.
Desculpem pelo livro, mas pergunto:
Existe outra possibilidade?
Quais os danos posso ter tido?
Se eu tirar somente o coletor de admissão e conseguir pescar a porca com auxílio de um imã e um arame, posso tentar ligar o motor novamente e ver se funciona normalmente?
Existe algum risco de ter afetado as bielas e seus casquilhos?
Se tiver furado o pistão o que seria aconselhado fazer?
Se tiver riscado a camisa posso encamisar apenas este cilindro?
Se tiver ovulado o comando de válvulas, tenho de trocá-lo?
Enfim to perdido.
NOTA DO MODERADOR - index do tópico
compra do bloco novo, instalação, montagem, finalização e testes: pagina 5° te a pagina 11°.
NOTA DO MODERADOR - index do tópico
usuários de Monza 82-86(fase 1) vão ter que atualizar o sistema de transferência de torque da caixa F16 que vem de fabrica para o modelo mais novo de Monza 87-93. O volante, plato,embreagem do Monza 82-86 não é compatível com o layout de fixação atual que foi modificado desde 87 e dura até os dias de hoje. Os engenheiros aumentaram o "poder de fixação" com parafusos de maior bitola, notaram que ficou fraco no modelo fase 1. pagina 12°
NOTA DO MODERADOR - index do tópico
Arquivo técnico para fabricação do tampão da vareta de oleo
https://onedrive.live.com/redir?resid=D ... file%2cPDF
Neste ultimo sábado fui a um encontro com nossos Amigos monzeiros-RJ, evento muito bom e na hora de vir embora meu carro não queria pegar, logo imaginei que o problema era o mesmo que eu já estava tendo de às vezes o bico não injetar e eu ter de jogar um pouco de gasolina na TBI, então tirei a tampa do filtro de ar, mas antes de jogar gasolina ele pegou. Ótimo fui apra minha casa (uns 80 km) e no domingo fui sair com minha esposa, mas do nada o carro morreu e não pegou mais, fui olhar se tinha centelha na bobina e não tinha.
Verifiquei se a bomba de gasolina funcionava com motor de arranque girando o motor e funcionava, achei que fosse o HEI então, como eu tenho um na mala troquei ele e a bobina de alta, e nada do carro pegar, então reboquei o carro para casa.
Hoje cedo medi a bobina impulsora e tava com 900 ohms, estava ok então testei os dois módulos HEI com multímetro e estão ok, ai fui analisar o conector da bobina impulsora e tava mal crimpado e oxidado, soldei e limpei, religuei o modulo HEI e coloquei uma vela na ponta do cabo que sai da bobina e pronto tinha centelha novamente.
Reinstalei a tampa do distribuidor religuei todos os terminais e liguei o carro sem o filtro de ar (que eu já tinha tirado para ver se o bico pulsava), pronto funcionando perfeitamente, desliguei e fui montar o filtro, mas dei por falta de uma porca, procurei e não achei, mas como eu podia ter perdido na rua quando enguicei não dei tanta importância (repito procurei ela superficialmente pelo cofre do motor), religuei o motor observando se teria alguma alteração no funcionamento do motor e tava sereno como deve ser, deixei funcionando na lenta por 30 minutos e desliguei o motor sem apresentar nenhum problema.
Após um tempo sai andei com o carro e ao entra na garagem voltando ele deu um estouro e morreu, tentei ligar novamente mais parecia que tava travado.
Logo retirei as velas, retirei a proteção das correias e tentei girar o motor pela polia da arvore de manivelas e senti que estava travado mesmo. Soltei todas as correias e novamente tentei girar a polia e neste momento consegui dar varias voltas sem travar, me senti aliviado e dei na chave para ver se estava leve mesmo e estava, então julguei ser a bomba d’água travada, mas ao rodar sua polia com as mãos ela tava livre ai fui rodar a polia do vira novamente e senti que novamente a polia estava leve até um certo ponto ai travava e eu tinha de voltar à polia, ou seja, gira para um lado e para o outro, porém trava em ponto especifico.
Constatei que este travamento ocorre no momento que o terceiro pistão está em cima, com isto conclui que a famigerada porca caiu dentro da TBI e foi sugada para o terceiro cilindro e está travando o mesmo.
Desculpem pelo livro, mas pergunto:
Existe outra possibilidade?
Quais os danos posso ter tido?
Se eu tirar somente o coletor de admissão e conseguir pescar a porca com auxílio de um imã e um arame, posso tentar ligar o motor novamente e ver se funciona normalmente?
Existe algum risco de ter afetado as bielas e seus casquilhos?
Se tiver furado o pistão o que seria aconselhado fazer?
Se tiver riscado a camisa posso encamisar apenas este cilindro?
Se tiver ovulado o comando de válvulas, tenho de trocá-lo?
Enfim to perdido.
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compra do bloco novo, instalação, montagem, finalização e testes: pagina 5° te a pagina 11°.
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usuários de Monza 82-86(fase 1) vão ter que atualizar o sistema de transferência de torque da caixa F16 que vem de fabrica para o modelo mais novo de Monza 87-93. O volante, plato,embreagem do Monza 82-86 não é compatível com o layout de fixação atual que foi modificado desde 87 e dura até os dias de hoje. Os engenheiros aumentaram o "poder de fixação" com parafusos de maior bitola, notaram que ficou fraco no modelo fase 1. pagina 12°
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Arquivo técnico para fabricação do tampão da vareta de oleo
https://onedrive.live.com/redir?resid=D ... file%2cPDF