Fiz cambagem, será que fiz certo?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Fiz cambagem, será que fiz certo?

Mensagem não lida por frfavoreto »

Tem problema os valores de cambagem das rodas dianteiras ficarem diferentes? Ou tem que ficar iguais? Ontem fiz alinhamento, balanceamento e correção do câmber na roda dianteira esquerda, e fiquei na dúvida.

Eu pensei que o ângulo de câmber teria que ser negativo sempre. As vezes ao olhar para a roda esquerda dá a impressão de que está muito positiva, e parece que vai comer muito a parte de fora do pneu. Olhem como ficou:

Imagem

Eles usaram o equipamento computadorizado para alinhamento e cambagem.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fiz cambagem, será que fiz certo?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não sei quais as medidas do Kadett... Veja no manual do proprietário essas medidas.

No caso do Monza, consta no manual que a cambagem é de -1º15' a +0º15'.
Se fosse Monza, não era tão necessário esse ajuste, pois estaria na tolerância, se fizer apenas para aproximar os valores os dois lados da suspensão. Ocorre e já vi muito é que os alinhadores dizem que a suspensão do Monza tem que ficar em 0º e o manual mostra que não. Inclusive a tolerância na suspensão do Monza é uma das maiores com relação a outros veículos. Já tirei meu Monza de alinhamento quando o reparador insistiu que deveria estar com 0º e tinha que fazer duas cambagens por estar -0,6º .

Nunca fiz cambagem e caster por não precisar. Já meu tio com Monza GLS 94 sempre fazia até certo dia eu levei o carro para fazer o alinhamento...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Os valores do manual são os que constam neste relatório, de -1º10' a +0º20'.

No momento da avaliação a roda esquerda estava a -1º0', o funcionário me sugeriu a correção por estar muito próximo do limite e assim autorizei por causa dos constantes buracos onde se passa nas ruas, que com o tempo vai negativando o câmber.
Mas daí me surgiu a dúvida se o câmber teria que ser igual para as duas rodas, não sei se isso fará um desgaste desigual dos pneus dianteiros.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

O problema é que no monza o camber que eles fazem é com o ciborg quando na verdade, penso eu que, ao momento que a suspensão atinja tal situação signifique que, deverá ser trocado o conjunto de suspensão por estar demasiado torto. Mas o pessoal usa o Ciborg para não ter que trocar o conjunto atoa e dar uma sobre-vida... É isso ou estou errado Carlos?

O meu fiz alinhamento esses dias, e a cambagem estava assim também, com o lado esquerdo levemente mais negativo que o direito, não me lembro bem o valor, mas era pouco mais de -1°0' e no lado direito estava menos que isso...
E por incrível que pareça, o alinhador apesar de ser BEM experiente, me jurou de pé junto que a cambagem do monza é 0° .... kkkkk!!! Não quis discutir com ele pois vi que ele não amolecia mesmo eu falando que consta no manual que estava no padrão. Mas no alinhamento o cara é fera.. Zerou o alinhamento e o volante zerado também... Balanceamento também é fera...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

fiz isso uma vez so quando fui alinhar e balancear ae apareceu no pc que a roda da direita tinha empenado essa peça ae fiz a cambagem mais realmente eu tinha caido no buraco ruas atras.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Geralmente quando se tem problema em cambagem, é mola cansada, que baixa, fazendo com que a roda abra. Não necessariamente o conjunto de suspensão estará "torto", hehe.... Muitas vezes, somente uma troca de molas e a cambagem volta pra onde deveria.

Muito cuidado com essas cambagens dessas casas de alinhamento, elas ferram o telescópio. Quebram o rolamento e, além disso, danificam o alojamento do mesmo. Daí vc vai ficar trocando rolamento constantemente pq o alojamento foi danificado. Meu primo quando tinha um kadett mandou fazer cambagem e aconteceu isso, praticamente a cada 3 meses ele tinha que trocar o rolamento. Só resolveu trocando a coluna inteira.

Se precisar fazer cambagem, se realmente precisar, podem fazer, num tem problema nenhum desde que seja feito da maneira correta, que consiste em tirar toda a coluna do carro e fazer o serviço em uma prensa hidráulica, sem forçar nada do rolamento. Quando eu rebaixei o monza, fiz dessa maneira, ficou excelente.. já vão quase 5 anos sem precisar mexer em cambagem... Tudo bem que há 2 anos ele esta parado, rs...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rafael_club »

Diego Paiva escreveu:Geralmente quando se tem problema em cambagem, é mola cansada, que baixa, fazendo com que a roda abra. Não necessariamente o conjunto de suspensão estará "torto", hehe.... Muitas vezes, somente uma troca de molas e a cambagem volta pra onde deveria.

Muito cuidado com essas cambagens dessas casas de alinhamento, elas ferram o telescópio. Quebram o rolamento e, além disso, danificam o alojamento do mesmo. Daí vc vai ficar trocando rolamento constantemente pq o alojamento foi danificado. Meu primo quando tinha um kadett mandou fazer cambagem e aconteceu isso, praticamente a cada 3 meses ele tinha que trocar o rolamento. Só resolveu trocando a coluna inteira.

Se precisar fazer cambagem, se realmente precisar, podem fazer, num tem problema nenhum desde que seja feito da maneira correta, que consiste em tirar toda a coluna do carro e fazer o serviço em uma prensa hidráulica, sem forçar nada do rolamento. Quando eu rebaixei o monza, fiz dessa maneira, ficou excelente.. já vão quase 5 anos sem precisar mexer em cambagem... Tudo bem que há 2 anos ele esta parado, rs...
isso mesmo prensa hidraulica oq fiz foi assim tbm,ae diego quando tu rebaixo seu monza vc uso qual metodo e tava um poko ou muito?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

vrsilva escreveu:O problema é que no monza o camber que eles fazem é com o ciborg quando na verdade, penso eu que, ao momento que a suspensão atinja tal situação signifique que, deverá ser trocado o conjunto de suspensão por estar demasiado torto. Mas o pessoal usa o Ciborg para não ter que trocar o conjunto atoa e dar uma sobre-vida... É isso ou estou errado Carlos?

O meu fiz alinhamento esses dias, e a cambagem estava assim também, com o lado esquerdo levemente mais negativo que o direito, não me lembro bem o valor, mas era pouco mais de -1°0' e no lado direito estava menos que isso...
E por incrível que pareça, o alinhador apesar de ser BEM experiente, me jurou de pé junto que a cambagem do monza é 0° .... kkkkk!!! Não quis discutir com ele pois vi que ele não amolecia mesmo eu falando que consta no manual que estava no padrão. Mas no alinhamento o cara é fera.. Zerou o alinhamento e o volante zerado também... Balanceamento também é fera...
A cambagem e caster no Monza se faz forçando, pois não há ajustes. O procedimento correto é remover a coluna como o Diego mencionou acima, olhe no manual de reparações do Monza 90 que vai entender, lá tem os procedimentos. Poucos lugares fazem assim por levar tempo.

Embora sabemos de que alguns procedimentos podem forçar e estragar rolamentos, isso não coorreu com Monza e outros veículos de amigos e no Monza GLS 94 do meu tio, que mencionai que a cada alinhamento era feito cambagem, até eu ir lá na loja, rsrsrsrs!!! Na cidade de Presidente Prudente, onde mora meu tio, a cambagem é considerada como alinhamento técnico e é feito em casa especializada, com custo altíssimo, o que irritava meu tio pelo carro sempre precisar de cambagem, o que não era verdade e sim enrolação da casa de alinhamento e da casa especializada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder