Tenho esse carro ha muitos anos, e sempre fui muito enjoado com ele, mas de um tempo pra ca ele tem ficado de lado.
Ta vazando oleo pra todo lado, fazendo muito barulho, enfim.. aqueles defeitos de "carro sem dono".
Agora resolvi dar um UpGrade nele, entao vou aproveitar pra fazer um "faca voce mesmo" das minhas tarefas, e compartilhar com os amigos do forum.
Quem sabe nao posso ajudar alguem?
1. Tirando a porca da ponta de eixo.
Detalhe: Se usar roda de ferro, basta tirar o pino da porca, e remove-la. Se usar roda de liga leve, como no meu caso, vc precisa retirar a roda para entao ter acesso ao pino. Agora vc pode remove-lo, recolocar a roda, descer o carro no chao, e so entao remover a porca.


2. Agora, retirando o pivot. Eu prefiro tirar os 3 parafusos de baixo que sai mais facil. Tem gente que gosta de tirar a porca do pino, mas ai precisa descer a marreta no bicho, e eu nao tenho coragem, rs..


Esse nao queria sair, entao coloquei a porca pra nao estragar o parafuso, e bati de leve com o martelo. Muito comum isso.
Feito isso, basta puxar a coluna para fora, que ela sai com disco e tudo, e fica pendurada pelo coxim.
Eu devia ter tirado uma foto disso, ne? Mas la no 7. passo tem uma foto da montagem, eh a mesma coisa. Ja serve de base.
3. Retirando a trava da homocinecita. Essa sem duvidas eh a parte mais nojenta.

Aqui, cortei as abracadeiras e empurrei a coifa para tras, assim ja da pra chegar na trava.
Para remover a trava, coloque as duas chaves e empurre-as uma contra a outra, para fora, abrindo a trava, que na verdade eh um anel. Ele se abre, e desprende do eixo.
Enquanto forca as chaves, puxe a homocinetica para fora, que ela sai.
O ideal e usar o alicate adequado. Mas com duas chaves de fenda tbm da, fiz assim pq a maioria das pessoas nao vai ter um alicate desses em casa, mas com certeza vai ter duas chaves de fenda, rs..

Aqui a homocinetica ja fora do lugar, aproveitei pra tirar uma foto melhor de como fazer pra liberar a trava.

Olha a situacao da coifa antiga. Virou uma meleca na caixa de rodas.
4. Trocando / lavando e engraxando a Homocinetica.
Se o seu caso for trocar a homocinetica, esta eh a hora de usar a nova. No meu caso, as homocineticas estao boas, troquei apenas as coifas.
Entao, lavando bem a homocinetica. Eu uso gasolina, oleo diesel e Car80.
Muito cuidado pra nao cuspir as esferas, senao pode dar um trabalhao absurdo para recoloca-las.

Ficou bem limpinha. Depois soprei no compressor e deixei secar no sol.

Graxa nela sem miseria.
O kit vem a Coifa, graxa, as duas abracadeiras e uma trava.
5. Montando a Coifa e Homocinetica
O pior ja passou. Agora basta colocar a trava nova na homocinetica, colocar a Coifa no eixo, e enfiar a Homocinetica la.
Quando empurrar a Homocinetica, vai fazer um estalo, nessa hora sabemos que a trava encaixou no lugar dela.

O eixo ta bem sujo, mas a ponta que ia dentro da coifa eu limpei direitinho, rs..
Depois de montado eu lavei tudo com Solopan e Jato dagua.
6. Montando as abracadeiras.
Nao tem segredo, so colocar no lugar e apertar com o alicate. As duas sao a mesma coisa. Mas tem que ficar apertadinho mesmo.

7. Montando a ponta de eixo na coluna.
Agora eh empurrar a coluna no lugar, colocar os 3 parafusos do pivot, e a porca da ponta de eixo.
Se tiver dificuldade para remontar o pivot na balanca, pode usar uma alavanca para forca-la para baixo. Molesa.


8. Apertando a porca do eixo
Agora ja esta quase pronto. Aqui coloquei a porca no lugar, apertei o que deu, montei a roda, desci o carro no chao, apertei a porca bem mesmo.
So precisei tirar a roda denovo pra colocar o pino, a mesma historia na hora de desmontar.
Bom eh isso ai pessoal, espero que possa ajudar alguem.
Esse forum ja me ajudou muito mesmo, entao me sinto honrado se puder ajudar algum companheiro.