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Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 25 Set 2012, 16:32
por ricardo baptista
Boa tarde,
Estou com problemas no monzão... novamente...
Quando ligo de manhã, marca normalmente o voltimetro, mas depois de uns 20 minutos começa a cair a marcação e é perceptível a queda até nos faróis...
Alternador foi trocado por um de 90Amp, totalmente revisado, regulador de voltagem trocado, tudo ok. Inclusive testado em bancada. Com o anterior, original do carro (arno 65amp) acontecia a mesma coisa.
o pior é que com um multimetro direto na bateria, depois de "aquecido" ele marca entre 13,8 e 14,2, mas no painel...
Até o GNV não funciona direito, dá a impressão da bobina não enviar corrente o suficiente para a queima completa e o carro embola muito na lenta... na alta fica normal, já na gasolina funciona normal na lenta e na alta, mas dá pra sentir o carro meio "preso"...
Não sei mais onde procurar problema... Será que alguma fuga de corrente ou algo fechando curto, ou algum fio no pós chave aquecendo... o ponteiro do voltimentro cai muito, mas muito mesmo, quando piso no freio, e se estiver com tudo aceso (a noite) quase acende a luz de bateria...
Alguma idéia do que poderia ser???
Att.
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 26 Set 2012, 13:41
por ricardo baptista
Outra coisa... Haveria a possibilidade de ser o aterramento do motor???
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 14 Out 2012, 09:22
por pimentel
Olá Ricardo,
Estou com o mesmo problema em meu monza (classic se 88 Gasolina/GNV)....
É exatamente o mesmo problema, pela manhã o nível fica normal, depois q o carro esquenta começa a cair... anoite com os faróis acesos, ventilador e limpador de para-brisas ligado é só pisar no freio que o ponteiro do nível da bateria vai no vermelho..
Com isso, o limpador de para-brisa fica visivelmente fraco, a marcha lenta começa a oscilar ficando a baixo de 1000 RPM chegando as vezes a morrer, e quando isso acontece ao dar a partida, o motor de arranque não gira... tenho q esperar um tempo pra dar a partida e as vezes até mesmo um tranco pra poder ligar o carro.
Já levei em alguns auto-elétricos perto de onde moro, já recondicionei duas vezes o alternador, já troquei motor de arranque e nada...
O cara do auto-elétrico me disse que pra resolver precisa colocar um alternador mais potente.... No caso do limpador( que também já troquei o motor) adaptar o do tubarão..
Essas soluções sugeridas por esse auto-elétrico não me convencerão...
Tenho alguma noção de eletrônica, e sei que se a GM colocou um alternador de 65amp é porque ele supre q necessidade.
Resolvi eu mesmo tentar desvendar o mistério...
Fiz o mesmo teste como multímetro diretamente na bataria, e como no seu caso o nível da bateria estava entre os 14volts.
Fiquei confuso e levantei duas hipóteses,
1. Talvez o marcador de nível de bateria seja um amperímetro e não um voltímetro?
2. Se realmente for um voltímetro, é possível que esteja trabalhando com a voltagens da caixa de fusível (circuito interno que alimente todos os itens problemáticos) ???
Bom, como tive um problema com a fiação da ventoinha e sei que é uma das campeãs em consumo de corrente. Resolvi elimina-la do circuito interno e ligar diretamente na bateria do carro com a ajuda de um relê e um fusível para proteção.
Cara, a ventoinha ficou muito mais forte... mas mesmo assim o problemas ainda continua!
Ainda não achei a solução, mas agora sei que o vilão não era a ventoinha. Sei também que o problema realmente está na fiação interna juto a caixa de fusível, pois agora quando no painel mostra nível baixo de bateria a ventoinha continua forte.
Como já tive problemas como o comutador de partida e já foi trocada uma parte da fiação que alimenta esse comutador por ter aquecido, acredito que o problema possa estar ai!
Meu próximo passo será verificar o cabo que alimenta o circuito interno, acredito que esse é o caminho...
Abraços e boa sorte Ricardo..
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 14 Out 2012, 10:12
por MonzaClub20EFICHZ
Isso é característico de mal contato, o local que está com mal contato fica soltando faíscas e vai aquecendo, então o que devem procurar no momento que o sinoma está acontecendo é um cabo muito quente, principalmente nos pontos de conexão.
Com o aumento da temperatura a resistência elétrica sobe e não conduz adequadamente, gerando a queda de voltagem.
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 14 Out 2012, 10:38
por ricardo baptista
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Isso é característico de mal contato, o local que está com mal contato fica soltando faíscas e vai aquecendo, então o que devem procurar no momento que o sinoma está acontecendo é um cabo muito quente, principalmente nos pontos de conexão.
Com o aumento da temperatura a resistência elétrica sobe e não conduz adequadamente, gerando a queda de voltagem.
Então meu camarada...
Percebi um cabo aquecendo.. o q sai do borne da bateria e alimenta o comutador e a caixa de fusíveis... O problema agora é: aonde ele é "emendado" para se dividir em dois? Pois alguns equipamentos funcionam mesmo com a chave desligada... e dois relês também aquecem muito, o da ventoinha e o do compressor do ar condicionado... Já troquei os mesmos e continua a mesma coisa...
Vou ter que abrir todo o chicote pra localizar o problema...
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 14 Out 2012, 10:51
por ricardo baptista
Fala pimentel...
Corre deste maluco!!!
Com certeza é um voltímetro, conforme o manual do proprietário...
Acredito que o problema seja na "emenda" pois só tem um cabo vindo da bateria pra dentro do carro... este fio alimenta o comutador e a caixa de fusíveis, agora o problema vai ser achar esta emenda dentro do chicote do carro...
Já tive que trocar comutador três vezes, duas ele derreteu...
No meu carro, este cabo lá da saída da bateria, esquenta ao ponto de vc não conseguir encostar o dedo...
Re: Marcando baixa voltagem no painel
Enviado: 16 Out 2012, 18:02
por DeSCaBeLaDoO
no meu também aconteceu isso, era o cabo que sai do copo do distribuidor ( do centro) que estava com mau contato, custou 86 reais ... joguinho de cabo caro ...