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filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 15 Abr 2012, 22:25
por dutra s a
ola a todos
vou trocar o oleo do meu, sempre quiz perguntar qual o modo correto de se trocar o filtro de oleo,
colocando ele estando vazio ou com a metade cheio ?, pois nunca vi mas em compensaçao ja ouvi falar muito de explosoes do filtro quando a troca é feita com ele vazio e por estar vazio apos a colocaçao , ao se dar a partida o ar que esta nele pode fazer com que se crie pressao no sistema e entao bumm "" vira uma flor ! ( mesmo antes de possuir um carro)
uma vez , ao dar a partida a luz de oleo demorou pra apagar e a anta pediu pra que eu desse duas aceleradas ( bombadas)e entao apagou ,mas nesse dia eu nao tinha a menor nossao em motores e de oficina entao :smt011 rsrs
depois de conhecer o atual mecanico e oficina :smt005 :smt020 eu sempre troquei estando o filtro cheio ,pela metade de oleo pra entao efetuar a troca e ao dar partida a luz apaga no mesmo segundo,ou seja ,nunca tive problemas.
e ate ele mesmo quando era inspetor de provas em interlagos ,comfirma essas historias e ate mesmo ja viu isso acontecer lá !
fiquem avontade
abs estamos ai
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 15 Abr 2012, 22:54
por rafamts
Dutra, também encho o filtro antes de instalá-lo. Meu mecânico não fazia isso e confesso que não sabia que poderia correr esse risco...
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 15 Abr 2012, 22:58
por dutra s a
poise , eu nao deixo de careditar ,menos ainda quando meu mecanico afirma rsrsrr
mas antes dele, a troca so era feita com o filtro vazio ate entao eu ver o meu atual mecanico fazer diferente e por diante me explicando, realmente faz sentido né
abs estamos ai
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 16 Abr 2012, 00:03
por filipenogueira
dutra, realmente eu não tinha conhecimento desse fato que mencionou mas o filtro de todos os carros que tive sempre foram trocados vazios porém NUNCA foi dada uma acelerada sequer na primeira partida, a luz de óleo também apaga no tempo normal, simplesmente é trocado o filtro, colocado o óleo, aguarda-se uns 2 minutos e dou partida e fica por uns 20 segundos ligado depois repousa mais um pouquinho e verifica o nível de óleo, depois sim dá partida novamente e deixa uns 2 ou 3 minutos na lenta pra circular bem...dessa forma nunca tive problema...de qualquer forma da próxima vez vou perguntar pro meu mecânico essa questão. Abraços
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 16 Abr 2012, 00:32
por teste
agora me deixo em duvida tb... rs.. espera o rafaelo aparece ...concerteza ele um parecer... vlw
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 16 Abr 2012, 07:36
por Carlos A. Freire
A recomendação de colocar óleo no filtro antes da instalação, é para que evite que entre ar entre o filtro e a bomba de óleo, prejudicando a lubrificação.
Eu coloco óleo no filtro até em cima, o bastante para não cair no momento da instalação.
Quando tive Passat, colocava o filtro vazio até que um dia entrou ar e a bomba de óleo não puxou. Tive que fazer a sangria, soltando o filtro até que saiu óleo e depois apertei.
Um outro amigo com também com Passat, também entrou ar, só que ele acelerou o motor e acabou travando por falta de lubrificação. Conseguiu destravar, mas deixou sequelas.
Depois dessas experiências, eu coloco óleo no filtro e nunca tive problemas, embora nunca vi ou soube de casos de entrada de ar nos motores do Monza.
É bem verdade que tem motores que não é possível colocar óleo no filtro, por conta de estarem na horizontal, como os Fiat, família 1 da GM...
Com relação a explosão de filtro, isso eu nunca ouvi falar.
Abs,
Carlos Freire
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 16 Abr 2012, 09:43
por waldir
Eu sempre vi trocar ele vazio e hoje tbém troco vazio. Dou a partida e espero apagar a luz do óleo.
Nunca ouvi falar de explosões ou travamento devido bolhas de ar. Penso que se fosse necessário constaria dos manuais.
waldir
Re: filtro de oleo tambem pode ser uma bomba ?!
Enviado: 16 Abr 2012, 10:02
por Carlos A. Freire
Amigo Waldir, como disse no Monza eu nunca vi acontecer, mas aconteceu comigo e com amigo ambos com Passat. Eu pelo menos sabia dos procedimentos, já meu amigo não teve a mesma sorte.
No meu Passat entrou ar e a luz de óleo não apagou por falta de pressão de óleo o que prejudicou a lubrificação.
Após esse fato, sempre coloco óleo no filtro, com excessão dos que ficam na horizontal, como já disse em outra mensagem. Aconteceu comigo e não foi de ouvir falar. Já havia feito várias trocas em muitos Passat que tive e nunca tinha acontecido, até esse dia.
Abs,
Carlos Freire