500EF, vamos lá:
1 - Sim, seria o ideal para turbos.
2 - Esse injetor, pelo que sei, não é passível de retrabalho, mas pode ser que sim. Ele não responde bem a aumento de pressão da linha, e trava com menos de 3BAR, experiência própria.
3 - Sobre o filtro de ar, acho muito preciosismo querer adaptar filtro de outro carro, que provavelmente custa uma fortuna (ainda mais sendo do Marea), sendo que já vi motores rodando centenas de milhares de km com filtro esportivo e com desgaste equivalente a um motor com filtro original. Claro que não é um comentário com base em dados estatísticos precisos, mas sinceramente não vejo tanto problema no filtro esportivo, ainda mais levando em conta que vejo muitas preparações feitas no exterior, em que o cara gasta rios de dinheiro, e usa esse tipo de filtro...
4 - Ignição CM Racing - vou procurar mais a respeito do trabalho feito, mas acho que só consigo me convencer se vir o troço funcionando na minha frente. Eu não consigo confiar em alguém que diz que é possível transformar o carro em FLEX com apenas uma caixinha, isso pra mim é GOLPE. Se isso fosse possível, por que a fábrica gasta tanto dinheiro com sistemas tão complexos? Eu vejo esse tipo de coisa com muita desconfiança, o mercado está cheio de oportunistas :-/
5 - De maneira alguma eu queria que a Multec 700 se virasse pra alimentar o motor. Meu carro ficou mais de um mês na mão de um excelente e experiente preparador de São José dos Campos, que simplesmente não conseguiu acertar o carro. Era muito inconstante, ficava engasgando... um LIXO. Esse módulo é jurássico, data do final da década de 70, nem sensor de temperatura do ar da admissão ele tem! Definitivamente, não serve para preparação, não tem processamento adequado.
6 - Sobre o módulo programável, o tempo que gastei aprendendo sobre o assunto, montando, instalando e fazendo o acerto do carro, foi um tempo muito bem gasto. Aprendi muita coisa, e descobri que muito do que se fala por aí sobre IE é mito.
Sobre a Motronic, é uma injeção excelente para um carro original, e com preparação leve, mas não serve para preparações aspiradas pesadas, pois tem limites em sua programação, você consegue alterar o mapa, e só, não pode trabalhar com Alpha N por exemplo. As versões usadas no Kadett/Monza NÃO estão prontas para trabalhar com knock sensor (talvez seja possível com uso de programação específica, e descobrindo onde ligar o tal sensor, que NÃO está presente em nenhum Monza ou Kadett com Motronic). Uso de sonda Lambda? Se você soubesse o quanto uma sonda lambda comum, do tipo narrow band (100% dos carros nacionais e 90% dos importados que circulam aqui), é limitada, não acharia isso uma grande vantagem. E outra coisa, não é possível adaptar uma Motronic num motor originalmente "EFI", pois este não tem roda fônica, seria necessário trocar o virabrequim! Além de toda a adaptação na parte de ignição, ou seja, sairia mais barato comprar outro motor inteiro e vender o meu...
Pelo visto você não conhece a MegaSquirt

Vou falar um pouco sobre ela, pois creio que interesse a muita gente:
- Permite total reprogramação por notebook ou palmtop.
- Controla vários tipos de atuador de marcha lenta, sendo possível usar motor de passo com uma simples plaquinha auxiliar. Todos os mapas de enriquecimento da mistura na fase de aquecimento do carro são configuráveis, pode controlar ventoinha, partida a frio, shift light, TEM SUPORTE A KNOCK SENSOR, TEM SUPORTE A SONDA LAMBDA COMUM E WIDE BAND (pesquise sobre esse tipo de sonda, na Europa ninguém usa sonda comum, é lixo pra eles), suporta praticamente qualquer tipo de ignição existente, pude adaptar ao meu distribuidor com módulo HEI sem problema algum, com total controle sobre o mapa de avanço, com resolução de 144 pontos (12x12), boost control, recurso para alternar entre dois mapas com o toque de um botão entre vááárias outras coisas. Provavelmente poucos módulos aftermarket no mundo tenham tantos recursos. Ou seja, tem todos os recursos presentes nas injeções originais, diferentemente de FuelTech e afins, que são limitadas para uso em rua. É um projeto genial.
A sonda eu uso uma comum mesmo, pois a Wide é caríssima, mas só usei para o acerto básico, fiz um mapa base e a partir dele fui fazendo as modificações buscando potência e consumo nos regimes específicos. O resultado ficou muito bom, estou fazendo 8km/l na cidade, pegando trânsito, e 9km/l na estrada a 120km/h de média (faria mais se meu câmbio fosse um pouco mais longo).
O custo da MegaSquirt?
- Componentes: R$380
- Chicote "caseiro": R$50
- Aprender muito, mas muito mesmo sobre injeção eletrônica e mecânica/acerto de motores: não tem preço
Com taxa de 14:1 ou 15:1( !!!) no álcool você só vai conseguir uma coisa: detonação. Vai ter que atrasar o ponto e só vai perder potência. 15:1 é taxa pra rodar no metanol!!! Uma boa taxa no álcool com comando manso é 13:1. Comando bravo arrisca uns 14:1, mas do que isso é besteira, só vai perder potência e arriscar quebrar o motor. Um amigo meu, que prepara carros turbo aqui no Rio, está com um Gol GTS aberto pra 2.0 com 14:1 de taxa. O motor amarra tanto em alta que mal passa de 5k RPM. Enquanto ele está rodando com 14:1 de taxa e 26 graus de avanço em alta, eu rodo com 12,7:1 de taxa, em cabeçote com câmaras polidas, e 40 graus de avanço. Adivinha qual motor está rendendo mais?
Bem, desculpe-me pelo post gigante
