Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Jordan, não tenho mais a etiqueta no compressor do meu Monza, apesar de ser com R-134a, creio que é algo parecido com o que descreveu. Mas se não me falha a memória, era Nipondenso. Pode ser que agora seja Denso. SEei que o sistema é Harrison.

Só tome cuidado com a aplicação, pois tem com gás R-12 e R134a e, com polias diferentes entre modelos até 90 e de 91 em diante.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por rafamts »

Algum amigo sabe informar quanto vai de óleo no compressor do Monza? O meu é 1994 mas está usando gas r134a. Meu compressor e original do carro. Também gostaria de saber se tem alguma forma de verificar o nível de óleo do compressor.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por tyo »

rafamts escreveu: 12 Jan 2020, 15:16 Algum amigo sabe informar quanto vai de óleo no compressor do Monza? O meu é 1994 mas está usando gas r134a. Meu compressor e original do carro. Também gostaria de saber se tem alguma forma de verificar o nível de óleo do compressor.
Não tem como verificar o nível não, segundo a essa tabela: http://k2arcondicionado.com.br/2016/12/ ... as-e-oleo/ vai esse tanto de oleo:
COMPONENTES QUANTIDADE DE ÓLEO A SER REPOSTO
Evaporador Adicionar 50cc
Condensador Adicionar 50cc
Filtro Secador Adicionar 30cc
Mangueira Descarga Adicionar 20cc
Mangueira Sucção Adicionar 15cc
Mangueira Liquida Adicionar 10cc
Tubo Adicionar 10cc
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por rafamts »

O filtro secador para r134 dá certo no sistema r12?
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

rafamts escreveu: 15 Jan 2020, 16:03 O filtro secador para r134 dá certo no sistema r12?
Bom dia. Certo dá, porém a posição da válvula que difere.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por rafamts »

CristianoHi-tech escreveu: 09 Fev 2020, 06:40
rafamts escreveu: 15 Jan 2020, 16:03 O filtro secador para r134 dá certo no sistema r12?
Bom dia. Certo dá, porém a posição da válvula que difere.

Obrigado
LUCIANO LAZZARIN
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 63
Registrado em: 13 Ago 2008, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por LUCIANO LAZZARIN »

tyo escreveu: 12 Jan 2020, 17:46
rafamts escreveu: 12 Jan 2020, 15:16 Algum amigo sabe informar quanto vai de óleo no compressor do Monza? O meu é 1994 mas está usando gas r134a. Meu compressor e original do carro. Também gostaria de saber se tem alguma forma de verificar o nível de óleo do compressor.
Não tem como verificar o nível não, segundo a essa tabela: http://k2arcondicionado.com.br/2016/12/ ... as-e-oleo/ vai esse tanto de oleo:
COMPONENTES QUANTIDADE DE ÓLEO A SER REPOSTO
Evaporador Adicionar 50cc
Condensador Adicionar 50cc
Filtro Secador Adicionar 30cc
Mangueira Descarga Adicionar 20cc
Mangueira Sucção Adicionar 15cc
Mangueira Liquida Adicionar 10cc
Tubo Adicionar 10cc
Bom dia senhores. Estou fazendo todo o processo de limpeza do sistema, troca do filtro, tubulações, desmontagem do compressor e limpeza, troca de selo, etc.

Minha dúvida é com relação ao volume de óleo é a seguinte:
Adiciono somente os 200 ml de óleo PAG no compressor ou é necessário adicionar esses volumes de óleo nas outras partes do sistema?
Atenciosamente,
Luciano Lazzarin

2008 - 2011 - Monza Class 2.0 - 1993
2011 ... - Astra GSI 2.0 16v - 2003
Eder93
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 34
Registrado em: 13 Jun 2012, 17:21
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por Eder93 »

Pessoal me perdoem a pergunta, mas é porque eu passei horas usando a ferramenta de pesquisa e não encontrei.
Eu queria saber quais os valores de pressão para os pressostatos do Monza R12 e R134a para poder resolver meu problema do ar estar gelando pouco. Eu já troquei tudo do sistema, e quando eu falo tudo e quase tudo mesmo. Compressor, condesador, canetinha, filtro acumulador, pressostatos... Eu até já levantei esse meu problema em outro tópico. Mas como não consegui resolver, estou partindo para entender o funcionamento dos presostatos, pois eu acho que são eles a causa do ar gelar pouco.
Usando o gás R134a com os pressostatos do R12 (todos substituídos por novos) percebo que a ventoinha logo é acionada na segunda velocidade quando ligo o ar-condicionado mesmo com o motor frio (isso não era pra acontecer, a não ser se as pressões estiverem altas) e acredito que o compressor fica ciclando, pois escuto o relé armando e desarmando. Há gás no sistema e não há vazamentos nem obstruções, isso já foi verificado, fiz limpeza em toda a tubulação inclusive no evaporador da caixa em baixo do painel, eu até coloquei o gás recentemente, pois cheguei a trocar o condensador por um novo de mesma dimensão do original.

Por isso gostaria de saber quais as pressões dos pressostatos de alta e da segunda velocidade da ventoinha do Monza 96 que usa o R134a, para ver se consigo encontrar os pressostatos compatíveis para uma adaptação (pois não acho mais os originais, até encontrei um de alta no ML mas o vendedor está cobrando 4x mais o valor comercial e nem dá para ter certeza se a peça é nova) e comparar com as pressões dos pressostatos do Monza 93 (R12), nos quais eu comprei, instalei e estou achando que são eles que estão trabalhando antes da pressão ideal. Pois li aqui no fórum que a pressão do R134a é maior do que a do R12.

Se tiverem o link do manual onde eu encontro essas informações eu também agradeço, pois os links que eu encontrei não funcionam mais.
Monza, muito mais que um carro! :ok:
Responder