Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Malagoli »

URGENTE galera!!!!

Tenho um Monza SL/E 89, Alcool, motor 1.8... é um bom carrinho sim, mas estou querendo mecher um pouco nele...

Eu gosto muito do desempenho do Monza, mas eu queria deixar ele bem mais nervoso do que é, fazendo leves modificações; Peço a quem sabe sobre o assunto, me dizer oque é possivel fazer nesse meu motor, sem que o danifique (O motor é zerado, não possui nenhum tipo de vazamento, nada.. parece 0Km, e quero que continue assim)..

Alguem me indica alguma alteração? Pretendo mudar o Escape completo, colocar filtros esportivos, velas, cabos de velas... tudo oque for possivel!!! E que não seja absurdamente caro, nem que regasse o motor heim hehe

Ele atualmente:

Imagem

Valeuuuuu galera! :smt023
Editado pela última vez por Malagoli em 24 Fev 2008, 19:29, em um total de 1 vez.
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

viewtopic.php?f=4&t=2572
viewtopic.php?f=4&t=2577

De uma olhada nesses tópicos.

Não há muitas coisas para se fazer mantendo ele original, assim digo de absurdos, mas para uma preparação aspirada que é como tu deseja, vai ser investido um grande capital, e deverá ser feito com quem sabe muito do assunto para não fazer as famosas gambiarras.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Marcell, obrigado pelo "empurrãozinho" cara..

Mas é o seguinte.. li os tópicos, e andei vendo muito sobre mecher nos pistons, rebaixar cabeçote... isso não é coisa pro meu carro cara, não tenho coragem de rebentar ele nesse ponto só pra ganhar uns cavalos a mais ...

To no tipo da coisa: Tenho um motor 95 Cv para andar "tranquilo", não é carro de ..., mas mesmo assim queria ter um desempenho melhor.. sabe quando você quer dar "aquela" pisada, e o ronco do carro até muda?? Então, gostaria de mecher pouco, mas bem..

Será que re-fazendo todo o sistema de escape e colocando filtros esportivos, colocando cabos e velas mais resistentes, o carro ganha um novo ronco, mais nervoso e uns cavalinhos a mais??

Tambem já ouvi falar que Turbo é bom em motor Alcool.. esse é Alcool original, eu teria muita dor de cabeça para colocar um turbo "levinho"?

Vlw! :wink:

Thiago.Classic

Mensagem não lida por Thiago.Classic »

Malagoli escreveu:Marcell, obrigado pelo "empurrãozinho" cara..

Mas é o seguinte.. li os tópicos, e andei vendo muito sobre mecher nos pistons, rebaixar cabeçote... isso não é coisa pro meu carro cara, não tenho coragem de rebentar ele nesse ponto só pra ganhar uns cavalos a mais ...

To no tipo da coisa: Tenho um motor 95 Cv para andar "tranquilo", não é carro de ..., mas mesmo assim queria ter um desempenho melhor.. sabe quando você quer dar "aquela" pisada, e o ronco do carro até muda?? Então, gostaria de mecher pouco, mas bem..

Será que re-fazendo todo o sistema de escape e colocando filtros esportivos, colocando cabos e velas mais resistentes, o carro ganha um novo ronco, mais nervoso e uns cavalinhos a mais??

Tambem já ouvi falar que Turbo é bom em motor Alcool.. esse é Alcool original, eu teria muita dor de cabeça para colocar um turbo "levinho"?

Essa história de filtro de ar, escapamento... é tudo conversa fiada. O que vc consegue, é deixar seu carro mais "solto", claro que dá a impressao que ganhou potencia, mas na verdade o carro só está "respirando melhor". Melhora, sim, o desempenho, mas nada que vá fazer vc ganhar potencia. E, infelizmente, muitas oficinas falam que vao ''aspirar'' seu carro, mas na verdade acabam nao fazendo quase NADA!

Mexer em um carro para aumentar sua potencia requer um investimento alto. O Turbo ainda é a opçao mais barata quando feita "nas coxas" (e mais usada), porém, muitas pessoas turbinam o carro sem saber que a vida útil do motor vai ser drásticamente prejudicada. Turbinar um carro nao é comprar um kit turbo, instalar e regular a pressao. Sao inúmeras modificaçoes que devem ser feitas, a fim de um serviço bem feito e de boa qualidade, como pistoes, anéis de pistao entre outras coisas. Imagine uma plataforma feita para aguentar 10kg de peso: com 15 Kg de peso em cima dela, com certeza ela vai aguentar alguns segundos e em seguida desmoronar, correto? É a mesma coisa com motores.

E, todo carro turbinado é, automaticamente, transformado para álcool. O motivo disso, é que o álcool queima mais rápido que a gasolina. Essa diferença de tempo de combustao faz a gasolina ficar inviável para carros turbo.

Por essas e outras, se for fazer alguma modificaçao no seu motor, faça corretamente, em alguma oficina especializada nesse serviço, ok?

Espero ter ajudado.

Abraço
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Malagoli escreveu:Marcell, obrigado pelo "empurrãozinho" cara..

Não sou expert mas aqui vai:

Sobre cabos e velas:
Eles apenas conduzem eletricidade, os cabos e velas apenas precisam ser modificados se for preciso uma faísca muito mais forte, fora isso, o cabo não vai influenciar em nada pois ele meramente conduz, a menos que seja um cabo vagabundo.

Sobre o filtro esportivo:
Filtro é o seguinte, ele não tem finalidade. Sua filtragem é menor que os originais, pode talvez mudar sim o ronco, mas o filtro esportivo não da mais "força" para o carro, pois ele apenas filtra o ar, na verdade filtra em média 8x menos. Mudança mínima que vai prejudicar o teu motor com o tempo, ou seja burrice.

Sobre o turbo:
Seu carro deve ter uma compressão de 12,0:1, ou seja, uma compressão muito elevada, e no turbo a pressão elevada não é a melhor idéia do mundo. Sem falar que iria tirar a originalidade do motor e seria preciso um investimento de no mínimo um bom capital. Coxins devem ser modificados, e muitos suportes.

Realmente, não tem como modificar o carro assim de forma grande sem ter que mexer na sua estrutura. É meio complicado, mas acho que vão surgir algumas opções aqui para alguns, 20 ou 30cv.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Valeu!
Deu pra dar uma boa esclarecida hehe..

Quanto ao "aliviar o funcionamento do motor", com escapes, filtros... pra mim já é uma boa opção, mas eu queria algo mais que isso..

Meu carburador é o Brosol 2E, mexendo nele dá pra conseguir alguma coisa heim? Sei lá, atualmente ele não está bem regulado (Quando frio não mantém marcha lenta, e quando quente falha de mais - Além de quando você passa de 3.000 Rpm, parece que o 2º estágio trava e o carro fica acelerado em marcha lenta, em torno de 1400 Rpm)..

Quanto ao Turbo, pensei que era só mecher por fora do motor... não quero ter que abri-lo, está muito novo, seria arriscar muito...

Thiago.Classic

Mensagem não lida por Thiago.Classic »

Malagoli escreveu:Valeu!

Quanto ao "aliviar o funcionamento do motor", com escapes, filtros... pra mim já é uma boa opção, mas eu queria algo mais que isso..

Meu carburador é o Brosol 2E, mexendo nele dá pra conseguir alguma coisa heim? Sei lá, atualmente ele não está bem regulado (Quando frio não mantém marcha lenta, e quando quente falha de mais - Além de quando você passa de 3.000 Rpm, parece que o 2º estágio trava e o carro fica acelerado em marcha lenta, em torno de 1400 Rpm)..

Quanto ao Turbo, pensei que era só mecher por fora do motor... não quero ter que abri-lo, está muito novo, seria arriscar muito...
Turbo é como eu falei... colocar sem fazer todas as modificaçoes necessárias é sempre zica certa!

Acho que a melhor coisa que vc pode fazer é procurar um profissional qualificado nessa área. Ele vai saber como tirar toda potencia que seu motor é capaz de oferecer, sem prejudicá-lo.

Abraço!
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Malagoli escreveu:Valeu!

Carburador pode fazer uma diferença enorme, muito grande mesmo. É a tua melhor saída ainda mais com um 2E no teu.
Responder