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Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 18:02
por Fernando Freitas
Boaass rapaziada!!!
A minha dúvida é o seguinte e acredito também que seja de muitos aqui no fórum... Como venho pesquisando por muitos lugares mais não é fácil, por eu ter um Daewoo Espero e enfrento problemas em vez em quando com o danado do módulo Hey (motor MPFI) e analisando o seguinte tópico fiquei pensando... Será que consigo adaptar e acabar com essa ladainha do módulo Hey????
viewtopic.php?f=3&t=15299&p=172113&hili ... ra#p172113
Lendo as mensagens do tópico entendi (se eu estiver errado corrijam) que tem como adaptar o distribuidor do Vectra no meu Espero??? Pois o mesmo usa o motor igual a o do Vectra A motor MPFI e tals e tals... Será que tem como??? E será que aposento o velho Hey?????
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 18:05
por Carlos A. Freire
O Vectra não tem distribuidor.
Abs,
Carlos Freire
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 18:57
por Rafaelo
Carlos A. Freire escreveu:O Vectra não tem distribuidor.
Abs,
Carlos Freire
Vectra/Astra/Omega A ou melhor motor C20NE tecnicamente falando sem apelidos, tem. Porém é apenas distribudor de centelha e não captador de rotaçao.
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Respondendo a pergunta, é impossivel. Vectra/Astra/Omega A usam roda fônica e sua captaçao da rpm é feita por esse mesmo. O teu motor é feito pelo distribuidor a captaçao da rpm, ou seja, se tu tirar ele o motor não vai ligar pq nao vai ter rotação e também não adianta adaptar roda fônica, pq a tua ECU não tem instrução para ela, ou seja, nada feito.
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 20:23
por Marcel Murai
Talvez haja preparação no bloco dos Daewoo para roda fônica. Parece que esse motor aí é transição do EFI do Monza para o MPFI do Vectra, por isso tem módulo HEI, porem é MPFI.
Precisamos saber se o bloco é da família Monza (B20) ou de Vectra A mesmo (C20). Se for do Vectra, compre a injeção completa do Vectra e coloque a roda fônica.
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 21:15
por Fernando Freitas
Então cara, o motor do Daewoo Espero que nem no meu, a plaqueta no cofre do motor lá aonde aparece o chassis, motor e tals está como o motor C20NE 2.0 tals e tals...
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 01 Ago 2013, 21:21
por Fernando Freitas
Mas então é isso, eu procurei na internet e analisando tudo que é coisa em questão desse assunto achei que fosse possível tirar do papel essa ideia... Pelo menos parar a queimação de módulo. No meu caso não é constante, mas dura seus 6 meses a 1 ano esses módulos. O regulador de voltagem dele está perfeito, sei lá no que dá esse carro, heheheheheh! É como disse, é um carro que utiliza uma mecânica muito variada (Omega, Monza, Kadett, Vectra, e a própria dele só que importado e muito caro). Eu sou daqueles que não gosta de fica adaptando tudo que é coisa, mas isso aí quem sabe outra ideia????
Re: Será que consigo aposentar o modulo Hey???
Enviado: 02 Ago 2013, 10:21
por vrsilva
Módulo HEI não é comum queimar assim frequentemente... o meu é original de fábrica com logo GM...
O que causa muito problema no módulo HEI é alimentação E aterramento, além de, falta e/ou excesso de pasta térmica nele, esta deve ser somente uma fina camada, mas é bom checar todos os aterramentos do carro, bem como se os cabos de vela não estão dando fuga assim como a bobina de ignição também...
O que é comum dar problema de tempos em tempos é a bobina impulsora, essa sim tem uma vida relativamente curta, mas o módulo HEI não, neste meu atual Monza é original de fábrica, e no outro monza sempre queimava depois de algum problema na elétrica, e depois que foram consertados os problemas, eu rodei mais de ano com módulo da MTE Thomson que é a paralela e TODO mundo diz ser uma pocaria, no meu rodava muito...
A única maneira lógica, viável e até econômica de tirar o HEI fora é colocando uma central de injeção programável como a MegaSquirt ela é tão boa se não melhor que muita central original, pois é possível fazer de tudo nela...
Outra solução seria tirar o módulo HEI do local original, pois ali no distribuidor ele recebe MUITO calor e isso ajuda a deteriorar com os componentes dele, basta alongar os cabos e colocar um dissipador na traseira do módulo HEI e colocar ele próximo da bateria ou onde achar melhor... Temos alguns usuários que fizeram isso e rodam a muito tempo com módulos da MTE Thomson sem problemas também... Esse detalhe foi uma cagada da GM, colocar um componente TÃO crítico ali no distribuidor por economia de alguns metros de cabo...
Re: Será que consigo aposentar o módulo Hey???
Enviado: 02 Ago 2013, 11:25
por Rafaelo
Sem dúvida está com algum problema, térmico ou elétrico. Eles são sensíveis já que são projetos antigos e já foram mal projetados desde lá, não teve isolação térmica e elétrica, infelizmente quem usa tem esse problema, e qualquer variação pifa. Se estiver tudo ok não queima tão fácil assim não...
A solução para o teu caso:
A - arrumar isso
B - trocar a ECU por uma Megasquirt americana original montada MS2.
Colocar uma ECU OEM vai gerar adaptaçao, teu motor não tem roda fônica...
Essa idéia do Vinicius é excelente. Para quem não sabe, o fabricante e desenvolvidos do HEI não é a GM e sim a Rochester, a GM pediu a Rochester um kit de alta tensão e saiu o HEI. O mesmo originalmente a proposta foi usar nos motores americanos V8 distribuidor nos anos 1978-1984... e precisava de algo forte. 8 cil + distribuidor = queda altíssima na tensão de entrega...
Pois bem, esse mesmo projeto foi adaptado ao 'Monza' na Multec 700 e não mudou. Lá fora é comum também queimar pelas mesmas causas que aqui, procurem ai na net que vocês vão ver :smt023 . O pessoal aloca ele em outro ponto e se termina os problemas.
Falando em ECU prog, a Megasquirt 2 seria a melhor para essa aplicação original, só tem um problema, o custo e achar um profissional qualificado para isso, e o custo dela não é um brinquedo, é coisa bem séria. Hoje está uns 1700,00 nova, fora a MO para fazer a instalação original, sem adaptação é algo muito específico. O produto oferece isso, basta o profissional saber
Sim, com ela é possível instalar de forma original sem adaptação usando todos os periféricos originais do carro e motor, relê, sensores, configuração de eng de motor, TUDO, sem gambiarra, sem alterar o projeto original do motor. A única coisa que vai precisar é tirar o distribuidor HEI e colocar um sem HEI de Monza mesmo ou Kadett GSI hall, e uma bobina ign do mesmo. Fazer a elétrica ECU + motor + elétrica original do carro e configurar a ECU. Eu acho muita coisa só para isso (HEI queimando...) mais é uma opção... Eu partiria para o mais fácil que é tentar alocar o HEI em outro ponto e arrumar algum problema que ela tenha.