Aditivo de radiador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Marcos Zambotti
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Mai 2011, 12:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Aditivo de radiador

Mensagem não lida por Marcos Zambotti »

Olá Pessoal,

Necessito de uma ajuda.
Eu nunca coloquei aditivo de radiador no Monza, a semana passada tive que trocar a bomba d'água e o mecânico perguntou se colocava aditivo no radiador e fiquei em dúvida, disse a ele que nunca havia usado este aditivo.
Vcs me indicam que devo usar o aditivo no radiador do Monza 87?

Aguardo respostas.
Obrigado.
Marcos- Curitiba/Pr
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por luiz sle »

Radiador é item de série em qualquer carro, não opcional. Tem que usar e trocar periodicamente como recomenda o fabricante.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Marcos Zambotti
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Mai 2011, 12:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por Marcos Zambotti »

Olá Luiz,
Infelizmente não tenho o manual do fabricante, então vc sugeri que eu passe a utilizar o aditivo no radiador?
Obrigado pelo retorno.

Marcos- Curitiba
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por luiz sle »

Marcos Zambotti escreveu:olá Luiz,
Olá Luiz,
Infelizmente não tenho o manual do fabricante, então vc sugeri que eu passe a utilizar o aditivo no radiador?
Obrigado pelo retorno.

Marcos- Curitiba
O fabricante do líquido de arrefecimento!

É obrigatório o uso, é algo vital para o motor. Sem ele, a vida útil de algumas peças é reduzida drasticamente, como bomba d'água, radiador, bloco, cabeçote, selos do motor, etc.

Utilize sempre aditivo de boa marca, seguindo as recomendações do fabricante no rótulo do produto.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por rafamts »

Marcos, o correto é fazer uso de aditivo. Como você já não usa há muito tempo, seria ideal fazer uma boa limpeza no sistema antes de começar a fazer uso.

Abraço,
Rafael
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por frfavoreto »

Como disseram o uso do aditivo é imprescindível, porém para quem não usa há muito tempo terá de fazer uma limpeza muito bem feita em todo o sistema de arrefecimento e ficar ligado que após a adição do aditivo, pode haver vazamentos nas mangueiras e em suas conexões, porquê a sujeira acumulada com o tempo se encarrega de tampar micro buracos e rachaduras nessas mangueiras. Quando o aditivo passar por elas, vai arrancar sujeiras e pode aparecer o vazamento.

Use aditivo orgânico a base de etilenoglicol. Algumas boas marcas são Paraflu e Radiex, mas você pode optar pelo aditivo original AC Delco nº93201700 encontrado nas concessionárias, porém ele é muito caro (cerca de 45,00 cada litro) e precisa de 3 litros ao todo. A Radiex fabrica alguns aditivos em embalagens de 1 litro que são bem concentrados, nesse caso basta adicionar esse frasco e completar com água, geralmente custa na faixa de uns 50,00.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por luiz sle »

Pelo que postaram no fórum, foram feitas pesquisas com aditivos e, o Radiex não atende os padrões brasileiros de aditivos.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo de radiador

Mensagem não lida por waldir »

Marcos, tudo o que escreveram aqui tem muita verdade.

A minha sugestão é: Tirar o radiador e fazer uma boa limpeza nele com uma mangueira de jardim com boa pressão. Chacoalhe, injete água pela saída, pela entrada, até sair água limpa.

Depois injete água pelo cavalete da válvula termostática e depois pela mangueira debaixo do radiador até sair água limpa.

Feche o sistema, ou seja, recoloque o radiador e encaixe as mangueiras no lugar, complete com água ligue o motor por 2 minutos, e depois esvazie novamente.

Compre um aditivo concentrado para ser diluído em 6 litros, ou ponha dois frascos para serem diluídos em 3 litros cada e complete com água, antes colocando e apertando as abraçadeiras no radiador. Tire o sensor de temperatura para ajudar a sair o ar do sistema e vazar um pouco do liquido refrigerante. Aperte e dê a partida.

Na minha opinião eu só faria a limpeza com aditivos específicos quando estivesse preparado para gastar com enchimento de solda no cabeçote, eventual troca dos selos do motor e colocar aditivo e acompanhar.

Não vejo problema colocar aditivo sem fazer a limpeza profunda com aditivos específicos... ele vai neutralizar o liquido do arrefecimento e reduzir muito a corrosão por condutividade elétrica. Mesmo assim o liquido de arrefecimento voltará a ficar barrento por que crostas de ferrugem vão se soltando gradativamente... e deve ser trocado novamente (6 meses) por que o liquido já deve estar conduzindo eletricidade devido o óxido de ferro em suspensão no liquido de arrefecimento.

Com ou sem aditivo, você terá que em breve recuperar o cabeçote, porque você afirmou que há anos o sistema de refrigeração não vê um colorido diferente (verde, ou azul, ou rosa) e a condutividade elétrica não perdoa o alumínio e nem o banho de níquel ou cromo dos selos do motor.

De qualquer forma fique esperto.

viewtopic.php?f=15&t=16501&p=186536&hil ... ca#p186536

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder