CONEXÕES DO CANISTER

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
apresento diagramas de conexão do canister nos Monzas Carburados e Injetados.

Tomei como base os diagramas do CepChev

Monza - Motor Carburado - Gasolina

Canister 17090114

Imagem

o diagrama que segue teve os números alterados conforme a tampa e coloridos para diferenciar
Imagem

1- Tubo de vácuo do canister ao carburador
2- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
3- Mangueira de respiro do canister da linha de vapor
4- Tubo de vácuo do canister no carburador
5- Mangueira de conexão do canister no tubo da linha de vapor
6- Mangueira de conexão do tubo na válvula da linha de vapor

Monza - Motor com Injeção - Gasolina

Imagem

Imagem

Imagem

COMPLEMENTO:



CanisterA origem da palavra "canister" remonta ao inglês "can" (lata). Isso porque a peça tem o formato de uma lata daquelas de conserva.Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque. Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é de às vezes as pessoas encherem o tanque de combustível até a boca, situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido canister e molha o carvão, que nunca mais seca e ainda por cima passa a exalar um forte cheiro parecido com o de gás de cozinha. Não é perigoso, mas é desagradável.

Os hidrocarbonetos são liberados do tanque de combustível na forma de vapores aromáticos. Os níveis de emissão por evaporação são afetados pelo tipo de combustível utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cânister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustível para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustível.

Vapores de gasolina são acumulados no tanque de combustível do veículo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) também seriam liberados para a atmosfera. Para reduzir as emissões de HC da evaporação de combustível, os vapores são direcionados para um recipiente (cânister) contendo carvão ativado.

Como o álcool polui menos, não há necessidade de colher os vapores do tanque de combustível.

O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
Esse sistema faz parte do controle de emissão de poluentes veicular (Controlar).
A diferença entre os Monzas está na posição do canister, que nos modelos de 90 e 91 fica dentro do para lamas dianteiro direito e
nos modelos de 91 em diante (EFI) ficam no compartimento do motor, perto da coluna do amortecedor dianteiro esquerdo.
A diferença nas conexões é que nos modelos carburados (90 e 91) o canister deve receber gases também da cuba do carburador. Lembrando que o Monza 91 usa o mesmo esquema do Monza 90.


Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por tyo »

muito bom vldir pode ser util
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por waldir »

tyo,

se tiver algum erro, por favor me avise para eu postar a correção.

grato
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por everton sh »

Waldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?


Valew Abraços.
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Waldir, uma das conexões do meu canister ressecou e se partiu, retirei o pedaço da conexão partida e emendei outra vez. Minha duvida é o seguinte: o canister influencia no rendimento do motor?
atravessando :mrgreen:

o canister nao influencia no rendimento do motor.
O canister é equipamento obrigatório em todos os veículos movidos a gasolina fabricados a partir de 1990.
O canister armazena os gases do tanque de combustível e da cuba do carburador para que sejam queimados junto com combustível quando o motor entrar em funcionamento.
Esses gases são poluentes e não devem ser jogados na atmosfera.
se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por everton sh »

o canister nao influencia no rendimento do motor.



se a mangueira tiver ressecada e rompida vai entrar ar falso e atrapalhar o rendimento do motor.
nao somente a mangueira do canister,mas qualquer mangueira do sistema de injeçao :smt023[/quote]






Me confundiu agora :smt017 :smt017 :smt017
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

a peça chamada canister em si,nao influencia no desempenho do motor.
pode tirar ela fora,dar uma bicuda nela e tampar as conexoes e seu carro vai continuar com o mesmo funcionamento.

mas vai poluir mais o meio ambiente e se tiver controlar na sua cidade(acho que acabaram com isto)nao vai passar na inspeçao veicular.


agora,mangueira partida ou entrada de ar falso na injeçao vai atrapalhar o rendimento do carro.
seja do canister,do map ou qualquer outra.

agora ficou mais claro a resposta :mrgreen:

um abraço amigo
everton sh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 78
Registrado em: 17 Set 2013, 12:14
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Re: CONEXÕES DO CANISTER

Mensagem não lida por everton sh »

:smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt023 Ata, agora compreendi meu amigo.Muito obrigado.... eu cortei a parte que rachou e conectei de novo no canister, mas é melhor trocar essas mangueirinhas pois estão bem ressecadas.




Valew.
Eu tenho mais que um carro; tenho um parceiro!
Responder