CUIDADO ! chave de iluminaçao no painel tambem faz FRITURA !

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

CUIDADO ! chave de iluminaçao no painel tambem faz FRITURA !

Mensagem não lida por dutra s a »

olha eu de novo aqui !!! rsrsrsrsr saudaçoes a todos
seguinte : entrei no carro , liguei o motor , deixei esquentar e entao ao sair girei o seletor de farois pois era noite,dai o farol alto nao ligava so o baixo e fiquei tentando liga e desliga e porai vai, por descargo de consciencia verifiquei os fuziveis e nada, estavam em ordem , bom dai comecei a andar so com o farolzinho baixo e durante o trageto girei o seletor denovo e entao o farol alto funcionou !!! ate ai pensei que bom rsrsrsrsr e entao siiiiiiiiiiiiiiiiii tec,tec,tec,,,, uma baita fumaça saia de dentro do tabelier do lado do seletor , tanta fumaça que eu tive que encostar as preças por nao conseguir respirar e nem ter visao , por sorte e nem tanta né o carro funcionava so nao tinha funçoes de : lanternas baixo e alto,milhas, iluminaçao de painel e teto, mas tinha luz de freio( so de freio) , funçoes gerais de toda injeçao, todos indicadores do painel,alarme,trava, desembaçador ,pisca e alerta,limpador para brisa,ar/condicionado e quente e ventilador, ventonhinha do radiador ,,,,,,,, funçoes separadas ,graças a deus !!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

relato e diagnostico : a chave seletora de ativaçao dos farois deu pau e fechou curto , a lamina de contato interno dessa chave provavelmente se soltou e fechou curto , desmanchei tudo menos o tabelier ,ta tufo pendurado e verificado e pela a analize de fiaçao , o fio marron que vem do pino 31 dessa chave ESTA TOTALMENTE DERRETIDO !! o restante ta em ordem, pois bem fiz os teste com jampers direto simulando a chave e tudo funciona perfeitamente más..., pergunta :
de onde vem esse fio em que atras e no fundo do painel é unificado com um baita chicote ?????? e eu so consegui chegar ate essa unificaçao isolante .

geralmente de fabrica muitos fios marrons se nao todos sao aterramentos depois que fiz os testes e confirmei esse aterramento ate aqui, há , 5 fusiveis queimados 1/10 amp ,3 de 5 e 1 de 15 , so esqueci de pegar de qual funçao sao eles kk me perdoem

e pra animar segue as imagens :
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

posso afirmar que isso é defeito de fabrica por razoes de tempo de uso ?
sejam bem vindos e fiquem a vontade
abs estamos ai
Editado pela última vez por dutra s a em 17 Mai 2012, 22:55, em um total de 1 vez.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
filipenogueira
Modelo: - SELECIONE --------

Re: chave de iluminaçao no painel tambem faz FRITURA !!!!! r

Mensagem não lida por filipenogueira »

opa dutra, beleza?? caraca meu, que zica hein, realmente fritou o botão!! Então, pelo que eu sei os fios marrons são de aterramento mesmo mas é melhor você checar com um multímetro a continuidade do fio pra ver se encontra ele em algum lugar, dificil vai ser pois aterramento pega o carro inteiro masssss, se não consegue seguir o fio, ele fritou inteiro ou somente a parte que conectava no botão? Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
dutra s a

e ai felipao como vai voce e seu belo caça ? rsrsrrsr blz ?
entao cara, a propria chave depois da churrascada rsrs nem girava mais, ele ficou tao quente que partiu na saida do pino na chave ,o fato preoculpante é que esse fio que fritou segue de algum lugar ate a chave no pino 31, e por ter fritado estou com receio de ter danificado por inteiro de uma ponta a outra, nos testes que fiz nao houve mais curto ,mal contato nem nada , os farois etc..funcinaram perfeitamente o que entao em fato de analize de componentes o problema foi na chave .
pra entao eu ter a certeza em 100% que foi só a chave eu preciso saber de onde vem esse fio porque ate onde consegui chegar foi na uniao isolante de fabrica de um tremendo chicote que fica bem ao fundo do tabelier sem falar a dureza que é pra mecher nesse chicote o que entao pra verificar ele por inteiro eu teria que DESMANCHAR o tabelier e cortar o isolamento dos chicotes ,e painel tabelier é aquela coisa né, removeu uma vez já era e o meu ta durinho de fabrica sem vibraçoes.
nao medi por multimetro porque tinha que lichar os filamentos pra fazer contato e como fiz um aterramento provisorio pra ver se ainda havia problemas e nao teve, entao pretendo deixalo isolado e inativo , más nessecito saber de onde ele vem para a chave seletora rsrsrs
no passado eu prentedia modificar , no lugar da chave seletora adaptar interruptores de farois de milha e neblina pra essas funçoes, so pra deixar mais legal visualmente,mas deixei pra lá rsrsrsrsrsr
abs estamos ai
filipenogueira

então rapaz, ta tudo bem sim e com o meu monzão também, apesar os calços e percalços vamos levando.rsrsrsr... então rapaz, eu não entendi bem que chicote é esse mas dá pra ver pra onde vai esse chicote ou ele tem ramificações para ir "saindo" parte do chicote pra funções? tira umas fotos ae que fica mais fácil ajudar, mas to achando que vai pra propria caixa de fusíveis não? ou será que vai pro cofre do motor? Abraços

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
filipenogueira

dutra, seguinte, tava vendo aqui no diagrama elétrico e ele aparentemente vai pro aterramento geral onde aterra todas as lâmpadas de iluminação do painel, dá uma olhada no diagrama elétrico, página 7, interruptor S19. Abraços

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
dutra s a

esse bolo de chicotes vem e vai pra todo lado, pro motor,caixa de fuziveis,uce,trazeira em fim todo lado, é tatnto fio que mal cabe na palma da minha mao e de onde vem o fio torrado se perde nesse meio portanto pra verificar tem que desmanchar tudo, se fosse um fio de alimentaçao (positivo) e ainda bem que nao foi srsr ai sim , eu estaria chorando ate agora kkkkkkkk,
esse chicote se encontra muito ,muito ao fundo por traz do tabelier, ele é bem grosso mesmo pois ali é fio ate da alma do carro kkkk, e é bem encostado da parede ante chama do carro, so da pra ver deitando por baixo do painel !
nesse momento nao da pra tirar imagens , eu alugo garagem e quando estava lá nao tirei por que nao estava com a maquina, e tirei da peça quando cheguei em casa,amanha irei tirar de como esta a situaçao kkkkkk
abs estamos ai
dutra s a

filipenogueira escreveu:dutra, seguinte, tava vendo aqui no diagrama elétrico e ele aparentemente vai pro aterramento geral onde aterra todas as lâmpadas de iluminação do painel, dá uma olhada no diagrama elétrico, página 7, interruptor S19. Abraços
kkkkkkkkkkkk eu nao tenho o diagrama eletrico de iluminaçao do monza , tenho so das funcoes uce rsrsr
abs estamos ai
filipenogueira

então dutra, pega no endereço abaixo e dá uma olhada, acredito que vá te ajudar. Abraços

http://www.monzeiros.com/arquivos/Diagr ... zeiros.pdf

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Responder