preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
ronny sansil
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Jan 2008, 00:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por ronny sansil »

ai galera sou meio leigo na parada,estou querendo dar uma aspirada leve no meu carro,vou colocar um comando 288'',trocar os tuchos dar um trabalhada nos bicos,e botar um filtro esportivos e rebaixar o cabeçote....ficaria legal,vai ficar pipocando.........dar umas dicas ai pra fical legal,sou de taubaté-SP...valeu um abraço
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por TheRipper »

Cara, esquece preparação com EFI, não fica bom. Sem chance de esse comando funcionar direito com a Multec 700. O que dá pra fazer são coisas básicas. Taxar no álcool, liberar escape, atrasar um pouquinho o comando... dá pra ganhar no máximo uns 15-20cv, e só.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:Cara, esquece preparação com EFI, não fica bom. Sem chance de esse comando funcionar direito com a Multec 700. O que dá pra fazer são coisas básicas. Taxar no álcool, liberar escape, atrasar um pouquinho o comando... dá pra ganhar no máximo uns 15-20cv, e só.
Esquece preparação com EFI?? Daonde??? Porque?? Está errado. Não nenhum problema na EFI, pode-se colocar bico suplementar, por exemplo. Nunca retrabalhe um bico, compre outro e guarde o seu original. Filtro esportivo, esqueça isso, já falamos isso muitas vezes, é só besteira e não serve de nada. Filtra 8x menos. Invista em um módulo de centelha para aproveitar todo o seu combustível para a melhor queima. Vai ganhar torque e potência. Tente deixar o seu carro mais leve, isso também afeta no desempenho, menos peso e mesma potência resulta em desempenho e consumo menor. Puxe um ar mais frio possível, mais compacto melhorando a queima ainda mais. Nunca rebaixe o cabeçote, pra que abrir o motor, gastar uma nota de mão de obra se não é preciso? Trocar pistões, escape novo e tudo mais. Coisas pequenas, simples, mas que em conjunto, dão diferença, o carro fica mto mais esperto, original, e equilibrado.
viewtopic.php?f=4&t=2093&p=24142&hilit=cm+racing#p24142
viewtopic.php?f=4&t=389&p=16006&hilit=8+micra#p16006
viewtopic.php?f=4&t=1934&p=29740&hilit=8+micra#p29740
alguns tópicos de estudo para sua preparação sobre a centelha e filtros e escapes
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por TheRipper »

Bem, vamos por partes. Bico suplementar? Pra que isso??? Não estamos falando de preparações tão pesadas.
A propósito, não é possível retrabalhar o injetor usado nos monoponto, por causa do seu tipo de construção.

Filtro esportivo - É útil, SIM, quando se aumenta o fluxo de gases no motor, com escape livre, por exemplo. Filtro menos, diminui a vida útil do motor, mas dá mais potência, é fato. Mas só o filtro, sem alterar mais nada, realmente não funciona.

Ignição CM Racing - Fico chateado quando vejo que ainda levam a sério esse tipo de coisa. Esse cara da CM Racing é um charlatão, golpista, arrogante, escreve mal e fala um monte de besteiras, e essa "caixinha mágica" dele não passa de um grande engodo, como aquele tal de UNICHIP, todos com dinamômetros "viciados".

E reafirmo, preparação com EFI NÃO PRESTA! A admissão em si já tem suas limitações. Pouco fluxo, necessidade de aquecimento do coletor, alimentação um tanto precária por apenas um injetor... se isso fosse bom, seria usado até hoje :roll:
Mas o que pega mesmo é o maldito módulo Multec 700. Tente colocar um cabeçote de alto fluxo com escape livre pra ver se funciona direito! Acredite em mim, já tive essa experiência, acabei por instalar um módulo programável em meu carro (MegaSquirt - montada, instalada e acertada por mim), que mudou da água pro vinho, tanto no consumo quanto na performance, mas ainda não se compara a uma admissão multiponto, com borboleta maior, sem aquecimento e 4 injetores. Pra melhorar a performance e manter boa dirigibilidade/consumo com esse módulo, infelizmente não dá pra fugir muito da receita que indiquei acima.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:Bem, vamos por partes. Bico suplementar? Pra que isso??? Não estamos falando de preparações tão pesadas.
A propósito, não é possível retrabalhar o injetor usado nos monoponto, por causa do seu tipo de construção.

Filtro esportivo - É útil, SIM, quando se aumenta o fluxo de gases no motor, com escape livre, por exemplo. Filtro menos, diminui a vida útil do motor, mas dá mais potência, é fato. Mas só o filtro, sem alterar mais nada, realmente não funciona.

Ignição CM Racing - Fico chateado quando vejo que ainda levam a sério esse tipo de coisa. Esse cara da CM Racing é um charlatão, golpista, arrogante, escreve mal e fala um monte de besteiras, e essa "caixinha mágica" dele não passa de um grande engodo, como aquele tal de UNICHIP, todos com dinamômetros "viciados".

E reafirmo, preparação com EFI NÃO PRESTA! A admissão em si já tem suas limitações. Pouco fluxo, necessidade de aquecimento do coletor, alimentação um tanto precária por apenas um injetor... se isso fosse bom, seria usado até hoje :roll:
Mas o que pega mesmo é o maldito módulo Multec 700. Tente colocar um cabeçote de alto fluxo com escape livre pra ver se funciona direito! Acredite em mim, já tive essa experiência, acabei por instalar um módulo programável em meu carro (MegaSquirt - montada, instalada e acertada por mim), que mudou da água pro vinho, tanto no consumo quanto na performance, mas ainda não se compara a uma admissão multiponto, com borboleta maior, sem aquecimento e 4 injetores. Pra melhorar a performance e manter boa dirigibilidade/consumo com esse módulo, infelizmente não dá pra fugir muito da receita que indiquei acima.
Bom, se você não se importa com a vida útil do motor, mete logo um filtro esportivo. Quer mais vazão de ar?? Bota um filtro original de um carro com mais volume de ar. Um filtro de um marea, o motor é 2.4, precisa de mto mais ar. Ou então de qualquer outro carro que tenta um fluxo grande. Pronto, se tem um filtro original, filtrando tudo, muito mais que um mero esportivo 8x menos filtrante. Quer mais fluxo de ar??? Resfria o ar que tu ganha mais maça de ar, consequentemente, mais fluxo mas com ar limpo, sem impurezas sólidas.

CM Racing é charlatão?? Então fabrique algo que melhore a centelha tão bem quanto ele. Isso é testado, comprovado, não pela CM Racing, mas fora de lá. Ele está aberto a testes para provar o desempenho do seu produto. Ele não tem o que esconder. Se ele é uma farça, vai lá, intime ele, e peça um carro 0KM se o que ele vende não presta. Peça para ele ir a sua cidade e instalar tudo na sua frente, testar o carro no seu dinamômetro, ai vamos saber a verdade. Ninguém é burro um bastante a por a prova a sua identidade corporativa com propaganda enganosa se pondo a disposição de fazer qualquer tipo de teste para provar a sua qualidade. Mesma coisa que dar 1 mês de garantia, isso mostra a fragilidade.
viewtopic.php?f=4&t=2019
viewtopic.php?f=4&t=1934
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:Bem, vamos por partes. Bico suplementar? Pra que isso??? Não estamos falando de preparações tão pesadas.
É o meio ideal para alimentar um turbo...mas realmente, este tópico não é sobre turbos...
A propósito, não é possível retrabalhar o injetor usado nos monoponto, por causa do seu tipo de construção.
Até tem jeito... mas realmente não compensa... Bicos do tipo agulha são chatos mesmo...

O que normalmente se faz é alterar a pressão da linha para compensar alguma coisa na alimentação (que também não deveria ser feito...)
Filtro esportivo - É útil, SIM, quando se aumenta o fluxo de gases no motor, com escape livre, por exemplo. Filtro menos, diminui a vida útil do motor, mas dá mais potência, é fato. Mas só o filtro, sem alterar mais nada, realmente não funciona.
Sabia que o filtro do Marea 2.4 de 160cv que o Marcel citou (é o que uso no meu carro, por coincidência... hehehe), é o mesmo do Brava 1.6 de 106 cv?

Ou seja, no Brava 1.6, pode fazer a preparação aspirada que quiser e ainda vai poder continuar usando o filtro originalzinho, dentro da caixa isolante térmica (aquele plástico preto é isolante térmico...) com captação de ar frio e tudo mais, que os engenheiros desenvolveram...
Ignição CM Racing - Fico chateado quando vejo que ainda levam a sério esse tipo de coisa.
Usei no meu carro, meu módulo que gerencia o turbo tem amplificador incorporado, já postei aqui no fórum um trabalho acadêmico com medições de antes e depois de instalar a cm plus em um motor. E posso afirmar: Melhora sim, tanto o torque quanto o consumo.
Esse cara da CM Racing é um charlatão, golpista, arrogante, escreve mal e fala um monte de besteiras, e essa "caixinha mágica" dele não passa de um grande engodo, como aquele tal de UNICHIP,
Não tenho nada a reclamar do Cezar. Até hoje, sempre me atendeu muito bem. Inclusive já precisei de falar com ele fora do horário comercial, fim-de-semana e tudo...

E apesar dele ser formado em engenharia eletrônica, sabe muito de mecânica.

E sobre a "caixinha mágica" dele, dá uma olhada nas fotos das velas do trabalho que postei, antes estavam pretas, depois, branquinhas... só por aí você vê o quanto a queima é otimizada...
todos com dinamômetros "viciados".
Você acha mesmo que o dinamômetro de bancada utilizado no laboratório de engenharia mecânica de uma universidade é viciado?

Acha que os professores, orientadores, etc. aprovariam um trabalho com resultados forjados dentro da universidade?
E reafirmo, preparação com EFI NÃO PRESTA! A admissão em si já tem suas limitações. Pouco fluxo, necessidade de aquecimento do coletor, alimentação um tanto precária por apenas um injetor... se isso fosse bom, seria usado até hoje :roll:
Concordo que para os padrões de hoje a EFI realmente é bastante ultrapassada. Mas turbina um e coloca um suplementar na pressurização para ver... funciona... hehehe
Mas o que pega mesmo é o maldito módulo Multec 700. Tente colocar um cabeçote de alto fluxo com escape livre pra ver se funciona direito!
Ah tá... mas aí você tirou totalmente o motor da geometria original e está querendo que o módulo "se vire" para gerenciá-lo?
Não só dá vai dar pau com a Multec, como também daria com a mais avançada injeção FSI dos Audi A3 2.0 turbo 2008.
Acredite em mim, já tive essa experiência, acabei por instalar um módulo programável em meu carro (MegaSquirt - montada, instalada e acertada por mim), que mudou da água pro vinho, tanto no consumo quanto na performance, mas ainda não se compara a uma admissão multiponto, com borboleta maior, sem aquecimento e 4 injetores.
fico pensando se com o tempo, trabalho e dinheiro gastos, você não comprava uma Motronic original em um desmanche por aí e adaptava...

Já pensou? Leitura de sonda, sensor de detonação, etc..
Pra melhorar a performance e manter boa dirigibilidade/consumo com esse módulo, infelizmente não dá pra fugir muito da receita que indiquei acima.
Mete 14 ou 15:1 de taxa, rodando no álcool, com um módulo de ignição forte empurrando as centelhas para ver só...

E o melhor é que neste caso, a injeção vai continuar gerenciando o motor como antes...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF, vamos lá:

1 - Sim, seria o ideal para turbos.

2 - Esse injetor, pelo que sei, não é passível de retrabalho, mas pode ser que sim. Ele não responde bem a aumento de pressão da linha, e trava com menos de 3BAR, experiência própria.

3 - Sobre o filtro de ar, acho muito preciosismo querer adaptar filtro de outro carro, que provavelmente custa uma fortuna (ainda mais sendo do Marea), sendo que já vi motores rodando centenas de milhares de km com filtro esportivo e com desgaste equivalente a um motor com filtro original. Claro que não é um comentário com base em dados estatísticos precisos, mas sinceramente não vejo tanto problema no filtro esportivo, ainda mais levando em conta que vejo muitas preparações feitas no exterior, em que o cara gasta rios de dinheiro, e usa esse tipo de filtro...

4 - Ignição CM Racing - vou procurar mais a respeito do trabalho feito, mas acho que só consigo me convencer se vir o troço funcionando na minha frente. Eu não consigo confiar em alguém que diz que é possível transformar o carro em FLEX com apenas uma caixinha, isso pra mim é GOLPE. Se isso fosse possível, por que a fábrica gasta tanto dinheiro com sistemas tão complexos? Eu vejo esse tipo de coisa com muita desconfiança, o mercado está cheio de oportunistas :-/

5 - De maneira alguma eu queria que a Multec 700 se virasse pra alimentar o motor. Meu carro ficou mais de um mês na mão de um excelente e experiente preparador de São José dos Campos, que simplesmente não conseguiu acertar o carro. Era muito inconstante, ficava engasgando... um LIXO. Esse módulo é jurássico, data do final da década de 70, nem sensor de temperatura do ar da admissão ele tem! Definitivamente, não serve para preparação, não tem processamento adequado.

6 - Sobre o módulo programável, o tempo que gastei aprendendo sobre o assunto, montando, instalando e fazendo o acerto do carro, foi um tempo muito bem gasto. Aprendi muita coisa, e descobri que muito do que se fala por aí sobre IE é mito.
Sobre a Motronic, é uma injeção excelente para um carro original, e com preparação leve, mas não serve para preparações aspiradas pesadas, pois tem limites em sua programação, você consegue alterar o mapa, e só, não pode trabalhar com Alpha N por exemplo. As versões usadas no Kadett/Monza NÃO estão prontas para trabalhar com knock sensor (talvez seja possível com uso de programação específica, e descobrindo onde ligar o tal sensor, que NÃO está presente em nenhum Monza ou Kadett com Motronic). Uso de sonda Lambda? Se você soubesse o quanto uma sonda lambda comum, do tipo narrow band (100% dos carros nacionais e 90% dos importados que circulam aqui), é limitada, não acharia isso uma grande vantagem. E outra coisa, não é possível adaptar uma Motronic num motor originalmente "EFI", pois este não tem roda fônica, seria necessário trocar o virabrequim! Além de toda a adaptação na parte de ignição, ou seja, sairia mais barato comprar outro motor inteiro e vender o meu...

Pelo visto você não conhece a MegaSquirt :-) Vou falar um pouco sobre ela, pois creio que interesse a muita gente:

- Permite total reprogramação por notebook ou palmtop.

- Controla vários tipos de atuador de marcha lenta, sendo possível usar motor de passo com uma simples plaquinha auxiliar. Todos os mapas de enriquecimento da mistura na fase de aquecimento do carro são configuráveis, pode controlar ventoinha, partida a frio, shift light, TEM SUPORTE A KNOCK SENSOR, TEM SUPORTE A SONDA LAMBDA COMUM E WIDE BAND (pesquise sobre esse tipo de sonda, na Europa ninguém usa sonda comum, é lixo pra eles), suporta praticamente qualquer tipo de ignição existente, pude adaptar ao meu distribuidor com módulo HEI sem problema algum, com total controle sobre o mapa de avanço, com resolução de 144 pontos (12x12), boost control, recurso para alternar entre dois mapas com o toque de um botão entre vááárias outras coisas. Provavelmente poucos módulos aftermarket no mundo tenham tantos recursos. Ou seja, tem todos os recursos presentes nas injeções originais, diferentemente de FuelTech e afins, que são limitadas para uso em rua. É um projeto genial.

A sonda eu uso uma comum mesmo, pois a Wide é caríssima, mas só usei para o acerto básico, fiz um mapa base e a partir dele fui fazendo as modificações buscando potência e consumo nos regimes específicos. O resultado ficou muito bom, estou fazendo 8km/l na cidade, pegando trânsito, e 9km/l na estrada a 120km/h de média (faria mais se meu câmbio fosse um pouco mais longo).

O custo da MegaSquirt?

- Componentes: R$380
- Chicote "caseiro": R$50
- Aprender muito, mas muito mesmo sobre injeção eletrônica e mecânica/acerto de motores: não tem preço :mrgreen:


Com taxa de 14:1 ou 15:1( !!!) no álcool você só vai conseguir uma coisa: detonação. Vai ter que atrasar o ponto e só vai perder potência. 15:1 é taxa pra rodar no metanol!!! Uma boa taxa no álcool com comando manso é 13:1. Comando bravo arrisca uns 14:1, mas do que isso é besteira, só vai perder potência e arriscar quebrar o motor. Um amigo meu, que prepara carros turbo aqui no Rio, está com um Gol GTS aberto pra 2.0 com 14:1 de taxa. O motor amarra tanto em alta que mal passa de 5k RPM. Enquanto ele está rodando com 14:1 de taxa e 26 graus de avanço em alta, eu rodo com 12,7:1 de taxa, em cabeçote com câmaras polidas, e 40 graus de avanço. Adivinha qual motor está rendendo mais? :-)

Bem, desculpe-me pelo post gigante :oops:
Editado pela última vez por TheRipper em 31 Jan 2008, 21:23, em um total de 6 vezes.
Andre Monza
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 20 Out 2007, 17:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: preparaçao do monza 2.0 E.F.I, 92 gasolina

Mensagem não lida por Andre Monza »

Vou precisar muito da ajuda de vcs pra fazer meu motor andar ,tenho que fazer urgente
André Rieger Matos
Monzeiros -RJ Monza Clube do Brasil
ORGANIZAÇÃO [email protected]
Responder