Motores vidro elétrico

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Motores vidro elétrico

Mensagem não lida por jolusiri »

Fala turma!!!
Já tem muito tempo que estou com problema no vidros elétricos do meu Classic (e muitos de nós monzeiros sofremos com isso), decidi fazer o serviço eu mesmo, fui em oficinas do gênero mas os profissionais estão mais perdidos que cego em tiroteio e me deram um orçamento que nem me atrevo a colocar o valor aqui pra não assustar ou desanimar alguém :lol: . Enfim, comprei os adaptadores para as quatro portas (estava com preço bom no ML), quando desmontei a porta da frente pra inspecionar todo o sistema percebi que os motores dianteiros são diferentes, possuem engrenagens com 8 dentes idênticos aos mabuchi, porém a fixação possui furação diferente dos motores mabuchi:

Motor Bosh original do monza
Imagem

Motor Mabuchi
Imagem

Segundo os instaladores que consultei os vidros da frente não teria outra opção a não ser desmontar o motor, limpá-lo e lubrificá-lo, mas olhando o local onde é fixado o motor dá para fazer novos furos para fixar um motor mabuchi. Conforme eu for realizando a adaptação vou atualizando o tópico, criei o mesmo pois não encontrei nas pesquisas informações claras sobre os motores das portas dianteiras, nas portas traseiras os adaptadores disponíveis no mercado fazem seu papel normalmente.

Até mais!
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motores vidro elétrico

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Temos muitos topicos sobre o assunto, inclusive eu mesmo ja mencionei que desmontei os motores dianteiro e traseiro do meu Monza e de amigos. Foi so limpeza e lubrificaçao e estao funcionado muito bem a anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

No Monza duas portas é diferente máquina e motor do Monza 4 portas, mas no meu foi instalado o motor Mabushi do lado do motorista, ficou muito bom. Acionamento silencioso e rápido! Recomendo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Carlos A. Freire
MODERADOR

luiz sle escreveu:No Monza duas portas é diferente máquina e motor do Monza 4 portas, mas no meu foi instalado o motor Mabushi do lado do motorista, ficou muito bom. Acionamento silencioso e rápido! Recomendo.

No Monza 2 portas, os motores do vidro elétrico são semelhantes aos das portas traseira dos modelos de 4 portas. Nas portas dianteira, motores e máquinas são diferentes aos de 2 portas.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

As máquinas das portas dianteiras (monza 4 portas) são BEM pesadas em comparação com os traseiros... Não entendo porque fizeram um mecanismo tão pesado, será por conta do vidro ser inteiriço e pesado???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR

vrsilva escreveu:As máquinas das portas dianteiras (monza 4 portas) são BEM pesadas em comparação com os traseiros... Não entendo porque fizeram um mecanismo tão pesado, será por conta do vidro ser inteiriço e pesado???

No meu Monza não há diferença, pelo menos grande diferença, apesar de o vidro das portas dianteira serem mais pesado. A relação do mecanismo deve compensar.

Creio que seu Monza deve ter problemas com canaletas sujas ou gastas, problemas com chicote perdendo corrente ou motores necessitando limpeza e lubrificação.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
jolusiri
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por jolusiri »

Carlos, ao remover os motores eu desmontei, limpei e lubrifiquei eles, mas não surtiu efeito, minhas canaletas são novas e já foram condicionadas com grafite em pó, também sem efeito, ao ligar a máquina diretamente na bateria também não muda nada.

No meu caso os vidros de trás são piores tanto pra descer quanto subir, desmontei, limpei e lubrifiquei todo o sistema e nada :oops:

Já efetuei a compra dos motores, estou aguardando a entrega

Muito obrigado a todos pelos comentários!
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Desmontou cada motor, removeu o induzido, fez limpeza nos coletores e lubrificação nos eixos?

Pelo que vemos por ai, as canaletas paralelas não são muito boas e prende os vidros. Por isso eu recomendo aqui nesse tópicos e outros com mesmo assunto (temos vários tópicos com esse assunto), a remover as canaletas original e lava-las com água e sabão. Fiz isso nos meus Monza, da família e de amigos e sempre tive bons resultados e duradouros.
Nunca joguei grafite, silicone ou outros produtos nas canaletas.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder