Óleo noTBI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Roberto Bomba
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Óleo noTBI

Mensagem não lida por Roberto Bomba »

Amigos o TBI do meu Monza sempre fica sujo de óleo, que escorre do suporte do filtro de ar. Já li que quando aquele filtro que fica dentro da tampa do cabeçote fica sujo acontece isso, só que já dei uma limpeza no mesmo e continua acontecendo isso.
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Carlos A. Freire
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Roberto,

esse sintoma pode ter causa em obstrução no sistema de respiro. Verifique se a conexão do coletor de admissão, que fica debaixo do TBI, onde recebe a mangueira mais fina da ramificação da mangueira que vai da tampa de válvulas ao compartimento do filtro de ar não está obstruído. Não foi mencionado o ano modelo do seu Monza, bem como o motor e tipo de combustível, mas é comum acontecer isso em modelos movidos à gasolina.
Aproveite e atualize seus dados para facilitar em um outra dúvida.

Temos vários tópicos explicando como fazer a limpeza dessa conexão. Use a ferramenta de busca para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
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kankan
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por kankan »

Bom acho que as imagens ajudarão vc a saber onde limpar.
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Vc tira essa mangueira e limpa seus conectores tanto em baixo quanto em cima, ok?
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Não está boa essa imagem, mas da para entender onde vc tbm tem que limpar(tirar a borra)
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Ai vc vê os 2 conectores que tem que limpar
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Este tbm tem que ser limpo, ok? Mas limpe as 2 pontas.


NÃO UTILIZE NADA QUE NÃO SEJA GASOLINA NA LIMPEZA.
Recomendo a retirada da tampa do motor para uma melhor limpeza, UTILIZE GASOLINA NA LIMPEZA.
Se a junta estiver boa, depois de limpo coloque a mesma, se não estiver em bom estado, compre uma pq uma vai te custa de 8 a 22 reais, dependendo do material, ok?


OBS:Não deixe que entre a gasolina dentro, é para limpeza da parte de fora, ok? As mangueiras vc limpa só as pontas que é onde geralmente se acumula a borra, mas vc vai ver que os conectores da tampa do motor, que vc vai ter retirado, vc pode lavar bem com gasolina, ok?
Eu pego uma garrafa pet pequena e coloco um caninho para poder virar a mangueira com a boca para baixo e, por um pouco de gasolina para limpar a parte que conecta.

Desculpe pelas imagens ruins, pq vi o tópico e fui ali no Monza tirar as fotos com o celular.
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waldir
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por waldir »

kankan,

A suas imagens não ajudaram. Não foi isso que foi dito.

O Carlos Freire se referiu ao sistema de recirculação de gases, mais precisamente à mangueira que sai do blow-by da tampa de válvulas com conexão à carcaça do filtro de ar e à conexão com o coletor de admissão.

vide tópico http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=6681

Se a derivação do coletor de admissão estiver entupida, é provável que escorra óleo na carcaça do filtro, mele o filtro e adentre ao TBI.

Abs

waldir
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kankan
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por kankan »

Quando fiz a limpeza, limpei todos conectores e tampa do motor.
Eu conheço como anti-chamas esse respiro, pois ele impede que o vapor de óleo suba com goticulas e assim trazendo gotas de óleo, se ele estiver entupido vc vai constatar o super aquecimento do óleo alem da pressão tão forte que ele vaza pela tampa de óleo em cima do motor, quando vc abre a tampa sai muito vapor e até pode sair óleo na vareta, tem carros que a vareta é em repouso fecha essa passagem e quando a pressão aumenta ela expira para cima, e isso pode ser resolvido desentupindo esses conectores que postei as fotos, ok?
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waldir
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por waldir »

Outro ponto importante é não colocar óleo em excesso no carter. 4 lts é mais que suficiente para preencher o filtro e ficar na marca máxima da vareta, sendo que o ideal até seria entre a min e max. Porém, para andar com o nível no meio há que se examinar sempre se não está baixando óleo.

Conforme manual temos Carter sem filtro 3,75 e 0,50 adicionais para o filtro = 4,25 lt

Isso poderá ocasionar aumento de pressão e começar vazar na junta da tampa de válvula, pressão no retentor do comando e do distribuidor, expulsar a vareta de medição, vazamento na conexão de borracha entre a torre e a vareta, além de pressão na junta do carter .

O filtro do blow-by saturado de óleo, verniz, borra, perderá o efeito de condensação do vapor de óleo fazendo com que ganhe a mangueira e se o caninho do coletor de admissão não estiver sugando (vácuo) vai agravar na caixa do filtro de ar.

Abs

waldir
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por kankan »

Eu fiz a troca posteriormente de óleo, filtro de ar e de filtro óleo. Coloquei 4,25lt de óleo 20-50
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Roberto Bomba
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Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por Roberto Bomba »

Ok amigos. Vou fazer a limpeza do tubo...
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