Restauração Monza GLS 1994 Alcool - Aprendi a dirigir nele!
Enviado: 05 Ago 2013, 11:24
Bom dia pessoal!
Vamos começar a falar da Restauração do meu Monza.
Trata-se de um Monza GLS 1994 Alcool. Quero começar falando um pouco sobre a história desse carro, vamos lá:
Ele foi comprado pelo meu pai em 15/11/2001, com apenas 50.000 km originais, meu pai foi seu segundo dono, o carro estava impecável! Eu nasci em 1989, então nessa época ainda não tinha idade pra dirigir, mas já era louco por carros, e quando vi o Monza foi amor a primeira vista, achei o carro maravilhoso, com todos os acessórios que meu pai nunca teve em carros anteriores, achei a cor linda, o interior muito confortável, fiquei brincando com o vidro elétrico, e adorava quando meu pai ia me buscar na escola e todos meus amigos babavam no carro, era uma nave...
Mas o tempo passou e a nossa situação financeira piorou um pouco (O carro já foi refinanciado duas vezes e esteve a venda por mais de 2 anos, graças a Deus meu pai não teve coragem de vender!!), com isso meu pai precisava viajar com o carro todos os dias em dois trabalhos, nunca teve dinheiro sobrando pra fazer aquela manutenção preventiva, e foi um pouco relaxado com o carro...
Nesse meio tempo eu fui crescendo e com uns 14 anos já ficava insistindo pro meu pai me ensinar a dirigir, ele é um cara meio durão e meio chato com o carro, então relutou um pouco, e quando deixava não era nem 10 minutos com o carro e ele ja queria voltar pra casa... Me lembro que logo de primeira nem deixei ele morrer, ficava prestando muita atenção no meu pai dirigindo, então fazia tudo certinho... O tempo passou um pouco e as vezes pegava ele de madrugada enquanto meu pai dormia, empurrava ele desligado pra fora, e bem longe dava a partida, dava um rolê e voltava pra casa, ele nunca percebeu!!
Bom, o tempo passou mais um pouco e, depois de rodar 500.000 km com o Monzão, ele não aguentou e o motor foi pro saco... isso aconteceu há cerca de 2 anos, e como meu pai não tinha outro carro precisou fazer uma retífica no motor, eu não sei muitos detalhes pois não morava mais com meus pais, só sei que a retifica não ficou muito boa, e tempos depois meu pai arrumou outro carro e essa Nave ficou jogada lá na garagem, pegando poeira, embolorando tudo por dentro, uma tristesa... E eu juntando uns trocados pra comprar ele, não foi fácil pois já morava sozinho, pagava aluguel e meu outro carro (Um Prisma LT 2012)...
Mas depois de muito tempo realizei meu sonho, comprei o Monza do meu pai, agora ele é meu, e vai voltar a velha forma, vamos a restauração!!!
Esse final de semana o levei de guincho até a cidade de Capão Bonito, na oficina do Fabiano (Sul Brasil Auto Serviço). O cara é monstro, muito caprichoso, perfeccionista, manja muito mesmo! A Oficina do cara é muito limpa e organizada, e um grande amigo já restaurou um Monza com ele, isso há mais de 7 anos e o carro continua perfeito!!!
Lá será feita toda a parte mecânica, elétrica e eletrônica! Até ar condicionado ele vai olhar, vai mexer também na direção hidráulica que esta vazando óleo no assoalho, câmbio ele vai deixar mais justinho, freios, suspensão, enfim, ele vai desmontar o carro todinho e fazer tudo que for preciso pra deixar ele zero KM...
O mais bacana é que ele vai me mandar fotos no decorrer do serviço, mas me detalhando tudo que estiver fazendo com o carro, e eu vou postando pra vocês acompanharem junto comigo! Tenho certeza que vai ficar sensacional, e depois confirmo pra vocês como ficou e quanto gastei... Gostaria de poder fazer mais coisa sozinho, mas infelizmente não tenho muitos conhecimentos, uma pena... quem sabe meu próximo Monza será restaurado por mim mesmo!!!
Bom, vamos as fotos do Monzão, não estão muito boas pois o cara do guincho estava com muita pressa, então nem tirei todas que gostaria, mas no decorrer dos serviços vamos conhecendo mais um pouco dele!
Após as fotos gostaria de tirar umas dúvidas com vocês, sobre originalidade e outros pontos...





















Bom, vamos as minhas dúvidas galera..
Eu quero manter esse carro orignal, gosto muito de carros dessa época e gosto deles originais, o Monza é meu preferido, claro!!
Mas tem algumas coisas que gostaria de trocar e queria a opinião de vocês, vamos lá:
- Os vidros elétricos estão muito devagar, muito lentos mesmo, pensei em colocar um motor de vidro elétrico novo, talvez de um carro mais moderno, pra subir mais rápido e tudo mais...
- Gostaria de colocar uma antena elétrica, sei que não tinha nesse modelo, mas acho isso muito bacana, e Monzas mais antigos contavam com esse acessório.
- Estou pensando em colocar Xenom 4300k em todos os faróis (Acho que isso talvez não fique mesmo bacana para um carro dessa época, mas quero a opinião de vocês mesmo assim)
- O rádio original não sei se vou encontrar então gostaria de algumas sugestões de modelos que combinem com o painel...
- Penso em colocar um sonzinho bacana, nada exagerado, só um Sub pra dar um grave legalzinho e tal...
- As chaves do carro estão detonadas, pensei em trocar por chaves igual a do ultimo Vectra...
- O Alarme não é original, e não tenho intenção de procurar esse item, gosto dos mais modernos, pelas funções que temos neles.
Bom, acho que é isso, aguardo o comentário de vocês a respeito do carro e da originalidade, e vamos acompanhando essa restauração de perto!!
Desculpem o texto muito longo, não consigo falar pouco, estou muito empolgado!!
Abraços a todos!
Vamos começar a falar da Restauração do meu Monza.
Trata-se de um Monza GLS 1994 Alcool. Quero começar falando um pouco sobre a história desse carro, vamos lá:
Ele foi comprado pelo meu pai em 15/11/2001, com apenas 50.000 km originais, meu pai foi seu segundo dono, o carro estava impecável! Eu nasci em 1989, então nessa época ainda não tinha idade pra dirigir, mas já era louco por carros, e quando vi o Monza foi amor a primeira vista, achei o carro maravilhoso, com todos os acessórios que meu pai nunca teve em carros anteriores, achei a cor linda, o interior muito confortável, fiquei brincando com o vidro elétrico, e adorava quando meu pai ia me buscar na escola e todos meus amigos babavam no carro, era uma nave...
Mas o tempo passou e a nossa situação financeira piorou um pouco (O carro já foi refinanciado duas vezes e esteve a venda por mais de 2 anos, graças a Deus meu pai não teve coragem de vender!!), com isso meu pai precisava viajar com o carro todos os dias em dois trabalhos, nunca teve dinheiro sobrando pra fazer aquela manutenção preventiva, e foi um pouco relaxado com o carro...
Nesse meio tempo eu fui crescendo e com uns 14 anos já ficava insistindo pro meu pai me ensinar a dirigir, ele é um cara meio durão e meio chato com o carro, então relutou um pouco, e quando deixava não era nem 10 minutos com o carro e ele ja queria voltar pra casa... Me lembro que logo de primeira nem deixei ele morrer, ficava prestando muita atenção no meu pai dirigindo, então fazia tudo certinho... O tempo passou um pouco e as vezes pegava ele de madrugada enquanto meu pai dormia, empurrava ele desligado pra fora, e bem longe dava a partida, dava um rolê e voltava pra casa, ele nunca percebeu!!
Bom, o tempo passou mais um pouco e, depois de rodar 500.000 km com o Monzão, ele não aguentou e o motor foi pro saco... isso aconteceu há cerca de 2 anos, e como meu pai não tinha outro carro precisou fazer uma retífica no motor, eu não sei muitos detalhes pois não morava mais com meus pais, só sei que a retifica não ficou muito boa, e tempos depois meu pai arrumou outro carro e essa Nave ficou jogada lá na garagem, pegando poeira, embolorando tudo por dentro, uma tristesa... E eu juntando uns trocados pra comprar ele, não foi fácil pois já morava sozinho, pagava aluguel e meu outro carro (Um Prisma LT 2012)...
Mas depois de muito tempo realizei meu sonho, comprei o Monza do meu pai, agora ele é meu, e vai voltar a velha forma, vamos a restauração!!!
Esse final de semana o levei de guincho até a cidade de Capão Bonito, na oficina do Fabiano (Sul Brasil Auto Serviço). O cara é monstro, muito caprichoso, perfeccionista, manja muito mesmo! A Oficina do cara é muito limpa e organizada, e um grande amigo já restaurou um Monza com ele, isso há mais de 7 anos e o carro continua perfeito!!!
Lá será feita toda a parte mecânica, elétrica e eletrônica! Até ar condicionado ele vai olhar, vai mexer também na direção hidráulica que esta vazando óleo no assoalho, câmbio ele vai deixar mais justinho, freios, suspensão, enfim, ele vai desmontar o carro todinho e fazer tudo que for preciso pra deixar ele zero KM...
O mais bacana é que ele vai me mandar fotos no decorrer do serviço, mas me detalhando tudo que estiver fazendo com o carro, e eu vou postando pra vocês acompanharem junto comigo! Tenho certeza que vai ficar sensacional, e depois confirmo pra vocês como ficou e quanto gastei... Gostaria de poder fazer mais coisa sozinho, mas infelizmente não tenho muitos conhecimentos, uma pena... quem sabe meu próximo Monza será restaurado por mim mesmo!!!
Bom, vamos as fotos do Monzão, não estão muito boas pois o cara do guincho estava com muita pressa, então nem tirei todas que gostaria, mas no decorrer dos serviços vamos conhecendo mais um pouco dele!
Após as fotos gostaria de tirar umas dúvidas com vocês, sobre originalidade e outros pontos...





















Bom, vamos as minhas dúvidas galera..
Eu quero manter esse carro orignal, gosto muito de carros dessa época e gosto deles originais, o Monza é meu preferido, claro!!
Mas tem algumas coisas que gostaria de trocar e queria a opinião de vocês, vamos lá:
- Os vidros elétricos estão muito devagar, muito lentos mesmo, pensei em colocar um motor de vidro elétrico novo, talvez de um carro mais moderno, pra subir mais rápido e tudo mais...
- Gostaria de colocar uma antena elétrica, sei que não tinha nesse modelo, mas acho isso muito bacana, e Monzas mais antigos contavam com esse acessório.
- Estou pensando em colocar Xenom 4300k em todos os faróis (Acho que isso talvez não fique mesmo bacana para um carro dessa época, mas quero a opinião de vocês mesmo assim)
- O rádio original não sei se vou encontrar então gostaria de algumas sugestões de modelos que combinem com o painel...
- Penso em colocar um sonzinho bacana, nada exagerado, só um Sub pra dar um grave legalzinho e tal...
- As chaves do carro estão detonadas, pensei em trocar por chaves igual a do ultimo Vectra...
- O Alarme não é original, e não tenho intenção de procurar esse item, gosto dos mais modernos, pelas funções que temos neles.
Bom, acho que é isso, aguardo o comentário de vocês a respeito do carro e da originalidade, e vamos acompanhando essa restauração de perto!!
Desculpem o texto muito longo, não consigo falar pouco, estou muito empolgado!!
Abraços a todos!