Substituição do motor parcial

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
JG RESENDE
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2013, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por JG RESENDE »

BOM DIA GENTE. SOU NOVO AQUI NO FORUM. EU TENHO UM MONZA 93 2.0, ACHO QUE VOU TER QUE FAZER RETIFICA, PERGUNTEI P UM VENDEDOR DE UMA CONCESSIONARIA COM MAIS DE 20 ANOS DE EXPERIENCIA, SOBRE TROCAR O MOTOR PARCIAL(PARTE DE BAIXO), ELE FALOU P NAO FAZER TROCA, PRA RETIFICAR MESMO... OUTRO DIA TAVA OLHANDO AQUI PESQUIZANDO INFORMAÇOES SOBRE
RETIFICA E VI A SUGESTAO DE UM MEMBRO(RAFAELO) SOBRE COMPRAR UM MOTOR FAMILIA 2 PARCIAL, MELHOR DO QUE RETIFICA. EU LIGUEI NA ACCIOLY E O VENDEDOR DISSE Q NAO EXISTE MAIS MOTOR P MONZA, NAO SOUBE ME EXPLICAR SE POSSO COLOCAR ESSE MOTOR FAMILIA 2 NO MONZA. E O PIOR DISSE QUE NAO DARIA GARANTIA. DEPOIS LIGUEI PARA OUTRO VENDEDOR NA ACCIOLY DE NOVO (ALEXANDRE) ELE TAMBEM NAO SABIA SE O MOTOR FAMILIA 2 SERVIRIA NO MONZA, E DISSE QUE NAO DARIA GARANTIA, ELES TEM O MOTOR FAMLIA 2 CUSTA 2.528,00. FALOU QUE O MECANICO TEM QUE GARANTIR QUE SERVE SEM ADAPTAÇOES... COMO FAÇO P COMPRAR SEM PERDER GARANTIA, PORQUE MOTOR É MOTOR, SE SERVE PORQUE ELES NAO SABEM INFORMAR? E PORQUE NAO DA GARANTIA? SERA QUE DA P LIGAR NA GM DO BRASIL E INFORMAR? PRECISO DE AJUDA GENTE... POR FAVOR...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Primeiro seja bem vindo Jg Resende :smt023

Puxa vida, que estranho, a Acioly tem uma ótima fama, muito estranho esta atitude deles :?

COM CERTEZA ESTA É A MELHOR OPÇAO .
Procura uma autorizada ou liga no 0800 da chevrolet, que eles te informam onde encontrar.
Depende do caso, procura em Sampa, e pede para emviarem por transportadora.
Agora quanto a garantia, tem que perguntar na Chevrolet sobre isso, talvez na chevrolet eles dao garantia mas eu acho que tem que colocar com eles.

No seu caso, é tirar um e por outro sem dificuldades ou adaptaçoes.

Da uma olhada neste tópico (é só clicar em cima do escrito em azul)

viewtopic.php?f=49&t=28110

Boa sorte
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
JG RESENDE
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2013, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por JG RESENDE »

OBRIGADO DECO PELA ATENÇÃO. POIS É, EU JA TINHA OLHADO NESSE TOPICO, POR ISSO PEDI MAIS INFORMAÇÕES, AQUI NA MINHA REGIÃO OS CARAS SÃO ATRASADOS DEMAIS... LEIGOS ATÉ... DE REPENTE SE UM CHEFÃO DA GM VISSE ISSO ATE REPENSSAVA MUITA COSA... OU TENTEI EM CONCESSIONARIA EM BH(JORLAN) UM CARA QUE DISSE QUE TINHA 26 ANOS DE EXPERIENCIA E NAO FABRICA MAIS MOTOR PRO MONZA, NAO EXISTE, AI TIVE QUE CONTAR QUE VI NO FORUM DOS MONZEIROS, QUE SERIA O MESMO MOTORpARCIAL) QUE EQUIPA O VECTRA, ASTRA, ZAFIRA, MESMO ASSIM NAO SABIA SE O MOTOR FAMILIA 2 SERVIRIA NO MONZA, RSRSRSR... BRINCADEIRA... OU TALVEZ EU ME INFORME MELHOR NA PADARIA OU NO AÇOUGUE... NA ACCIOLY FOI UMA DECEPÇAO... EU DISSE QUE AQUI NO FORUM ME INDICARAM LIGAR LA, E O ALEXANDRE DISSE QUE NAO TEM GARANTIA SE COLOCASSE NO MONZA... VOU TENTAR EM OUTRA CONCESSIONARIA GM PRA VER SE ASSIM ELES COLOCAM E DAO GARANTIA... NUNCA VI TANTO DESPREPARO... PARECE QUE SO ENTENDEM DE ALICATE E E CHAVE... E OLHA LA... TO CONTRARIADO COM ISSO... VAMOS CONVERSANDO PRA VCS PODEREM ME AJUDAR POR FAVOR GENTE...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os motores do Monza, Astra, Vectra, Zafira, Omega e S-10 são todos da Família 2.
Os motores do Corsa, Meriva, Montana, Classic, Celta e Prima são todos da Família 1.

A Accioly vende peças e não tem obrigação de saber se um motor é compatível com outro, já que na aplicação do catálogo não dá fornecido pela montadora não consta essa compatibilidade.
Os motores da mesma Família são compatíveis, mas tem algumas pequenas diferenças, como: roda fônica, posição da vareta de medir óleo, furo para sensor de rotação do motor... Mas, tudo fácil de resolver, mesmo porque alguns não são aplicados ao Monza como o sensor de rotação que ficar desligado e terá função de tampar o furo do bloco. Fico na dúvida apenas das estrias do câmbio para encaixar no motor que ma parece ser diferente nos motores modernos.

Qualquer fabricante não dá garantia se a aplicação do componente não for para o local certo. Até pneus... Se colocar pneus comuns na Kombi ou na Doblô, que usam pneus reforçados, com mais lonas, se der problema não terá garantia.

Então, loja de peças autorizadas como a Accioly ou Bonotti por exemplo, não tem obrigação de saber o que serve ou não se o fabricante não indicar.
Já concessionárias e mecânicas autorizadas já tem essa obrigação, pois fazem manutenções.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse pessoal ta meio desenformado pra nao dizer outra coisa... nao estou falando de ti Resende que fique claro, e sim dos vendedores. é mesma coisa que ir numa loja de tinta e o balconista nao saber qual componente vai em cada sistema de pintura. É OBRIGAÇÃO dele saber oque esta vendendo pra nao causar transtorno(ae é logistica interna da loja que DEVE obrigar esse povo se instruir antes de querer vender). muito comum isso no brasil.... leigos no balcao é uma pratica comum aqui nessa terra. em quanto nao for saude tudo bem rsrsrsr

cara, é a mesma coisa. motor familia 2 nao é da GM pra começar, é da opel, o projeto foi vendido ao brasil em 82. esses motores servem desde um monza 82 como o meu, ate uma zafira 2012 sem adaptar, tudo intercambiável. pessoal tem a mania de olhar o modelo de "carro" e esquece a parte técnica, quem manda é a parte tecnica, o resto é conversa e pode ser descartado...

pode por nao precisar adaptar. eu e mais 3 pessoas aqui dentro fizemos isso e todos estao muito contente, sem fazer adaptaçao alguma. retificar motor familia 2 hoje em dia é rasgar dinheiro ja que sai o mesmo preço ou ate mais caro, fora que nao tem garantia da peça, a minha quando comprei tinha :smt023 , esses bloco novos esta desde 2000 a 3000,00 depende do local. so precisa achar o bloco correto, tem 2.0 flexivel(voltado pro alcool) e tem o modelo gasolina 8V todos. geração FGP

so pra informar, quando comprei meu motor N20XF(fase3 familia 2) o vendedor me falou assim, pode por que é o mesmo motor, como eu ja sabia comprei assim mesmo. comprei na metronorte no parana motor novinho venho com NF em meu CPF, venho transportadora embalada GM, venho com numero de motor de brinde na NF e no bloco estampado, ou seja so apertei os parafuso e legalizar e pronto. no teu caso vai usar apenas o bloco, o resto é tudo do monza carter,escape,etc,etc é aquilo, tem vendedores, e Vendedores... os mais instruídos vao vender mais e chatear o cliente menos :D

obs: como o Carlos disse precisa comprar um sensor de rotação pra tampar o furo, e fazer uma bucha de bronze pra tampar a vareta de oleo... a bucha o leocastro tem o projeto da peça, é so mandar fazer em empresa de tornearia,fresagem,etc nao custa mais de 50,00 a peça.

imagens do meu bloco e motor instalado no monza 82 sem adaptar. uma instalaçao e nao adaptaçao

no suporte original monza, imagem antiga.
Imagem

bloco novo 2.0 flex FGP repare que é o antigo "motor de monza" esse é um modelo 2012 saido do forno.
Imagem
Imagem

tu pode conversar com leocastro veja seu topico e com o Nizer. nos 3 temos bloco FGP no monza sem adaptar. um deles leocastro 2.0 gasolina, eu e o Nizer 2.0 flexpower(modelo alcool)

favor desligue o capslock
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por frfavoreto »

O engraçado é que eu fui numa concessionária Chevrolet na minha cidade, só por curiosidade, e perguntei preços desses motores. O motor 2.0 Gasolina de Astra/Vectra (93386113) custava 4300,00. Já mesmo motor Flex (93386116) estava uns 4200,00.
Perguntei se eles tinham o motor original do Monza, o funcionário consultou no catálogo e encontrou uma peça ainda em estoque, o preço: 5200,00. E olha que é o mesmo motor! Na verdade existe uma pequena diferença, o original gasolina do Astra tem taxa 10,5:1 e do Monza 9,2:1. Nada que um simples ajuste do ponto de ignição não resolva.

O pior de tudo é que quando perguntei sobre esses valores de taxa de compressão ninguém soube me responder na própria concessionária. Cheguei a conversar com o chefe da oficina de lá, nem ele, que trabalha lá desde 1979 soube me explicar isso. Quando eu disse que esses motores F2 2.0 são todos iguais desde o monza 87 até hoje o cara ficou me olhando com cara de tacho, chamou vários mecânicos para a conversa e ninguém sabia disso. Nem mesmo o próprio catálogo eletrônico usado somente nas concessionárias tem essas informações mais detalhadas. Tudo bem que o catálogo não informa isso mas uma pessoa que trabalha há tanto tempo deveria saber sim.
Vi um cliente esperando um câmbio automático novo de seu Cobalt chegar, pois tinha dado um defeito bizarro, o cara estava há mais de 4 meses esperando chegar e a montadora não manda. É impressionante como hoje em dia as coisas são tão difíceis até pra quem trabalha dentro das oficinas credenciadas da própria montadora.

As oficinas nunca vão recomendar trocar o motor, para eles é sempre mais vantajoso retificar porque a mão de obra é bem mais cara.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Olha só Resende, depois do relato do Carlos Feire e do Rafaelo, é dispensavel qq comentario a mais da minha parte, nao foi a toa que te falei que era MELHOR OPÇAO, os caras tem muito tempo de Monzeiros e sao MODERADORES nao é por acaso, tem conhecimento tecnico embasado em experiencias na pratica.
Ta cada dia mais dificil encontrar gente gabaritada em empresas de vendas de um modo geral, mecanicos etc...
O monzeiros ta aqui para isso, pra "destruir" mitos e livrar nós, felizes proprietarios de Monza, das armadilhas de pessoas que as vezes até de boa fé estao profundamente desinformadas.
Eu nao tive a mesma sorte que vc, fiz "retifica" no meu e gastei 3000 conto, ficou bom, mas nada c compara com um motor saido da fabrica, 2013 .
Um motor retificado fica bom, porem, c imagina a quantidade de variacao de temperatura e outras coisas mais este motor ja nao passou, nao da pra comparar, e na verdade, sairia mais barato que retificar, pois pra retificar só a M.O. para desmontar e montar ficaria no minimo uns 600 conto e pra tirar um motor e por outro (que é o caso da compra de uma parcial) nao é pra ficar mais que uns 150 conto.
E outra coisa, com a economia dava pra por um cabeçote roletado de uma vez (no meu caso, nem c for usado, com garantia) e o seu cabeçote usado, tando bom vale uma boa grana na troca pelo roletado, mas isso é outro assunto.

E falar a verdade, um motor comprado na chevrolet,zero km, com nf e tudo pra mim nao precisa nem de garantia !! :lol:
C viu só esta ultima foto do post do rafaelo o motor "dentro da caixa" é coisa de primeira, um verdadeiro presente :D
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Substituição do motor parcial

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:O engraçado é que eu fui numa concessionária Chevrolet na minha cidade, só por curiosidade, e perguntei preços desses motores. O motor 2.0 Gasolina de Astra/Vectra (93386113) custava 4300,00. Já mesmo motor Flex (93386116) estava uns 4200,00.
Perguntei se eles tinham o motor original do Monza, o funcionário consultou no catálogo e encontrou uma peça ainda em estoque, o preço: 5200,00
ao passar desses anos fiz varias e varias pesquisa de campo e entendi como funciona isso na pratica. podem pesquisar pra ver os codigoXvalores.

blocos produzidos pela GM(logo grafado ao bloco) é muito mais caro. blocos monza,kadett,omega.
blocos produzidos pela FGP(logo grafado ao bloco) é muito mais barato. blocos vectra,astra,zafira.

a partir de >2002 todos blocos passaram a ser FGP. por tanto mais baratos, virou produção em larga escala e barateou, esses blocos sao melhores tb arrumaram algumas coisa que no antigo GM nao o fizeram como na galeria de agua mais aberta agora.

frfavoreto escreveu:O pior de tudo é que quando perguntei sobre esses valores de taxa de compressão ninguém soube me responder na própria concessionária. Cheguei a conversar com o chefe da oficina de lá, nem ele, que trabalha lá desde 1979 soube me explicar isso. Quando eu disse que esses motores F2 2.0 são todos iguais desde o monza 87 até hoje o cara ficou me olhando com cara de tacho, chamou vários mecânicos para a conversa e ninguém sabia disso. Nem mesmo o próprio catálogo eletrônico usado somente nas concessionárias tem essas informações mais detalhadas. Tudo bem que o catálogo não informa isso mas uma pessoa que trabalha há tanto tempo deveria saber sim.
concessionária é onde mora a picaretagem,falta de educação,falta de informação, falta de tudo, tenho pelo menos uns 5 casos de abuso ao consumidor, tem o pessoal tem a mania de achar que sai de uma concessionária é que tem de melhor pura ilusão isso. nem sempre isso é verdade.
frfavoreto escreveu: Vi um cliente esperando um câmbio automático novo de seu Cobalt chegar, pois tinha dado um defeito bizarro, o cara estava há mais de 4 meses esperando chegar e a montadora não manda. É impressionante como hoje em dia as coisas são tão difíceis até pra quem trabalha dentro das oficinas credenciadas da própria montadora.
mais um caso dentro de milhares Favoreto... vo aproveitar e fazer meu caso contra a aciolly que me atingiu por 2X e me fez lembrar isso que tu relatou ae. abaixo explico
frfavoreto escreveu:As oficinas nunca vão recomendar trocar o motor, para eles é sempre mais vantajoso retificar porque a mão de obra é bem mais cara.
disse tudo, nao sou eu quem estou falando é a própria GM. apesar de eu ja saber disso, mais vai a fonte e o propósito da empresa nesses bloco parcial, logo abaixo.

palavras deles,abram as citações pra voces verem oque eles dizem: http://www.reparadorchevrolet.com.br/si ... ecote.aspx


agora vai meus 2 casos contra a aciolly(venda online), todas elas foi pra comprar peças novas e originais pro meu motor N20XF, fiz 2 compra em epocas diferentes +- 1 ano entre elas
1° fui bem atendido por email, porem demorou 30 dias pra vim as peças apos o deposito em conta, recebi peças faltando, e peças trocadas. que legal né
2° fui bem atendido por email no primeiro contato, demorou nada menos que 60 dias apos o deposito em conta, nao recebia mais nenhum retorno da empresa quando perguntei oque estava ocorrendo, me enrolaram por 60 dias ja tava quase acionando os meus juridico(pagamento e nao recebimento) foi muito mal atendido no fim das conta, foram "secos" nos comentarios, mal educados e me deixaram questionando se eu fui ou nao lesado. tremenda falta de eduçacao com o cliente. e olha que nao comprei 6 parafusos nao... comprei algumas peças

venda de balcao nao posso falar pq nao moro em SP, mais online sao muito ruim. e conheço mais gente que sofreu o mesmo com essa empresa, ate venda de peça paralela sem informar ao cliente.

hoje so compro de outras rede GM, aciolly pra mim nao recomendo pra ninguém em venda online. eu sei oque aconteceu no meu ultimo caso, os cara esperam mais pessoas pedir um "tubo de ventilaçao" pra a fabrica fazer :smt023 junta um pedido e manda pra fabrica. tanto é que minhas peças vieram datadas como fabricada no mesmo tempo que fiz o pedido.

dae pergunto: nao era mais facil me ligarem e dizerem: OOOOHH cliente! estamos esperando o pedido de mais pessoas... seria mais simples e o cliente ficaria mais calmo, é tao simples isso. simplesmente nao gostei do tratamento que tive, venda online é complicado. compro desde 98 online ja passei desde golpe ate entrega no portao da minha casa sem custo adicional pelo envio, ja vi de quase tudo. e tb adquiri uma boa experiência online


voltando ao assunto, motor retificado pode ficar bom, como pode ficar ruim, é um risco que se corre, aqui dentro tem 2 casos de prejuízo de retificas que lembro. fora o tempo gasto, no caso de um bloco novo ja esta testado e lacrado e balanciado(retifica nao faz isso) e tb nao esta gasto pela retifica, motor retificado trabalha por desgaste pra ficar "novo" retifica so vale apena senao passar dos 2400,00 parte de baixo. isso inclue bomba de oleo nova GM, ja que no parcial vem isso. duvido retifica fazer por menos de 2,4k parte completa de baixo com tudo novo

----------------------

Carlos, li agora seu comentario com duvida em relaçao estria. o bloco nao tem estria do eixo pilo, isso é a parte da embreagem, no caso do monza se usa o volante/plato/embragem do monza(modelo) em questao so acoplar essas peças sem adaptar. tudo sao instalaçao de aplicaçao original.

a estria do eixo piloto mudou nas caixa F17/F22 apenas. sao menos estrias que no padrao GM antigo(monza,kadett,omega,e alguns vectra antigo)
veja imagens do meu caso meu conjunto motriz é F17(voltante,embreagem,plato,caixa F17*) *ainda nao comprei a caixa original desse motor N20XF, no momento vou usar a caixa original 4M F16 porem vou usar o conjunto motriz F16 antigo é logico... é bem simples tudo. quem dita as regras é a caixa no caso.

conjunto motriz F17 novo que tenho guardado. estrias de novo padrao GM menos estrias em relaçao a F16-18
Imagem

volante F17.
Imagem

Imagem
cubo de volante iqual a qualquer motor familia 2 - 82 a 2012 (aceita qualquer variaçao de conjunto F16-F17-F18-F22)


o leocastro tem um bloco "moderno" FGP 2.0 gasolina 8V em seu monza F16
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder