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Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 17 Nov 2012, 10:52
por leandro_gama
Srs,
Tenho um monza ano 94 efi, vi que o problema da falha na lenta podem ser varios.
Ligo meu carro de manhã e se deixo ele ligado e parado o moto começa a variar a rotação, ouço pelo barulho já que o meu carro não tem odometro.
Quando estou andando já com ele, percebo que quando para em um farol mesmo com o motor quente ele ficar variando a rotação (quase desliga acendendo a luz de injeção e sobe do nada).
Se tento sair de primeiro e não acelero bem ou estou em terceira e não piso forte ou passo por um lombada deixo apenas a acelaração do motor sem pisar ou pisar de leve, o motor morre do nada desengatado ou parece perda de potencia pois, e ele engatado da uns trancos.
Sensor de volocidade já troquei em tempo, o meu esta totalmente estourado.
Vou fazer logo limpeza do tbi e aproveitar e trocar o atuador de lenta e ver entrada falsa de ar.
O distribuidor foi trocado recentemente, o chato é que tive que usar um chinesinho mesmo comprando na Accioly, o do monza não fabrica mais.
Duvida cruel já que vou ter que fazer a inspeção veicular, todos os monzas tem essa valvula EGR?
Existe alguma outra que posso subistituir ou adapar para não correr o risco de ser reprovado?
A pergunta principal e para o meu carro ano 94, pois andei pesquisando e vi que esta valvula não é mais fabricada.
Alguma outra dica para esta falha na lenta, alem do atuador, VSS, egr e distribuidor?
Obrigado
Leandro gama
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 20 Nov 2012, 05:13
por cidi
Eu começaria checando entrada falsa de ar. Depois cabos de velas, velas...num kadet efi daqui de casa, a lenta estava instavel..pensei em coisas piores: sera sensor de velocidade? Fui ver e era ent. Falsa de ar..foi feito o arranque em oficina e o me(x)anico havia esquecido de colocar de volta o sensor de temperatura. e uma mangueirinha de vacuo, que estava causando o sintoma...
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 20 Nov 2012, 07:26
por leandro_gama
Então meu caso é meio estranho, pois tudo começou depois que fui fazer os aneis do motor que estava fumando.
Depois disso o econometro passou a dar problema e carro a morrer do nada, tirei o sensor sensor de velocidade e este estava com a capa que protege o circuito totalmente solta e o fio terra dele também.
Coloquei um novo e prendi o terra na carcaça do carro, achei uma mangueira do vacuo que estava com pequea rachadura, não troquei ainda mas fechei com fica isolante bem apertada para não dar falsa entrada de ar e o econometro passou a funcionar normal.
Dai para cá, quando ligo o carro a partida demora para pegar, sabe alquele sintoma de carro véio, gira a chave e segura por um bom tempo e depois pega.
A valvula canister dele tinha estourado também, e troquei este final de semana o sintoma permanece.
A lenta varia depois de um tempo que o carro fica ligado, ele começa a morrer acende a luz de ingeção e do nada a rotação sobe, dá umas variadas sobe e desce, até a rotação normalizar, se estiver com o carro parado as vezes morre.
Como já estou com todas as peças, kit reparo do tbi e atuador vou aproveitar e trocar.
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 20 Nov 2012, 07:47
por MonzaClub20EFICHZ
O Monza 94 não tem EGR.
Monte o scanner da minha assinatura e faça os logs padrões 1, 2 e 3 seguindo rigorosamente os passos descritos para testarmos todos os itens poste o resultado aqui.
Mas parece ponto, pode regulá-lo com o scanner vide
viewtopic.php?f=14&t=24836
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 20 Nov 2012, 08:09
por leandro_gama
Obrigado pelos respostas e isso já matou 60% das minhas dúvidas.
Estou pretendendo fazer os teste com o scanner, o meu problema é que agora estou sem tempo para construi-lo e já estou em cima do prazo da controlar.
Quanto ao ponto assim que fizer o tbi, vou levar em um mecanico para ver o ponto já que não tenho a pistola estroboscopica.
Vi os topicos do scanner esses dias e somente tenho a parabeniza-lo pela iniciativa, assim que monta-lo e testar mando os logs aqui.
obrigado
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 21 Nov 2012, 07:59
por leandro_gama
Srs,
Muito bom dia!
Fiz ontem a limpeza do tbi e após alguns goles de gasolina, o carro funcionou, mas com o mesmo problema, a diferença é que o problema da partida demorada aparentemente acabou.
Mas agora estou com outra dúvida
Dei uma olhada no tópico da conexões de tbi e minhas dúvidas aumentaram, pois la faltam posição de algumas conexões das mangueiras como a mangueira do canister, a mangueira da valvula do canister e a de ventilação força da do carter.
Então vou postar as fotos das peças para sanar essas dúvidas
o item 3 fala valvula do canister, é amangueira que sai dessa peça abaixo ou a que sai do canister?
A mangueira mais fina dessa peça que sai do filtro de ar e vai até a tampa de valvulas, vai onde?
No coletor de admissão a entrada da esquerda vai para o vacuo do freio e no centro tem uma ponta, o que vai conectado lá?
Caros já estou de cabelo em pé de tanta m*** que acho nesse carro feito pelos mechanicos, e eu estou tendo que virar um para sanar os erros sorte que existem vocês para ajudar.
Obrigado
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 21 Nov 2012, 08:05
por MonzaClub20EFICHZ
Use a ferramenta de pesquise que encontrará vários tópicos indicando a posição das mangueiras.
Re: Monza 94 tem EGR? Duvida não loalizada - lenta falhando
Enviado: 21 Nov 2012, 08:36
por leandro_gama
Olhei varios tópicos inclusive o CONEXÕES DAS MANGUEIRINHAS NO TBI que esta em complemento mas não achei respostas a estas questões.
A exemplo do tópico mencionado acima
Na primeira foto
O item 9 – Mangueira tripla: 9 carcaça do filtro; 10- derivação ao coletor de admissão; 11- conexão à tampa de válvulas
onde o 10 esta conectado no coletor de admissão?
Na segunda foto o item 6 também fala que esta no coletor de admissão
na foto 3, informa que que valvula do canista esta na tomada de vacuo do TBI, e a outra mangueira do canistar vai onde?
São esses itens que estão me gerando dúvida, pois a minha ligação estava assim:
A mangueira da valvula do canister estava na flauta de tomada de vacuo.
A mangueira principal do canister estava na parte de trás da adimissão, na conexão central.
E a mangueira de tomada de ar do filtro esta na primeira conexão do tomada de vacuo do tbi.
Seguindo as imagens e o tuto, tá sobrando mangueira.
vlw novamente