REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
- waldir
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REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Regulador de pressão de Combustível
O regulador de pressão, como o seu nome já diz, tem por função regular a pressão do combustível na linha, para que as válvulas injetoras possam pulverizar a massa de combustível em quantidade suficiente para o motor.
O regulador de pressão pode estar montado em três posições, dependendo do sistema de injeção eletrônica utilizado:
.No corpo de borboleta (sistema monoponto);
.Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);
.No copo estabilizador, junto à bomba de combustível (sistema multiponto returnless).
A pressão de trabalho também depende diretamente do tipo de sistema empregado, podendo variar entre 0,8 a 3,5 BAR. Esta pressão influencia diretamente no volume de injeção, ou seja, quanto maior for a pressão maior será o volume injetado.
A pressão indicada para o Monza é de 1,8 a 2,2 Bar; sendo o ideal 2,0 Bar
O regulador é constituído de uma membrana e por uma mola calibrada. A membrana (diafragma) controla uma válvula que se abre e fecha de acordo com a pressão do combustível. Quando a válvula estiver fechada, o único ponto de fuga do combustível é o eletro-injetor e, por ter orifícios minúsculos não suporta a vazão produzida pela bomba. Com isso a tendência da pressão é subir.
Ao se atingir uma determinada pressão, a mola é comprimida, fazendo com que a membrana e a válvula se movam, abrindo a passagem do combustível para a linha de pressão. Isso fará com que a pressão caia rapidamente, começando um novo ciclo de trabalho.
No sistema monoponto, normalmente há um canal de desvio chamado by-pass. Esse canal possibilita a queda de pressão na linha assim que a bomba de combustível pára de funcionar. Já no sistema multiponto esse canal não existe, portanto, a pressão de linha se mantém, mesmo depois de desligado a bomba de combustível.
Neste sistema, o regulador de pressão possui uma tomada de vácuo que é ligado ao coletor de admissão, após a
borboleta de aceleração. Isso possibilita o aumento de pressão na linha durante a abertura da borboleta de
aceleração.
Já o regulador tipo returnless não possui linha de retorno e nem tomada de vácuo.
O nome "Returnlees" não se refere apenas ao regulador de pressão e sim no conjunto "bomba de combustível e
regulador de pressão" cujo regulador está incorporado à flange de fixação da bomba de combustível. Com isso, o
regulador não fica montado no tubo distribuidor (sistema multiponto) ou no corpo de borboleta (monoponto) no qual
era feito o retorno de combustível ao tanque.
A função do regulador de pressão para o sistema returnless é a mesma do regulador convencional, montado no tubo
distribuidor ou corpo de borboleta. Deve-se ressaltar somente a inexistência do tubo de ligação da câmara da mola
(vácuo) com o coletor de admissão.
Em função da não referência da tomada de vácuo, o que resulta numa pressão constante na linha de combustível
mesmo na marcha lenta, deve-se compensar o enriquecimento da mistura nas acelerações apenas no tempo de
injeção.
O regulador de pressão, como o seu nome já diz, tem por função regular a pressão do combustível na linha, para que as válvulas injetoras possam pulverizar a massa de combustível em quantidade suficiente para o motor.
O regulador de pressão pode estar montado em três posições, dependendo do sistema de injeção eletrônica utilizado:
.No corpo de borboleta (sistema monoponto);
.Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);
.No copo estabilizador, junto à bomba de combustível (sistema multiponto returnless).
A pressão de trabalho também depende diretamente do tipo de sistema empregado, podendo variar entre 0,8 a 3,5 BAR. Esta pressão influencia diretamente no volume de injeção, ou seja, quanto maior for a pressão maior será o volume injetado.
A pressão indicada para o Monza é de 1,8 a 2,2 Bar; sendo o ideal 2,0 Bar
O regulador é constituído de uma membrana e por uma mola calibrada. A membrana (diafragma) controla uma válvula que se abre e fecha de acordo com a pressão do combustível. Quando a válvula estiver fechada, o único ponto de fuga do combustível é o eletro-injetor e, por ter orifícios minúsculos não suporta a vazão produzida pela bomba. Com isso a tendência da pressão é subir.
Ao se atingir uma determinada pressão, a mola é comprimida, fazendo com que a membrana e a válvula se movam, abrindo a passagem do combustível para a linha de pressão. Isso fará com que a pressão caia rapidamente, começando um novo ciclo de trabalho.
No sistema monoponto, normalmente há um canal de desvio chamado by-pass. Esse canal possibilita a queda de pressão na linha assim que a bomba de combustível pára de funcionar. Já no sistema multiponto esse canal não existe, portanto, a pressão de linha se mantém, mesmo depois de desligado a bomba de combustível.
Neste sistema, o regulador de pressão possui uma tomada de vácuo que é ligado ao coletor de admissão, após a
borboleta de aceleração. Isso possibilita o aumento de pressão na linha durante a abertura da borboleta de
aceleração.
Já o regulador tipo returnless não possui linha de retorno e nem tomada de vácuo.
O nome "Returnlees" não se refere apenas ao regulador de pressão e sim no conjunto "bomba de combustível e
regulador de pressão" cujo regulador está incorporado à flange de fixação da bomba de combustível. Com isso, o
regulador não fica montado no tubo distribuidor (sistema multiponto) ou no corpo de borboleta (monoponto) no qual
era feito o retorno de combustível ao tanque.
A função do regulador de pressão para o sistema returnless é a mesma do regulador convencional, montado no tubo
distribuidor ou corpo de borboleta. Deve-se ressaltar somente a inexistência do tubo de ligação da câmara da mola
(vácuo) com o coletor de admissão.
Em função da não referência da tomada de vácuo, o que resulta numa pressão constante na linha de combustível
mesmo na marcha lenta, deve-se compensar o enriquecimento da mistura nas acelerações apenas no tempo de
injeção.
Editado pela última vez por waldir em 27 Jan 2013, 08:02, em um total de 1 vez.
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Muito bacana Waldir!
Bem interessante!
Bem interessante!
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EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
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- waldir
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Leocastro, complementei a matéria acima.Leocastro escreveu:Muito bacana Waldir!
Bem interessante!
Abs
waldir
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Interessante o sistema do MPFI, na Quantum que tinhamos em casa, Mi, a mangueira da tomada de vácuo do regulador quebrou uma dia quando estávamos viajando, a cada acelerada o carro falhava horrores, meu pai parou numa oficina, o cara condenou até o cabeçote dizendo que isso era queima de junta, eu inconformado, fiz uma inspeção geral, e, constatei a mangueirinha quebrada, troquei ela e pronto! O mecanico (mexanico) ficou de cara! Rs.
Problema resolvido.
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Waldir como sempre, contribuindo com bastante informação útil, deveria ter uma seção no fórum com esses tópicos do Waldir e de outros usuários que criam este tipo de material valiosíssimo para nós da comunidade...
Uma pergunta, é possível dar defeito no regulador de pressão do EFI???
Uma pergunta, é possível dar defeito no regulador de pressão do EFI???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
vrsilva,
Eu não me senti encorajado em fuçar por que implicaria depois na aferição da pressão.
Eu sugeri uma vez em "Comunicados, Sugestões e Dúvidas e sobre o Fórum" que seria interessante colocar numa seção específica os
problemas recorrentes com as respectivas soluções ou possíveis soluções. Por exemplo: Meu motor quando esquenta não pega;
A partida do meu Monza está pesada; a boia de combustível não funciona direito; A ventoinha não atraca ou não desliga... etc
E nesta seção a manutenção seria esclusiva dos moderadores que após análise 'trancaria' cada tópico (semelhante à fixação do item) sendo que as discussões relativas a estes seriam aceitas em outras seções para manter aquela sem ruídos, sem trocentas mensagens.
Até entendo que elencar os diagnósticos e soluções quebraria o relacionamento do forum... mas seria uma ideia... mas devagar (quando me lembro) vou arquivando no PC para consultas.
Abs
waldir
Abs
waldir
Possibilidade sempre há e creio que a partir da membrana, visto que há kit de reparaçãoUma pergunta, é possível dar defeito no regulador de pressão do EFI???
Eu não me senti encorajado em fuçar por que implicaria depois na aferição da pressão.
A seção que achei para armazenar informações técnicas/teóricas foi a de DICASdeveria ter uma seção no fórum com esses tópicos do Waldir e de outros usuários que criam
este tipo de material valiosíssimo para nós da comunidade...
Eu sugeri uma vez em "Comunicados, Sugestões e Dúvidas e sobre o Fórum" que seria interessante colocar numa seção específica os
problemas recorrentes com as respectivas soluções ou possíveis soluções. Por exemplo: Meu motor quando esquenta não pega;
A partida do meu Monza está pesada; a boia de combustível não funciona direito; A ventoinha não atraca ou não desliga... etc
E nesta seção a manutenção seria esclusiva dos moderadores que após análise 'trancaria' cada tópico (semelhante à fixação do item) sendo que as discussões relativas a estes seriam aceitas em outras seções para manter aquela sem ruídos, sem trocentas mensagens.
Até entendo que elencar os diagnósticos e soluções quebraria o relacionamento do forum... mas seria uma ideia... mas devagar (quando me lembro) vou arquivando no PC para consultas.
Abs
waldir
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
Seria uma excelente ideia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
waldir, tenho um Monza Club 2.0 EFI, bom ele esta consumindo muita gasolina, Na cidade tava fazendo na faixa de 6.5, Bom abaixei a pressão da bomba de 1.8 para 1.4 bar tem algum problema?
não fiz a media ainda.
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