REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por waldir »

Regulador de pressão de Combustível

O regulador de pressão, como o seu nome já diz, tem por função regular a pressão do combustível na linha, para que as válvulas injetoras possam pulverizar a massa de combustível em quantidade suficiente para o motor.

O regulador de pressão pode estar montado em três posições, dependendo do sistema de injeção eletrônica utilizado:

.No corpo de borboleta (sistema monoponto);
.Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);
.No copo estabilizador, junto à bomba de combustível (sistema multiponto returnless).

A pressão de trabalho também depende diretamente do tipo de sistema empregado, podendo variar entre 0,8 a 3,5 BAR. Esta pressão influencia diretamente no volume de injeção, ou seja, quanto maior for a pressão maior será o volume injetado.

A pressão indicada para o Monza é de 1,8 a 2,2 Bar; sendo o ideal 2,0 Bar

Imagem

O regulador é constituído de uma membrana e por uma mola calibrada. A membrana (diafragma) controla uma válvula que se abre e fecha de acordo com a pressão do combustível. Quando a válvula estiver fechada, o único ponto de fuga do combustível é o eletro-injetor e, por ter orifícios minúsculos não suporta a vazão produzida pela bomba. Com isso a tendência da pressão é subir.

Ao se atingir uma determinada pressão, a mola é comprimida, fazendo com que a membrana e a válvula se movam, abrindo a passagem do combustível para a linha de pressão. Isso fará com que a pressão caia rapidamente, começando um novo ciclo de trabalho.

No sistema monoponto, normalmente há um canal de desvio chamado by-pass. Esse canal possibilita a queda de pressão na linha assim que a bomba de combustível pára de funcionar. Já no sistema multiponto esse canal não existe, portanto, a pressão de linha se mantém, mesmo depois de desligado a bomba de combustível.

Imagem

Neste sistema, o regulador de pressão possui uma tomada de vácuo que é ligado ao coletor de admissão, após a
borboleta de aceleração. Isso possibilita o aumento de pressão na linha durante a abertura da borboleta de
aceleração.

Já o regulador tipo returnless não possui linha de retorno e nem tomada de vácuo.
O nome "Returnlees" não se refere apenas ao regulador de pressão e sim no conjunto "bomba de combustível e
regulador de pressão" cujo regulador está incorporado à flange de fixação da bomba de combustível. Com isso, o
regulador não fica montado no tubo distribuidor (sistema multiponto) ou no corpo de borboleta (monoponto) no qual
era feito o retorno de combustível ao tanque.

A função do regulador de pressão para o sistema returnless é a mesma do regulador convencional, montado no tubo
distribuidor ou corpo de borboleta. Deve-se ressaltar somente a inexistência do tubo de ligação da câmara da mola
(vácuo) com o coletor de admissão.
Em função da não referência da tomada de vácuo, o que resulta numa pressão constante na linha de combustível
mesmo na marcha lenta, deve-se compensar o enriquecimento da mistura nas acelerações apenas no tempo de
injeção.

Imagem
Editado pela última vez por waldir em 27 Jan 2013, 08:02, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Leocastro »

Muito bacana Waldir!
Bem interessante!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por waldir »

Leocastro escreveu:Muito bacana Waldir!
Bem interessante!
Leocastro, complementei a matéria acima.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Leocastro »

Interessante o sistema do MPFI, na Quantum que tinhamos em casa, Mi, a mangueira da tomada de vácuo do regulador quebrou uma dia quando estávamos viajando, a cada acelerada o carro falhava horrores, meu pai parou numa oficina, o cara condenou até o cabeçote dizendo que isso era queima de junta, eu inconformado, fiz uma inspeção geral, e, constatei a mangueirinha quebrada, troquei ela e pronto! O mecanico (mexanico) ficou de cara! Rs.
Problema resolvido.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir como sempre, contribuindo com bastante informação útil, deveria ter uma seção no fórum com esses tópicos do Waldir e de outros usuários que criam este tipo de material valiosíssimo para nós da comunidade...

Uma pergunta, é possível dar defeito no regulador de pressão do EFI???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva,
Uma pergunta, é possível dar defeito no regulador de pressão do EFI???
Possibilidade sempre há e creio que a partir da membrana, visto que há kit de reparação
Eu não me senti encorajado em fuçar por que implicaria depois na aferição da pressão.
deveria ter uma seção no fórum com esses tópicos do Waldir e de outros usuários que criam
este tipo de material valiosíssimo para nós da comunidade...
A seção que achei para armazenar informações técnicas/teóricas foi a de DICAS

Eu sugeri uma vez em "Comunicados, Sugestões e Dúvidas e sobre o Fórum" que seria interessante colocar numa seção específica os
problemas recorrentes com as respectivas soluções ou possíveis soluções. Por exemplo: Meu motor quando esquenta não pega;
A partida do meu Monza está pesada; a boia de combustível não funciona direito; A ventoinha não atraca ou não desliga... etc

E nesta seção a manutenção seria esclusiva dos moderadores que após análise 'trancaria' cada tópico (semelhante à fixação do item) sendo que as discussões relativas a estes seriam aceitas em outras seções para manter aquela sem ruídos, sem trocentas mensagens.

Até entendo que elencar os diagnósticos e soluções quebraria o relacionamento do forum... mas seria uma ideia... mas devagar (quando me lembro) vou arquivando no PC para consultas.

Abs

waldir

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por vrsilva »

Seria uma excelente ideia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Diogo Moreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 81
Registrado em: 27 Mai 2010, 23:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem não lida por Diogo Moreira »

waldir, tenho um Monza Club 2.0 EFI, bom ele esta consumindo muita gasolina, Na cidade tava fazendo na faixa de 6.5, Bom abaixei a pressão da bomba de 1.8 para 1.4 bar tem algum problema?
não fiz a media ainda.
Responder