Injeção MPFI Roda Fônica externa

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Pessoa 2012
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 28 Mai 2012, 23:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Pessoa 2012 »

Galera,

Alguém já montou Injeção MPFI no carburado utilizando roda fônica externa?
Ouvi dizer que da para utilizar "Camper" e manter o distribuidor e a cx. de ignição do carburado.
Gostaria de ouvir alguns relatos e experiências.
Se ficou bom, acerto, adaptação, uso no dia-dia, etc...

Abraço.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Rafaelo »

Pessoa 2012 escreveu:Ouvi dizer que da para utilizar "Camper" e manter o distribuidor e a cx. de ignição do carburado.
Somente em injeções programáveis e não são todas... Como sempre recomendo aqui escolha Megasquirt. Ela tem configuração básica para isso. Porém, não é um sistema bom esse que tu tem em mente, gera muito ruído, baixa precisão em rotação alta e só pode usar bobina asfáltica.

Voltando a roda fônica, essa sim é mais precisa e praticamente blindada contra interferência eletromagnéticas e ação de intemperes (chuvas, humidade, pó, etc...) mesmo sendo externa como a que tem em mente. Como nesse caso seria uma adaptação e não uma instalação, o melhor método para isso é usar uma roda fônica GM Celta VHC externa, junto com suporte e sensor VR. Teria que adaptar na polia auxiliar ou usar ela mesmo com algumas modificações. roda fônica = não usar distribuidor e usa bobina asfáltica dupla COP original GM, vale muito apena.

De mais detalhes que IE pretende por, projeto e etc...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Pessoa 2012
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 28 Mai 2012, 23:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Pessoa 2012 »

Então Rafaelo, faltou informações mesmo, rsrsrs!
Ia montar EFI no carburado (tenho tudo), mas no meu outro motor vou montar um cabeçote roletado, dai sobrou o cabeçote do Astra e tenho toda Injeção completa do Kadett 98 MPFI
Só falta mesmo a roda fônica, que não gostaria de furar o bloco.
O conjunto do Celta seria o mais indicado? O do Corsa e Montana?

Abraço.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por 500EF »

Por coincidência tem 2 GM com roda fônica externa sendo adaptadas no fórum CMRacing esta semana.

Eles estão longe de você, no RS. Mas se quiser, posso ver se têm como fazer um kit a mais para mandar aí para SP. :wink:

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Rafaelo »

Pessoa 2012 escreveu:Então Rafaelo faltou informações mesmo, rsrsrs!
Ia montar EFI no carburado (tenho tudo), mas no meu outro motor vou montar um cabeçote roletado, dai sobrou o cabeçote do Astra e tenho toda injeção completa do Kadett 98 MPFI.
Só falta mesmo a roda fônica, que não gostaria de furar o bloco.
O conjunto do Celta seria o mais indicado? A do Corsa e Montana?

Abraço.



Boa escolha no roletado, está sendo muito usado esse cabeçote 8V, só não vai esquecer de usar óleo 5W30, esse cabeçote é delicado e não pode ser usado óleo grosso, até pq ele não tem lubrificação ativa esse cabeçote nos cames.

Voltando a tua ideia inicial, não é possível fazer esse uso do distribuidor e módulo ignição carburado, são peças autônomas, sem controle eletrônico e que não daria certo em nada, a captação do sinal dessa ECU OEM, como várias, é por meio de pulsos gerando uma frequência conforme a roda fônica dita. Se fosse ligar o distribuidor seria infinito sem a falha, e o pior, sem a frequência correta o motor nem ligaria para fala a verdade... Enfim, impossível do impossível. agora se fosse uma IE prog aí sim daria para usar configurando esse método de captação de rotação antigo. Porém, não é o teu caso, já que vai adaptar uma IE OEM, que usa roda fônica. Nesse caso é preciso adaptar uma roda fônica 60-2 externa ou interna.

Essa polia aqui é colocada na parte externa substituindo a do Monza, nela tem a polia poly V, que pode ser usada no alternador. O suporte do sensor tem que comprar com o sensor junto, isso só em ferro velho vai achar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

Vale lembrar que quando for instalar, estar certo que está meio longe para ti, mas fica como consulta. O PMS dos GM família 2 é número 19 dentes após falha.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Pessoa 2012
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 28 Mai 2012, 23:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Pessoa 2012 »

500EF, verifique o custo de um kit destes por favor e, verifique o envio para SP.


Rafaelo

A questão do óleo no "roletado" já havia visto esta informação num tópico seu mesmo.
O suporte do sensor e o sensor tem que ser do Celta?
Ou suporte do Celta e sensor do Kadett ou Vectra 98 MPFI?
O que é PMS?

Obrigado desde já e desculpe tantas perguntas.

Abraço.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por Rafaelo »

O sensor pode ser qualquer um do tipo indutivo VR = Omega A, Vectra ABC, Kadett, Astra AB, Zafira e etc...
O suporte pode fazer um, só lembrando que ele tem que ser bem rígido, feito em 3-4mm para evitar vibrações e erro na leitura. O suporte do sensor do Celta não sei se serve com sensor do Kadett, teria que ver.
PMS (Ponto Morto Superior) é quando o topo do pistão chegou ao máximo de extensão.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Nov 2007, 20:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Injeção MPFI Roda Fônica externa

Mensagem não lida por RENATO.POA »

500 EF vc tem maiores informações sobre este procedimento... No meu Monza 89 carburado seria difícil fazer esta adaptação?

Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
Responder