Trocando a Homocinetica / Coifa

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Trocando a Homocinetica / Coifa

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Pessoal, boa tarde.

Tenho esse carro ha muitos anos, e sempre fui muito enjoado com ele, mas de um tempo pra ca ele tem ficado de lado.
Ta vazando oleo pra todo lado, fazendo muito barulho, enfim.. aqueles defeitos de "carro sem dono".
Agora resolvi dar um UpGrade nele, entao vou aproveitar pra fazer um "faca voce mesmo" das minhas tarefas, e compartilhar com os amigos do forum.
Quem sabe nao posso ajudar alguem?

1. Tirando a porca da ponta de eixo.
Detalhe: Se usar roda de ferro, basta tirar o pino da porca, e remove-la. Se usar roda de liga leve, como no meu caso, vc precisa retirar a roda para entao ter acesso ao pino. Agora vc pode remove-lo, recolocar a roda, descer o carro no chao, e so entao remover a porca.

Imagem
Imagem

2. Agora, retirando o pivot. Eu prefiro tirar os 3 parafusos de baixo que sai mais facil. Tem gente que gosta de tirar a porca do pino, mas ai precisa descer a marreta no bicho, e eu nao tenho coragem, rs..

Imagem
Imagem

Esse nao queria sair, entao coloquei a porca pra nao estragar o parafuso, e bati de leve com o martelo. Muito comum isso.
Feito isso, basta puxar a coluna para fora, que ela sai com disco e tudo, e fica pendurada pelo coxim.
Eu devia ter tirado uma foto disso, ne? Mas la no 7. passo tem uma foto da montagem, eh a mesma coisa. Ja serve de base.

3. Retirando a trava da homocinecita. Essa sem duvidas eh a parte mais nojenta.

Imagem

Aqui, cortei as abracadeiras e empurrei a coifa para tras, assim ja da pra chegar na trava.
Para remover a trava, coloque as duas chaves e empurre-as uma contra a outra, para fora, abrindo a trava, que na verdade eh um anel. Ele se abre, e desprende do eixo.
Enquanto forca as chaves, puxe a homocinetica para fora, que ela sai.
O ideal e usar o alicate adequado. Mas com duas chaves de fenda tbm da, fiz assim pq a maioria das pessoas nao vai ter um alicate desses em casa, mas com certeza vai ter duas chaves de fenda, rs..

Imagem

Aqui a homocinetica ja fora do lugar, aproveitei pra tirar uma foto melhor de como fazer pra liberar a trava.

Imagem

Olha a situacao da coifa antiga. Virou uma meleca na caixa de rodas.

4. Trocando / lavando e engraxando a Homocinetica.

Se o seu caso for trocar a homocinetica, esta eh a hora de usar a nova. No meu caso, as homocineticas estao boas, troquei apenas as coifas.
Entao, lavando bem a homocinetica. Eu uso gasolina, oleo diesel e Car80.
Muito cuidado pra nao cuspir as esferas, senao pode dar um trabalhao absurdo para recoloca-las.

Imagem
Ficou bem limpinha. Depois soprei no compressor e deixei secar no sol.

Imagem
Graxa nela sem miseria.
O kit vem a Coifa, graxa, as duas abracadeiras e uma trava.

5. Montando a Coifa e Homocinetica

O pior ja passou. Agora basta colocar a trava nova na homocinetica, colocar a Coifa no eixo, e enfiar a Homocinetica la.
Quando empurrar a Homocinetica, vai fazer um estalo, nessa hora sabemos que a trava encaixou no lugar dela.

Imagem
O eixo ta bem sujo, mas a ponta que ia dentro da coifa eu limpei direitinho, rs..
Depois de montado eu lavei tudo com Solopan e Jato dagua.

6. Montando as abracadeiras.

Nao tem segredo, so colocar no lugar e apertar com o alicate. As duas sao a mesma coisa. Mas tem que ficar apertadinho mesmo.

Imagem

7. Montando a ponta de eixo na coluna.

Agora eh empurrar a coluna no lugar, colocar os 3 parafusos do pivot, e a porca da ponta de eixo.
Se tiver dificuldade para remontar o pivot na balanca, pode usar uma alavanca para forca-la para baixo. Molesa.

Imagem
Imagem

8. Apertando a porca do eixo

Agora ja esta quase pronto. Aqui coloquei a porca no lugar, apertei o que deu, montei a roda, desci o carro no chao, apertei a porca bem mesmo.
So precisei tirar a roda denovo pra colocar o pino, a mesma historia na hora de desmontar.

Bom eh isso ai pessoal, espero que possa ajudar alguem.
Esse forum ja me ajudou muito mesmo, entao me sinto honrado se puder ajudar algum companheiro.
Azul Atlantis 89 2.0
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocando a Homocinetica / Coifa

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

muito bom conterraneo.gostei de ver :smt023
Fabio SPRINT
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fabio SPRINT »

Muito legal o seu post!
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por timm_65 »

Muito bom mesmo. Na hora de limpar a homocinetica, se ela por acaso ja estiver na hora de ser trocada quais as dicas pra ver se esta ruim?
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por monzausado »

gostaria de saber onde arrumou a bandeja com os furos para os pivô?

logo vou ter que trocar os pivôs dos meu e são do modelo rebitado.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Muito bom mesmo. Na hora de limpar a homocinetica, se ela por acaso ja estiver na hora de ser trocada quais as dicas pra ver se esta ruim?
se estiver ruim vai ver quando esterçar o carro e andar.se a coifa nao estiver furada (pode entrar agua,terra,areia e tudo mais) e fazer barulho.esta ruim
por monzausado » 12 Fev 2012, 18:59

gostaria de saber onde arrumou a bandeja com os furos para os pivô?

logo vou ter que trocar os pivôs dos meu e são do modelo rebitado.
arruma uma lixadeira pequena e disco fino.trava a bandeja para ela nao dar tranco e manda ver nos rebites.
cuidado com o fogo no rumo do motor e esta pronto.se levar na ofiçina os caras podem tirar com talhadeira :shock:
05 minutos e estao com parafusos.eles vem junto com os pivôs. :smt023
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Meus parabéns e obrigado, vai ajudar muita gente sim.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Lexa
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Lexa »

Fiz esse serviço a pouco tempo tbm,

No pivô não "precisa descer a marreta" apenas uma batida de lado, o pivô já sai... não bater em cima ou embaixo no proprio pivô... bater do lado, na propria bandeija, ele pega pressão ali dentro e gruda mesmo, mas a batidinha solta...
Responder