Renato, é uma boa IE essa do link apesar de nao contar com roda fonica e recursos limitados. mas pelo preço vale apena ta quase 1000,00. essa IE prog ae é fechada. ela é mais facil que a MS seria uma boa mas lembre-se pelo que li ela é limitada mas ae vai da tua necessidade. nao sei teu grau de conhecimento e quanto ta disposto, achei interessante essa que tu passou apesar das limitações ela atende muito bem so por ter PWM e Wide e portas prog ja vale apena. porem nao é controlador de turbos, e nao tem centelha perdida e outros recursos. mas o basico avançado ela tem.
se instalar um IE OEM é mais facil, porem teu sistema vai ficar adaptado ja que teu motor é (carburado) seus dados tecnicos(motor) sao diferente da programaçao OEM IE original. cada central tem um tempo de injeção, ponto, calculado conforme o motor.... ate a taxa do motor,cilindrada, sensor de velocidade, tem que ser identicos a ECU original... nao é pq colocou uma injeção original que o motor vai ficar identico. nao... vai ficar adaptado ao motor em questao, a nao ser que troque tudo inclusive motor e caixa ae fica identico ao original. fica bom no OEM adaptado? fica, se fizerem dentro dos padroes de segurança, e normas tecnica que sao muitas. só que nao vai tirar todo o proveito que poderia em uma IE prog...
de outro lado temos IE programaveis como o proprio nome diz programavel ao objetivo. assim como uma injeçao de formula 1,indy, dragters sao ajustaveis deacordo com o motor e ajuste do piloto. como teu motor é carburado isso pouco importa ja que a programaçao,ajuste,etc será feita conforme aos dados tecnicos do motor atual e das peças. nesse caso a extração de recursos do motor é maior que o adaptado OEM tem mais aproveitamento da queima,economia,potencia,torque ja que a programação será feita apartir do ZERO ae entra a engenharia de ajuste. sao muitos ajuste que precisa ser feito ate acertar o carro, se usa muito dados originais pra tal "programação" intenda como ajuste. lembre-se nao é so ligar os fios e sair andando como a OEM
de qualquer forma vou falar dos 2 aqui.
IE OEM: compre a mais 'atual' que tenha baixa adaptaçao mecanica. no caso é do vectra C 2006-2008. nela ainda usa cabo de aço no acelerador nao precisa fazer nada apenas comprar um cabo MPFI de monza. se fosse com pedal eletronico vectra C 2009-2011 teria que adaptar o pedal do vectra C oque ficaria muito caro.
nao vale apena comprar IE velhas como do kadett,omega,vectra a,monza muito menos. sao IE datadas de 1975 a 1985 que foram esquentadas na terra de indios chamado brasil rsrsrsrs. como tu esquentam aqui compradores de sucatas tecnologicas.
lista de peças, bom como tu mesmo pode ter visto é quase todas as peças do motor desse carro que falei. sonda,ECU,coletor admissao,bobina,cabo velas,cabeçote,sensores,etc. usa-se a bomba do monza EFI com suporte original nao precisa adaptar ela entra de forma original em qualquer monza :smt023 , vai precisar de mangueira de injeção 10 BAR temos varias no mercado,filtros injeções. isso é obrigatorio tanto para IE OEM como para IE Prog.
*tanque de combustivel é opcional, andando com ele meio ou lotado nao da problema em curvas, caso queira compra do EFI,MPFI tb é possivel
*instalação eletrica, precisa colocar reles da bomba,venotinha,fusiveis de proteção diversos tipos deles inclusive,chicote da IE,nao vem o caso como fazer. existe manual tecnico dessa IE OEM caso queira
*roda fonica, tambem obrigatorio pela lei das OEM vai precisar adaptar.
*regulador de pressao e retorno.
*VSS (tem que usar do monza)
*injetores originais
*TB,MAP,IAC,CLT,TPS,Fase,Knock originais
*coletor admissao
*manguerias,abraçadeiras,filtros
IE Prog
neste caso nao é mais adaptado e sim programado ou instalado como queira. adaptaçao ja nao faz mais parte. tambem é mais simplificado. pode-se fazer mapas mais economicos, mais pra torque, mais pra potencia, hibrido, flex, alcool, gasolisa, fase fria, fase quente, pista, em fim tem tudo que tipo de ajuste. recomendo o uso sonda wideband com ela é mais preciso o ajuste oque resulta em economia
roda fonica X distribuidor:
distribuidor e mapa igniçao eletronico
* regulagem de ponto inical
* perda de eficiencia energetica
* problemas climaticos chuva,alagamento,terra,po,humidade
* problemas de interferencia devido a sujeira de oleo por exemplo ou algum campo magnetico aberto.
* bobina asfaltica baixa tensao
* manutenção do distribuidor
* ruido de fundo
roda fonica
* nao necessita de regulagem de ponto ele é eletronico(mapeado)
* alta eficiencia energetica COP(coin on plug) resumo: discarga direto na vela
* igniçao dupla: limpeza camara de combustao e dutos, diminuiçao poluiçao, facilitação em partidas a frio
* igniçao plastica: maior economia de combustivel, facilitação em partidas a frio
* fase fria: como tem duas igniçao por evento e a tensao é maior em relaçao a asfaltica ela é melhor na fase fria, nos do sul sabemos oque é frio especialmente quando da negativo e ser for alcool.
* manutenção = zero
* custo baixo apenas bobina e um kit cabos velas
* faisca mais forte: dwell dessas bobinas sao maiores a centelha é mais gorda. é claro programavel ela pode ser fininha, original, bem encorpada...
roda fonica interna ou externa. tudo que é interno sao mais protegido. melhor? interno... custo e facilidade? externo... agora se teu motor fosse um injetado era so instalar o sensor no buraco original sem adaptar.
cabeçote. convencional 8V monzas,kadett EFI/MPFI ou qualquer motor familia 2 desde 1991. lembrando que em 1996 foi feito o ultimo cabeçote com distribuidor, mas nada impede de trocar somente o comando por um com rasgo. obs: cabeçote carburado nao servem
vantagem:
* como ela é programavel se pode deixar por exemplo o ligamento e desligamento do rele da ventoinha do radiador conforme o original.
* sonda lambda, injeção eletronica ter que ter pelo menos uma sonda mesmo que seja narrow pra corrir a mistura senao é um carburador eletronico.
* mapas de economia, fazer mapas vizando a economia de combustivel, reduz a potencia mais ganha economia.
* mapas de performace, ganha potencia mais que a original, reduz a economia.
* troca de combustivel, fazendo uma configuraçao no mapa de combustivel VE se ajusta para o combustivel pretendido.
* ClosedLoop da marcha lenta, ligou AC, virou DH, alternador carregando bateria zerada a ECU auto ajusta a lenta em uma determinada rotaçao alvo(lenta original de preferencia)
* estrategias fase fria. onde fez frio abaixo de 10º a mistura precisa ser bastante rica e com igniçao forte, dentro dela tem recursos pra isso. depende da IE a MS tem mais de 10 recursos
* estrategias fase quente. quando esta quente e o carro para absorve muito calor, a ECU intende isso e atrasa o ponto e deixa a mistura vai magra economizando combustivel
* fase aquecimento. identico ao original, apos uma certa temperatura programada o motor PWM aumenta a rpm(1300 rpm >45º original) e desliga(lenta normal 850 rpm) apos entra na "fase de aquecido"
* saidas programadas. dependo da ECU pode-se ligar ate 2 sondas lambdas wide band, CB, rele canister, bomba injetora partida frio
* sensor de batida. dependo da ECU pode-se usar
* sensor Hall fonico. dependo da ECU pode-se usar maior precisao
* igniçao centelha perdida. dependo da ECU pode-se usar
* ajuste fino na igniçao
* cut off. identico ao original desliga os injetores quando esta em desaceleraçao por rotaçãoXcarga
* desafogador. identico ao original desliga os injetores quando afoga por acidente.
* limitador de giro. identico ao original tudo programado com base em especifições originais
* semi sequencial. um pouco antiga mais bastante eficiente, mais que a direta antiga do monza onde se injetava atoa por falta de recursos tecnico
* expurgador de linha combustivel
* pressurizaçao antecipada linha combustivel
* injetor a frio via bicos momento partida
eu citei alguns items da megasquirt nao sei se essa IE que tu postou tem alguns desses recusos alguns deu pra ver que tem outros nao... amanha coloco umas fotos das peças e algumas ideias interessantes
esse tipo de assuntos precisam de textos grande me desculpem, nao da pra resumir.