Aditivo de radiador Lubrax da Petrobras

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Aditivo de radiador Lubrax da Petrobras

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá amigos monzeiros,

Está chegando a hora de fazer a troca da água do sistema de arrefecimento do meu Monza e comprei o aditivo Lubrax da Petrobras. Nas instruções escritas na embalagem diz o seguinte: "Preparar uma solução adicionando primeiro o fluido, ma proporção recomendada pelo fabricante do veículo". O problema é que não há nada no manual sobre proporção de aditivo, até porque isso varia de aditivo para aditivo disponível no mercado. Quanto a esse aditivo de radiador em particular, o Lubrax especificação SAE J 1034, vocês saberiam me dizer quanto de aditivo colocar? 1 litro? 2 litros? Obrigado!
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Aditivo de radiador Lubrax da Petrobras

Mensagem não lida por waldir »

avvsilva escreveu:Olá amigos monzeiros,

Está chegando a hora de fazer a troca da água do sistema de arrefecimento do meu Monza e comprei o aditivo Lubrax da Petrobras. Nas instruções escritas na embalagem diz o seguinte: "Preparar uma solução adicionando primeiro o fluido, ma proporção recomendada pelo fabricante do veículo". O problema é que não há nada no manual sobre proporção de aditivo, até porque isso varia de aditivo para aditivo disponível no mercado. Quanto a esse aditivo de radiador em particular, o Lubrax especificação SAE J 1034, vocês saberiam me dizer quanto de aditivo colocar? 1 litro? 2 litros? Obrigado!
A proporção indicada pela GM é de 40% seção 6 do manual = 3 litros de aditivo + agua potável . No sitema cabem 7 litros (seção 7 do manual) veículo com aquecedor são 7,5 litros. 3 litros dividido por 7 = 0,43 = 43% e 40% para veículos com aquecedor.

Eu uso um aditivo que é 1 litro para 6 litros de água(filtrada para tirar o cloro)

.............

Fluido sintético para uso em sistemas de arrefecimento de veí­culos automotivos.
FLUIDO PARA RADIADORES BR é composto í base de monoetileno glicol, com inibidores
orgânicos e inorgânicos de corrosão.
FLUIDO PARA RADIADORES BR eleva o ponto de ebulição e baixa o ponto de congelamento da
água, mantendo o motor trabalhando na temperatura ideal, evitando a fervura e o congelamento da
água de refrigeração. O Fluido para Radiadores BR controla a corrosão e ferrugem dos
componentes metálicos do motor, lubrifica a bomba d’água e inibe a formação de espuma.
FLUIDO PARA RADIADORES BR é recomendado para todo e qualquer sistema de refrigeração
de veí­culos automotores (motos, automóveis, caminhões, ônibus, tratores, etc.).
FLUIDO PARA RADIADORES BR deve ser misturado com água limpa na proporção de 2 partes de
fluido (40%) para 3 partes de água (60%) ou conforme recomendação do fabricante do veí­culo.
Drenar e lavar o radiador com água limpa. Encher o sistema com a solução preparada. Repetir
essa operação a cada 6 meses.
FLUIDO PARA RADIADORES BR atende í s normas SAE J 1034, ASTM D-4985 e D-6210, NBR
13705 Tipo A, MERCEDES BENZ DBL 7700.00 (MB 325.0) e DBL 7700.20 (MB 325.2).
Aditivos - anticorrosivo e antiespumante
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
avvsilva

waldir escreveu:
A proporção indicada pela GM é de 40% seção 6 do manual = 3 litros de aditivo + agua potável . No sitema cabem 7 litros (seção 7 do manual) veículo com aquecedor são 7,5 litros. 3 litros dividido por 7 = 0,43 = 43% e 40% para veículos com aquecedor.

Eu uso um aditivo que é 1 litro para 6 litros de água(filtrada para tirar o cloro)
Obrigado Waldir, não me lembrava dessa informação no manual. Por curiosidade, qual aditivo de radiador você usa?

Quanto ao aditivo Lubrax, encontrei uma ficha técnica nesse link:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/dc ... OD=AJPERES

Imagem

waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

avvsilva,

atualmente estou usando já a duas trocas(6 a 8 meses - controlo a troca pelo valor de Intensidade de Condutividade eletrica) o Hi Tech concentrado (1 p/6 litros), mas já usei o Radiex que também é muito bom.

Na verdade, os concentrados de marca reconhecida são os melhores. Por isso é necessário prestar atenção no que está comprando. Os muito baratos são água colorida somente em sua maioria.
avvsilva

waldir escreveu:avvsilva,

atualmente estou usando já a duas trocas(6 a 8 meses - controlo a troca pelo valor de Intensidade de Condutividade eletrica) o Hi Tech concentrado (1 p/6 litros), mas já usei o Radiex que também é muito bom.
Waldir, você mede a condutividade elétrica por condutivímetro mesmo? No último encontro na Disbrasa, o prof. Carlos Freire deu uma dica interessante na palestra técnica: se a voltagem entre o pólo positivo da bateria e o líquido refrigerante ultrapassar 300 mV, é recomendada a troca. Fiz o teste hoje e deu 246 mV, mas como já faz 1 ano desde a última troca, pretendo refazê-la. :smt023

Imagem

waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

avvsilva

é exatemente isso 0,30V indica o momento, de já tem muito óxido metálico(ferro, alumínio, cobre) em suspensão no liquido propiciando o arraste galvânico.
Responder