eletro-ventilador não arma
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
eletro-ventilador não arma
(1) monza 92 etanol, olá monzeiros, o meu monza não arma o eletro-ventilador, já testei relé e o eletro- ventilador eles funciona!! e troquei o sensor de temperatura, e aproveitando comprei o sensor de marcado de temperatura no painel que o meu não marcava, mais nada resolveu, quando ele parou eu retirei o conector do sensor de temperatura, dai o modulo entra em emergencia armando o eletro-ventilador dando uma força para chegar em casa. oque pode ser?
(2) coloquei 50 conto de etanol mais o marcado de combustivel não sai da reserva só quando o carro ta em ladeira ou quando tem uma freada meio que brusca ai o ponteiro sobe, mais descer em seguida(.
(3) porque o marcado de temperatura no painel sempre começa a marca um pouco abaixo da escala do azul?
(2) coloquei 50 conto de etanol mais o marcado de combustivel não sai da reserva só quando o carro ta em ladeira ou quando tem uma freada meio que brusca ai o ponteiro sobe, mais descer em seguida(.
(3) porque o marcado de temperatura no painel sempre começa a marca um pouco abaixo da escala do azul?
- cidi
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: eletro-ventilador não arma
(3) O meu marcador de temperatura do painel tambem sempre passa a marcar abaicho da faixa azul e eu ACHO que isso e normal.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Não foi informado se esse Monza tem A/C original de fábrica.
No Monza com A/C, se a luz da bateria não acender ao ligar o contato de ignição e apagar assim que o motor entra em funcionamento, as ventoinhas interna e do radiador não funcionam. Só funcionarão depois que o motor atingir alta rotação onde o alternador começará a carregar a bateria.
Quem controla o acionamento e desligamento da ventoinha do radiador no Monza EFI é a UCE, comandando o(s) relê(s) da ventoinha.
É preciso verificar se o motor está atingindo a temperatura para ligar a ventoinha. Para isso, use um scanner e um termômetro de mira a laser.
Como disse que ao remover o plug do sensor de temperatura a UCE entra em emergência e a ventoinha funciona, indica que está recebendo tensão do pós chave. De qualquer forma, é bom verificar se o comutador de partida está funcionando corretamente.
Em emergência de falta de funcionamento da ventoinha, eu recomendo que faça o acionamento no relê para que funcione direto e posso levar o carro para casa ou para o reparo, sem afetar o funcionamento do sistema de IE.
Com relação ao marcador de combustível, boia, chicote e aterramento e trilha da PCI do painel interrompida são os sintomas mais comuns. É preciso avaliar para encontrar o defeito.
Abs,
Carlos Freire
No Monza com A/C, se a luz da bateria não acender ao ligar o contato de ignição e apagar assim que o motor entra em funcionamento, as ventoinhas interna e do radiador não funcionam. Só funcionarão depois que o motor atingir alta rotação onde o alternador começará a carregar a bateria.
Quem controla o acionamento e desligamento da ventoinha do radiador no Monza EFI é a UCE, comandando o(s) relê(s) da ventoinha.
É preciso verificar se o motor está atingindo a temperatura para ligar a ventoinha. Para isso, use um scanner e um termômetro de mira a laser.
Como disse que ao remover o plug do sensor de temperatura a UCE entra em emergência e a ventoinha funciona, indica que está recebendo tensão do pós chave. De qualquer forma, é bom verificar se o comutador de partida está funcionando corretamente.
Em emergência de falta de funcionamento da ventoinha, eu recomendo que faça o acionamento no relê para que funcione direto e posso levar o carro para casa ou para o reparo, sem afetar o funcionamento do sistema de IE.
Com relação ao marcador de combustível, boia, chicote e aterramento e trilha da PCI do painel interrompida são os sintomas mais comuns. É preciso avaliar para encontrar o defeito.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Painel acesso-antes da partida.

Painel já com o motor em funcionamento.

Obs: motor com A/C, de fabrica.

Painel já com o motor em funcionamento.

Obs: motor com A/C, de fabrica.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Para um Monza EFI, se estiver marcando corretamente, a marcha lenta está muito baixa.
Siga as outras instruções que passei na outra mensagem...
Abs,
Carlos Freire
Siga as outras instruções que passei na outra mensagem...
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
tá assim porque ele foi ligado agora de manhã, pela primeira vez, quando esquenta ele fica na escala de 10, se eu acelerar ele no pedal com o motor frio quando esquenta fica muito acelerado, quando o ponteiro esta abaixo do 10, ele fica oscilando muito, nem sei oque pode ser.
o ponteiro da temperatura chega ao meio e não arma, as vezes até passa do meio, ai eu desligo, haha da mole..
o ponteiro da temperatura chega ao meio e não arma, as vezes até passa do meio, ai eu desligo, haha da mole..
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
LEONARDO1680 escreveu:tá assim porque ele foi ligado agora de manhã, pela primeira vez, quando esquenta ele fica na escala de 10, se eu acelerar ele no pedal com o motor frio quando esquenta fica muito acelerado, quando o ponteiro esta abaixo do 10, ele fica oscilando muito, nem sei oque pode ser.
Precisa resolver esse problema de marcha lenta. Ligação errada, entrada falsa de ar ou algum sensor com problemas pode causar o sintoma.
Como disse lá em cima, faça a aferição da temperatura de trabalho desse motor, com termômetro e scanner. Se o marcador estiver errado, o motor pode não estar aquecendo como pensa e a ventoinha não vai armar.
Depois que tiver certeza de que o motor está aquecendo além do normal é que se toma providências para o reparo. Se a temperatura estiver normal e o marcador errado, é preciso resolver esse problema do painel, aterramento...
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
fiz o teste deu 118 graus, e ferveu jogo áqua pra fora ai eu desliguei...
fio partido não é, se fosse fio partido ao retirar o conector do sensor temperatura ele não iria arma o eletro-ventilador...!!! (já fiz isso)
aterramento deficiente não é...!!! (já testei)
relé está funcionando...!!! (já testei)
eletro ventilador funciona perfeitamente em 1ºestagio e 2ºestagio...!!! (já testado)
ar condicionado arma em todas as posições 1, 2, 3 e 4 ...!!! (já testado)
peças trocada: sensor de temperatura e sensor de marcado de temperatura do painel...
tem mais alguma coisa que se posso testar?
fio partido não é, se fosse fio partido ao retirar o conector do sensor temperatura ele não iria arma o eletro-ventilador...!!! (já fiz isso)
aterramento deficiente não é...!!! (já testei)
relé está funcionando...!!! (já testei)
eletro ventilador funciona perfeitamente em 1ºestagio e 2ºestagio...!!! (já testado)
ar condicionado arma em todas as posições 1, 2, 3 e 4 ...!!! (já testado)
peças trocada: sensor de temperatura e sensor de marcado de temperatura do painel...
tem mais alguma coisa que se posso testar?