Óleo noTBI

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por frfavoreto »

Então eu estou ficando doido, pelo que me lembro eu conseguia despejar metade do frasco de óleo no filtro. Mas vou observar isso melhor na próxima troca, que já está bem perto inclusive.

Já tentei abrir um filtro desses e deu tanto trabalho que desisti, kkkkkkkk.

Uma dúvida: Para quem troca óleo a cada 3 meses e antes de 5mil Km com o motor saudável, tem alguma contra indicação em fazer a troca do filtro uma vez sim e outra não? Claro que esgotando todo o óleo velho do filtro antes de adicionar óleo novo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por Rafaelo »

hehe! Amanhã vai conhecer a serra fita, pode deixar uuahauahuu, até estou na curiosidade de ver se tem válvula de retenção, esses filtros acredito que não, vamos ver. Isso, faça uma observação mais a fundo mede 250ml e encha o filtro vai ficar até a rosca.

Problema não teria, porém o correto é trocar pq no filtro fica retido a borra, sujeira e pode contaminar o óleo novo. Eu trocaria até pelo preço de apenas 10,00 um filtro GM. Arriscar perder um motor por 10 conto seria bem desagradável.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo,
se der tire algumas fotos.
As vezes a foto engana um pouco, mas eu ainda acho que o filtro que uso é menor que o que vcs apresentaram.
Depois vou tirar a foto da vareta e ver se sai bem na foto a marcação e posto aqui.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por waldir »

Não consegui uma boa regulagem da maquina e a foto não saiu boa. Mas, o óleo está no máximo da marcação da vareta de medição de nível. A troca eu efetuei em 12.07.12 com 4 litros 15W50 e rodei até agora 1.200 km.

Imagem

Quanto ao filtro eu também acho que nesse meu cabem 0,25 litros e se comparar as fotos com o anterior posso inferir que os outros cabem 500 ml Se bem que foto engana um pouco. A altura do meu filtro é de 70mm e o diâmetro 75mm e o cilindro livre ( no meio) é de 40 mm de diâmetro pela alt de 70mm

Imagem

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por frfavoreto »

Waldir, esse teu filtro FRAM é visivelmente menor que o que eu mostrei nas minhas fotos. Se nele cabem 250ml então acho que no que eu mostrei cabem mais de 250ml, não sei se pode chegar a 500ml mas com certeza ele é maior e vai caber mais que 250ml.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

eu acho que os fabricantes de filtro fizeram uma racionalização: diminuindo volume, chapa externa, chapa perfurada, e papel filtro.

Aliado a isso, um marketing dos fabricantes de óleo com alta tecnologia agregada (detergentes e outros) para trocar o filtro a cada troca de óleo do cárter para não misturar sujidades 'descoladas' do sistema de lubrificação, com preços estáveis, porém maquiados.

Há dois ou três anos pagava-se cerca de 12 reais para o filtrão de 500ml e hoje os mesmos 12 reais para os filtrinhos de 250ml

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal não existe filtro de 500ml teria que ter o dobro de tamanho é simples isso.

Todos os filtros mostrado até agora são de exatos 250ml, bom para quem ainda tinha dúvida, está ai a prova que falei :D

Dimensões: Altura 85mm total X 75mm diâmetro - filtro original GM estipulado pelo manual do Monza e pelo CEPCHEV



Removido o topo do filtro.
Imagem

Elemento filtrante separado do corpo.
Imagem

Filtro de óleo GM família 2 não possui válvula como eu tinha já imaginado, a válvula de retenção é na bomba mesmo :smt023
Imagem

250ml exatos para análise
Imagem

A imagem fala por si só. O que está faltando ali é o volume do elemento filtrante :smt023
Imagem


Ainda quero ver o filtro de 500ml que a GM inventou :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo no TBI

Mensagem não lida por frfavoreto »

Hahaha, meteu a faca no danado! Eu também já desconfiava que eles não tem válvula.

Esse filtro foi usado por quantos Km?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder