Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Fiz uma limpeza parcial, digamos assim. Tenho ciencia que não foi a maneira mais correta, mas, enfim:
Tirei o filtro secador e condensador e lavei com alcool; compressor e evaporador não desmontei para limpeza.
Feito isso, foi montado novamente tudo e colocado nitrogenio para testar vazamentos e ajudar a limpar o sistema;
Nota: troquei todos o'rings das conexões que desmontei;
Compressor, não mexi em nada, nem sequer o tirei do lugar.
o detalhe é que na hora não apresentou vazamento, so depois nas valvulas, como descrevi anteriormente.
Sei que talvez não fiz da melhor maneira possível a revisão do ar, mas, deu resultado, considero o AC do monza melhor que o AC de um diplomata 87 que eu tinha. E olha que o do opala era muito bom, faço essa comparação por que os dois possuem o mesmo modelo de compressor.
Acho que o problema que tive com as valvulas foi por causa do tempo parado mesmo, como foi dito, pois se não certamente outros itens como mangueiras iria sofrer com o uso do r134a.
Tirei o filtro secador e condensador e lavei com alcool; compressor e evaporador não desmontei para limpeza.
Feito isso, foi montado novamente tudo e colocado nitrogenio para testar vazamentos e ajudar a limpar o sistema;
Nota: troquei todos o'rings das conexões que desmontei;
Compressor, não mexi em nada, nem sequer o tirei do lugar.
o detalhe é que na hora não apresentou vazamento, so depois nas valvulas, como descrevi anteriormente.
Sei que talvez não fiz da melhor maneira possível a revisão do ar, mas, deu resultado, considero o AC do monza melhor que o AC de um diplomata 87 que eu tinha. E olha que o do opala era muito bom, faço essa comparação por que os dois possuem o mesmo modelo de compressor.
Acho que o problema que tive com as valvulas foi por causa do tempo parado mesmo, como foi dito, pois se não certamente outros itens como mangueiras iria sofrer com o uso do r134a.
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Ainda nao lavei , pois esta tudo desmontado. lavo com thinner e ar comprimido?willian silverstar escreveu:
fez limpeza em todo sistema?
- willian silverstar
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
pablopttm escreveu:Ainda nao lavei , pois esta tudo desmontado. lavo com thinner e ar comprimido?willian silverstar escreveu:
fez limpeza em todo sistema?
Sugiro a você a usar o gás liquido 141b
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Willian, meu A/C já tem anos que não funciona! O compressor quando acionado fica roncando muito alto,e também não tem mais gás no sistema. Então também vou fazer a troca do sistema r-12 para r-134a ,estou pensando em comprar o compressor do kadett 98 e fazer manutenção nele no que for preciso,mas minha duvida é, como eu faço para limpar o sistema do A/C completamente? queria poder fazer tudo em casa e levar no cara do A/C só pra colocar gás. Abraços
- willian silverstar
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
saul jorge escreveu:Willian, meu A/C já tem anos que não funciona! O compressor quando acionado fica roncando muito alto,e também não tem mais gás no sistema. Então também vou fazer a troca do sistema r-12 para r-134a ,estou pensando em comprar o compressor do kadett 98 e fazer manutenção nele no que for preciso,mas minha duvida é, como eu faço para limpar o sistema do A/C completamente? queria poder fazer tudo em casa e levar no cara do A/C só pra colocar gás. Abraços
Compressor roncando pode ser esfera do pistão gasta ,ou ferrugem acumulado por causa de umidade ,o de um amigo meu estava ,enferrujado por dentro,por causa de umidade.O seu pode ser isso ou pode ser o rolamento da polia,mais acho pouco provável ,que você citou que só ronca quando aciona o A/C.Mais só abrindo para ver
Se tiver um do Kadett bom que esteja com descarga e sucção (puxando e soltando)póde pegar revisar o bicho e usar,acho que dá certinho no monza não me lembro certinho,creio que deve servir pois o monza e o kadett usam a mesma mecânica.Esse compressor do kadett já é para o R134 não necessita de ser desmontado para limpeza interna.
Só tirar a tampa para troca o selo .
Você de citou tambem de fazer o serviço em casa,seria uma boa se você ter as ferramentas adequadas,mais se não ter nem se arrisque
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Quais ferramentas Willian? Tem alguma especifica? A respeito desse selo,tem alguma loja na web que encontra? Na minha região quase ninguém trabalha com A/C automotivo,Tem uma mecânica que apenas recarrega o gás.Se o compressor do kadett servir, melhor ainda,ai só vou ter que comprar o acumulador do r13.Mas minha duvida em questão é de como efetuar a limpeza, e o que é necessário para tal serviço.Abraços
- willian silverstar
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
Você vai precisar de
UM cilindro de nitrogênio
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Retire o acumulador Antigo,depois va ná parede do corta fogo na entrada do evaporador,retire o tubo de expansão ,feche novamente,adicione o gás 141b por todo sistema,pegue a mangueira de carga do manômetro,instale na válvula do cilindro de nitrogênio e assopre para dentro do sistema empurrando o 141b ,faça isso umas 3 vezes até sair limpo,isso é o começo,você tem as ferramentas?
UM cilindro de nitrogênio
Gás 141b
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Retire o acumulador Antigo,depois va ná parede do corta fogo na entrada do evaporador,retire o tubo de expansão ,feche novamente,adicione o gás 141b por todo sistema,pegue a mangueira de carga do manômetro,instale na válvula do cilindro de nitrogênio e assopre para dentro do sistema empurrando o 141b ,faça isso umas 3 vezes até sair limpo,isso é o começo,você tem as ferramentas?
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!
:smt017 :smt017 Pensava que era mais simples,as chaves eu tenho e o manometro eu posso conseguir.Só iria faltar o cilindro de nitrogênio.Outra. pergunta,o gás. 141b serve apenas para limpar as mangueiras?tem que colocar de um lado e esperar sair do outro? Aqui na região. dificilmente. vou encontrar. algem. que trabalhe com qualidade .Obrigado