Página 5 de 7

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 14:37
por Rafaelo
Ele estava novo ainda, não em km mas em horas de funcionamento, hehehe! Acho que ficou no max 2 hora funcionando. Foi quando estava retificando meu 1.6 antigo e não tive tempo, já logo troquei todo o motor pelo esse atual agora. Dai sobrou ele, vejam que a borra escorre pelo furos do fundo da chapa do elemento filtrante. Sempre é bom trocar o filtro apos uma troca, a borra pode contaminar o óleo novo.

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 15:32
por waldir
Rafaelo e Favoreto

O da Fram que tenho em mãos 'paquimetrado' :D tem 76mm diam. externo por 78mm de altura(da borracha de vedação ao topo) e o tubo perfurado que segura o filtro de papel tem 40mm de diam. por 54mm de altura até o primeiro fio de rosca de baixo.

Praticamente igual. Foi só engano ótico.

Voltamos à questão de que 3,75 + 0,25 é a quantidade ideal sem excesso.

"mito 500ml está DETONADO :D

Abs
waldir

Editando: Fico imaginando se 4,25lt virgem perderia volume com o aquecimento... Mas, não o indicativo da vareta tem sido constante. Na próxima troca vou recolher o óleo sujo do cárter e do filtro e medir a litragem para tirar a cisma de consumo que muitos dizem que abaixa com queima imperceptível.

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 16:12
por Rafaelo
Pois ai onde eu queria chegar, qual o volume de óleo correto então? 4L ou 4.25L

Acho que seja 4 litros cárter + 250ml filtro

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 16:40
por waldir
Qual o nível correto do óleo no carro?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
http://www.lubrimotors.com.br/loja/conteudo.php?cat=7

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 17:02
por Carlos A. Freire
Pessoal, tem algumas coisas interessante na troca e nível de óleo do Monza. Não sei se já repararam...

Eu troco o óleo na oficina mecânica de um amigo, já para facilitar o descarte do óleo velho. Para não usar um dos elevadores, troco no chão e levanto a frente. Reparem que ao abrir o dreno, não sai todo óleo e se levantar a frente, vai cair muito óleo ainda. Não sei dizer quanto, mas cai um bocado. Quem faz a troca no elevador, repare que ao parar de pingar, se levantar a frente vai cair mais óleo.
Outra coisa, estão esquecendo de contar o espaço preenchido pelo óleo entre o filtro e a bomba de óleo. Reparem que ao abrir (desrosquear o filtro), cai um bocado de óleo.
Contando essas quantidades do filtro, mas o que fica retido no motor pelas válvulas, e um pouco no cárter, se somar deve dar mais de 4l.
Outra curiosidade no Monza, é que se o terreno não for plano, dá diferença na medição do nível, mesmo essa falta de "planicidade" sendo pequena. Talvez por isso, nos motores mais novos como Vectra e Astra, mudaram a posição da vareta.

Como esgoto o máximo possível de óleo, por isso digo que no meu motor se colocar 4l com filtro não dá máx na vareta.

Abs,

Carlos Freire

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 17:20
por Rafaelo
Eu não vou muito atrás de manuais, prefiro eu mesmo verificar cada item do que confiar nisso. O correto mesmo é +- isso que vcs falaram. Colocar no meio da escala, fazer o motor funcionar por 15mim deixar esfriar, e novamente medir o nível, se for o caso preencher.

A mesma coisa no manual desse meu motor novo, diz que pode gastar ate 1 litro de óleo a cada 1000km um verdadeiro absurdo o que está escrito lá e muita gente acredita. Um motor zero não gasta 1 litro a cada 1000km, ah um consumo maior por ser novo mas não esse exagero que colocaram.

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 17:32
por vrsilva
É mais para caso aconteça eles tenham uma ferramenta judicial, do que informação útil mesmo... Pois se algum cliente for reclamar eles já tem a resposta na ponta da língua, "está no manual meu senhor"... Aí o cliente fecha o bico e sai com o rabo entre as pernas... infelizmente, Brasil!

Re: Óleo no TBI

Enviado: 14 Set 2012, 17:42
por kankan
Gostaria de parabenizar Rafaelo por seu comprometimento com o fórum.