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Medidas de cava de pistão

Enviado: 20 Abr 2013, 22:46
por René
Saudações a todos: irei transformar meu motor a alcool para gas, pois viajo muito e em algumas regioes do país, falta alcool, a diferença de preço com a gasolina é menor que 10% e a qualidade do mesmo, péssima...Para nao alterar a taxa de compressao utz nos EFI a gas, pretendo tornear um jg de pistoes a alcool que possuo, fazendo no mesmo a famosa "piscina" existentes nos pistoes dos modelos 1.8 EFI a gasolina. Para tal, preciso saber as dimensões (diametro x altura) do referido rebaixo (piscina) dos pistoes EFI 1.8 gas, se alguem puder me ajudar, desde já agradeço.

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 20 Abr 2013, 23:26
por Rafaelo
cara é mais facil e barato tu fazer uma mini retifica. compra um kit pistao novo, faz o bronimento pra utilizar os novos pistoes. pq do iqual tu vai precisar desmontar o bloco.

tu pode usar gasolina com taxa 12:1, as pessoas nao sabem como é possivel isso, mais é facil. vo explicar de uma forma leiga. lembra do celta VHC?^pois bem. ele tem 12.6:1 de taxa e roda na gasolina comum(<95 oct) por compressao nao seria o problema usar usar gasolina 12:1.

o problema seria se tu usa*se o avanço do motor alcool com gasolina comum a 12:1. ae teria problema de pre detonaçao. uma maneir muito simples de fazer isso é reduzir o avanço fixo e se tiver pre-detonaçao daria pra tirar mais avanço inicial. ou uma outra forma mais simples é trocar a ECU alcool pra um modelo gasolina e retirar um pouco avanço fixo inicial pra deixar mais manso e menos sensivel a batidas.

eu nao faria isso que tu quer de brocar os pistao velho so pra rodar na gasolina. existe varias maneiras de contornar isso. ate mesmo usar gasolina podium de alta octanagem 95 no teu sistema original 12:1 ECU alcool. nesse modo ficaria um motor super forte, sem rajar e consumo baixo. porem cairia na dificuldade de achar essa gasolina. a gasolina podium é especial pra alta compressao e alto avanço de igniçao sem grilhar.

estude antes de mais nada.

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 00:00
por René
Obrigado por responder, Rafaelo; sim na verdade eu farei uma retifica no motor (eu mesmo farei...) pois para abrir o motor e trocar os pistões, aproveitarei e reforçarei a parte de compressao, trocando casquilho do fixo e de bielas, alem de cortar e brunir os cilindros para 0.50. Gasolina podium no interior do PA é meio complicado. Realmente, se eu usasse a podium escaparia das preígnições, mesmo com avanço de 10 graus do alcool..... diminuindo o avanço e mantendo a ECU do alcool eu perderia em potencia... Na verdade, o que pretendo fazer é trocar a ECU para gas, já tenho um cabeçote de astra 2.0 (igual ao do monza), gaiola com comando do Kadett GSI.... quero transformá-lo num carro a gas careta, com taxa de compressao compativel com o monza original EFI 1.8 - As unicas coisas que fiz foram colocar uma caixa F-18 do kadett GLS 98 e devo colocar um volante ligeiramente aliviado, que é feito pelo Gilberto, de curitiba e é so, porque senao brincadeira começa a ficar caro... Esqueci, vou trocar tb o bico para gas. Por isso é que preciso saber a medida da piscina, ja que tenho um kit de pistao a alcool ocioso e eu mesmo coloco no torno e corto, se souber a medida do rebaixo do mesmo. Grande abraço.

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 00:20
por Rafaelo
pois é, os sistema flex da GM atual sao assim como expliquei. taxa 11.5:1 tanto pra alcool como pra gasolina, avanço inicial fixo(roda fonica) em 12° APMS original. a unica diferença esta no avanço do mapa que varia conforme o combustivel e sua proporçao.

no teu caso seria o mesmo, mais fazendo manualmente. seria o mais barato de todas as maneiras para a conversao. se usar a ECU alcool + gasolina vai precisar deixar o avanço fixo em pelo menos 6 APMS. na verdade nao perderia potencia, se nos lembrar que a gasolina é mais explosiva do que o alcool quase o dobro por grama de peso, no fim das conta "empataria"

mais se a tua ideia é realmente retifica entao o melhor caminho é troca de pistao por novos gasolina.

a é verdade, tinha esquecido do injetor que precisa mudar. bem lembrado.

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 07:53
por Carlos A. Freire
Se acha difícil encontrar álcool em alguns lugares, o GNV é pior. O único lugar que vejo o GNV com facilidade de compra é no RJ. São Paulo capital não é todo posto de combustível que vende GNV, o caminho São Paulo-RJ se encontra com facilidade, mas São Paulo interior por exemplo, até a região de Sorocaba ou Itu depois, é muito difícil encontrar...


Abs,

Carlos Freire

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 11:30
por frfavoreto
Como teu carro usa GNV eu manteria os pistões álcool para manter a taxa mais alta, em que o motor tem melhor rendimento no GNV. Neste caso apenas trocaria o bico injetor para gasolina e atrasaria o avanço inicial.

Quem usa GNV tem que traçar rotas que permitam passar por algum posto que o tenha para vender.

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 12:14
por Rafaelo
é sou da mesma opniao do favoreto. o teu GNV vai ficar pior, e consumir mais pq vai precisar pisar mais. o GNV precisa de 16:1 pra queimar eficientemente.

eu faria o seguinte, compraria uma ECU gasolina para teu motor, compraria um injetor gasolina, e faria um redução de 6° APMS deixando com apenas 4° e usando taxa original 12:1. nao vai peder potencia no modo gasolina e tao pouco no GNV.

e caso tu queira voltar pro alcool é super simples, troque o injetor antigo alcool, espeta a ECU alcool, e volta pra marca de 10° APMS. assim nao estraga teu carro, gasta pouco dinheiro, e tem a facilidade de fazer um flex manualmente.

uma ECU + injetor usado deve ta uns 400,00

Re: Medidas de cava de pistão

Enviado: 21 Abr 2013, 13:35
por frfavoreto
Nem precisa comprar outra ECU inteira gasolina, basta mandar reescrever o código da memória ROM em empresas especializadas em módulos de injeção eletrônica, ou trocar apenas o módulo da memória dentro da ECU. É mais barato e evita de pegar uma ECU defeituosa, que não se sabe a procedência.
Muitas ECUs de Monza e Kadett à venda já foram molhadas em enchentes porque ela fica localizada muito próximo ao assoalho do carro.