Restauração Monza SR 2.0/S 1987 Vermelho Bonanza (RS)
Enviado: 05 Jun 2013, 00:29
Pessoal,
Estou "debutando" pela primeira vez nesse tópico!
Então, resolvi começar a compartilhar com vocês algumas das experiências que estou tendo com esse Monza SR 1987 vermelho Bonanza. Primeiramente vou falar-lhes um pouco sobre o carro. Comprei ele no ano passado e, de imediato, comecei o garimpo por peças (genuínas GM), enquanto o submetia a uma pintura geral (inclusive teto), ocasião em que foram retirados todos os vidros (todos ainda originais GM, inclusive o parabrisa). Tenho algumas fotos e as postarei, oportunamente. O carro em si é muito íntegro (bem acima da média!). Confesso que paguei caro por ele para tudo que tem para fazer, mas o fato dele ser um exemplar raro me chamou a atenção e, por isso, não conseguia tirá-lo de cabeça, uma vez que já havia adquirido outro Monza do mesmo ano (o SL/E 1987 cinza Nimbus). A minha preocupação pré-compra era com relação a podres e peças (é complicada a restauração do SR). Felizmente, durante a desmontagem, eles não apareceram, à exceção de uma pequena protuberância na altura do paralamas trazeiro esquerdo, próximo à saia, escondida pelo parachoque, e outra junto ao perfil do teto-solar, além, claro, da tampa trazeira em péssimo estado (sempre cria um podre entre o aerofólio e o vidro). Tudo isso foi atacado e tratado com o devido chapeamento. O restante do carro, em geral, estava em excelentes condições (motor, câmbio, interior, freios etc.), o que me entusiasmava ainda mais no projeto. As fotos abaixo foram recentemente tiradas durante a lavagem do estofameto e dos forros de portas. Aproveitei para fazer um espelhamento, com materiais da 3M, pois, depois da pintura, era mais que recomendado. Desde que postei as primeiras fotos, ja fiz alguns "up grades", como a troca do escapamento (ponteira e intermediária), modelo da "Tuper", código 183. Troquei várias peças, muitas delas imperceptíveis a olho nú, o que me onerou bastante (computando os fretes, por vezes superiores ao valor da peça), em vista de que, aqui no sul, é muito difícil conseguir peças em FVs. como vocês da região de SP conseguem com certa facilidade. Vocês, inclusive, podem perceber (muitos já perceberam!) que os faróis de neblina não são os originais (ARTEB), mas sim os do Classic, assim como o adesivo 1.8/S não corresponde ao motor, que de acordo com o ano é 2.0/S (na época tive dificuldades de encontrar o adesivo original 2.0/S) à alcóol. São coisas que ainda pretendo substituir, mas como tudo custa dinheiro (e caro!), e como também tenho planos de vir a adquirir um Classic, depois substituo os milhas atuais pelos originais. O aerofólio não é perfeito, mas está em estado mais que aceitável, assim como o spoiler, que está muito bom. De resto, o carro está excelente! Estou sempre buscando melhorias. Por último, consegui as telas dos falantes trazeiros (originais) no ML e, no entusiasmo, comprei 4 pneus na medida original (195/60/14), estão a caminho! Bem, por enquano é isso, vamos ao que interessa (fotos).
Aqui o carro já estava lixado e espelhado

Os pneus atuais serão trocados por outros de medida original (195/60/14),
já foram providenciados!

Interior desmontado, tampão substituído o carpete

Surdina padrão original e o estado geral do aerofólio

Esses pontos são intrigantes, mas não são podres.
Algum especialista se habilita?

Com maior nitidez

Sem podres, sem umidades, tampões no lugar

Sem os feltros agora, volante condiz com a km.

Panorâmica do assoalho, carpete e bancos RECARO
retirados para lavagem

Forros das portas já lavados e no lugar, pretendo substituir
aquela luz de cortesia da porta direita (desbotada)

Quero dar um trato nesses cintos de segurança

Bom, por hoje é isto!
Bem...ontem fui à uma cidade próxima (Camaquã) e, para minha surpresa,
encontrei esse acessório com preço acessível, uma pena ser inox, pois não
tinha na cor preta, vou ter que providenciar isto! Caso não consiga,
sem problemas: colocarei no SL/E que ficará adequado.

Estou "debutando" pela primeira vez nesse tópico!
Então, resolvi começar a compartilhar com vocês algumas das experiências que estou tendo com esse Monza SR 1987 vermelho Bonanza. Primeiramente vou falar-lhes um pouco sobre o carro. Comprei ele no ano passado e, de imediato, comecei o garimpo por peças (genuínas GM), enquanto o submetia a uma pintura geral (inclusive teto), ocasião em que foram retirados todos os vidros (todos ainda originais GM, inclusive o parabrisa). Tenho algumas fotos e as postarei, oportunamente. O carro em si é muito íntegro (bem acima da média!). Confesso que paguei caro por ele para tudo que tem para fazer, mas o fato dele ser um exemplar raro me chamou a atenção e, por isso, não conseguia tirá-lo de cabeça, uma vez que já havia adquirido outro Monza do mesmo ano (o SL/E 1987 cinza Nimbus). A minha preocupação pré-compra era com relação a podres e peças (é complicada a restauração do SR). Felizmente, durante a desmontagem, eles não apareceram, à exceção de uma pequena protuberância na altura do paralamas trazeiro esquerdo, próximo à saia, escondida pelo parachoque, e outra junto ao perfil do teto-solar, além, claro, da tampa trazeira em péssimo estado (sempre cria um podre entre o aerofólio e o vidro). Tudo isso foi atacado e tratado com o devido chapeamento. O restante do carro, em geral, estava em excelentes condições (motor, câmbio, interior, freios etc.), o que me entusiasmava ainda mais no projeto. As fotos abaixo foram recentemente tiradas durante a lavagem do estofameto e dos forros de portas. Aproveitei para fazer um espelhamento, com materiais da 3M, pois, depois da pintura, era mais que recomendado. Desde que postei as primeiras fotos, ja fiz alguns "up grades", como a troca do escapamento (ponteira e intermediária), modelo da "Tuper", código 183. Troquei várias peças, muitas delas imperceptíveis a olho nú, o que me onerou bastante (computando os fretes, por vezes superiores ao valor da peça), em vista de que, aqui no sul, é muito difícil conseguir peças em FVs. como vocês da região de SP conseguem com certa facilidade. Vocês, inclusive, podem perceber (muitos já perceberam!) que os faróis de neblina não são os originais (ARTEB), mas sim os do Classic, assim como o adesivo 1.8/S não corresponde ao motor, que de acordo com o ano é 2.0/S (na época tive dificuldades de encontrar o adesivo original 2.0/S) à alcóol. São coisas que ainda pretendo substituir, mas como tudo custa dinheiro (e caro!), e como também tenho planos de vir a adquirir um Classic, depois substituo os milhas atuais pelos originais. O aerofólio não é perfeito, mas está em estado mais que aceitável, assim como o spoiler, que está muito bom. De resto, o carro está excelente! Estou sempre buscando melhorias. Por último, consegui as telas dos falantes trazeiros (originais) no ML e, no entusiasmo, comprei 4 pneus na medida original (195/60/14), estão a caminho! Bem, por enquano é isso, vamos ao que interessa (fotos).
Aqui o carro já estava lixado e espelhado

Os pneus atuais serão trocados por outros de medida original (195/60/14),
já foram providenciados!

Interior desmontado, tampão substituído o carpete

Surdina padrão original e o estado geral do aerofólio

Esses pontos são intrigantes, mas não são podres.
Algum especialista se habilita?

Com maior nitidez

Sem podres, sem umidades, tampões no lugar

Sem os feltros agora, volante condiz com a km.

Panorâmica do assoalho, carpete e bancos RECARO
retirados para lavagem

Forros das portas já lavados e no lugar, pretendo substituir
aquela luz de cortesia da porta direita (desbotada)

Quero dar um trato nesses cintos de segurança

Bom, por hoje é isto!
Bem...ontem fui à uma cidade próxima (Camaquã) e, para minha surpresa,
encontrei esse acessório com preço acessível, uma pena ser inox, pois não
tinha na cor preta, vou ter que providenciar isto! Caso não consiga,
sem problemas: colocarei no SL/E que ficará adequado.
